Dados da pobreza no Brasil são os menores da série histórica; especialista aponta motivos
Redução da pobreza em 2023 reflete melhora econômica e impacto positivo de políticas sociais

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira (4), os dados da Síntese dos Indicadores Sociais (SIS) que apontou que cerca de 8,7 milhões de brasileiros deixaram a condição de pobreza e 3,1 milhões saíram das condições de miséria. Os dados apontam que a melhora no mercado de trabalho e a expansão de programas de transferência de renda foram fundamentais para a diminuição da pobreza no último ano. Os dados foram considerados os menores desde 2012.
Em 2023, o IBGE havia registrado que 59 milhões de pessoas viviam a baixo da linha da pobreza, o que corresponde a 27,4% da população que sobrevive com menos de R$ 22,17 por dia. Já o contingente de pessoas que viviam em estado de miséria no ano passado chegava a 9,5 milhões de brasileiros. Em 2022, eram 67,7 milhões de pessoas (31,6% da população), enquanto as pessoas em extrema pobreza somavam 12,6 milhões (5,9%).
“Há redução da pobreza e da extrema pobreza aos menores patamares da série, em proporção da população e em números absolutos […] O mercado de trabalho é mais importante para explicar a redução na pobreza, e os benefícios sociais para explicar a redução na extrema pobreza”, destacou André Simões, técnico da pesquisa do IBGE.
Simões afirma ainda que, caso não houvesse os programas de benefícios sociais, a tendência seria ver os índices de pobreza e extrema pobreza subindo, passando de 10,6% da população em 2022 para 11,2% em 2023, proporcionando que a população sobrevivendo em condição de miséria fosse mais que o dobro dos dados atuais de 4,4%. Entretanto, o técnico do IBGE afirma também que a trajetória de queda de 35,4% em 2022 para 32,4% em 2023, teria se mantido devido ao peso da renda do trabalho para este grupo.
O maior impacto da redução da pobreza ocorreu no Norte e Nordeste, porém, elas se mantiveram como sendo as regiões com a mais expressiva parte da população vivendo nessas condições. No Nordeste, que possui 26,9% da população brasileira foram registrados 55,5% das pessoas em situação de extrema pobreza e 46,4% dos que viviam em situação de pobreza, apenas em 2023. Já o Sudeste, com 42,1% de toda a população do País, respondia por 23,9% dos extremamente pobres.
Os dados revelam ainda que a pobreza e extrema pobreza são mais elevadas em regiões próximas das zonas rurais, que registra 9,9% da população, enquanto nas zonas urbanas o registro é de 3,6%.
Mais Lidas
Veja o que abre e fecha no feriado de Dois de Julho em Salvador e RMS
Cidades
Trânsito: mortes de motociclistas caem 37% em Salvador no primeiro semestre
Últimas Notícias

Verba da Aldir Blanc: FGM quer sugestões da sociedade para investir na cultura de Salvador
Agentes culturais e sociedade podem opinar até 18 de julho sobre aplicação do Ciclo 2 da PNAB por meio de formulário no site da fundação

Comissão deve votar PEC da Segurança nesta quarta-feira após articulação com governo
Exclusividade da União em legislar sobre normas gerais de segurança pública era um dos principais pontos de resistência de governadores

Bolsa Família começa a ser pago em 18 de julho; veja quem recebe e os valores atualizados
Cronograma segue a ordem tradicional, com depósitos escalonados de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social

Simm oferece 247 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quarta-feira; veja como se candidatar
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Exposição ‘Da semente ao barro’ reúne 10 artistas baianos e ocupa TJ-BA com arte inspirada na natureza e ancestralidade
Mostra gratuita exibe obras que utilizam barro, sementes e fibras para conectar criação manual e memória coletiva

Agro da Bahia cria 2.558 vagas formais em maio e atinge recorde de vínculos em 2025
Número representa aumento de 35,1% nas contratações em relação a abril, aliado à queda de 10,9% nas demissões

Câmara dos Deputados aprova urgência para projeto que corta 10% dos benefícios fiscais até 2026
Proposta integra a agenda da equipe econômica para reequilibrar as contas públicas

Elano Passos ilustra livro que retrata história do Hospital Martagão Gesteira
Obra escrita por Carlos Emanuel Melo entrelaça memória institucional com vivências pessoais e ganha reforço visual do artista baiano

Moraes marca audiências sobre plano golpista com militares e núcleo da desinformação
Réus são investigados por planejamento de atentado e ataques contra o sistema democrático

Climão no ‘Mais Você’: Ana Maria Braga dá bronca em equipe durante encerramento do programa
Apresentadora interrompeu a fala para comentar a conversa dos colegas de equipe