Dia Mundial da Aids: BA é referência na eliminação da transmissão vertical de HIV e sífilis
Cinco municípios baianos foram premiados em 2024 pelas boas práticas na prevenção dessas doenças
A Bahia se destacou na cerimônia de certificação do Ministério da Saúde, realizada em Brasília, que reconheceu estados e municípios com avanços significativos na eliminação da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B. Este tipo de transmissão ocorre da mãe para o bebê durante a gestação, o parto ou a amamentação.
Cinco municípios baianos foram premiados em 2024 pelas boas práticas na prevenção dessas doenças. Alagoinhas recebeu o Selo Prata Rumo à Eliminação da Sífilis; Eunápolis e Teixeira de Freitas conquistaram o Selo Prata Rumo à Eliminação do HIV; Santo Antônio de Jesus foi duplamente reconhecido com o Selo Prata para Sífilis e HIV; e Luís Eduardo Magalhães obteve o Certificado de Eliminação da Transmissão Vertical de Sífilis e HIV.
A coordenadora estadual do programa de HIV e outras ISTs, Eleuzina Falcão, destacou o alinhamento da Bahia com a Agenda 2030 da ONU, citando que 50% dos municípios baianos com população superior a 100 mil habitantes já possuem certificação. “Integração entre vigilância, atenção básica, assistência e rede laboratorial é essencial para garantir um pré-natal de qualidade e prevenir a transmissão vertical”, ressaltou.
A secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, enfatizou que o sucesso dessas iniciativas depende da colaboração entre estado e municípios. “É fundamental unir esforços para alcançar resultados consistentes na eliminação dessas doenças”, afirmou.
Desde 2017, o Ministério da Saúde utiliza estratégias de certificação baseadas em diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). A Bahia segue se consolidando como um exemplo no combate à transmissão vertical, reafirmando seu compromisso com a saúde pública e o bem-estar das futuras gerações.
Prevenção no Dia Mundial da Aids
No Dia Mundial de Combate à Aids, o programa Viva Maria destacou os 40 anos de convivência com o vírus HIV e reforçou a importância da prevenção. Instituído em 1988 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o 1º de dezembro foi criado para conscientizar sobre a doença e incentivar práticas de prevenção.
O programa lembrou marcos históricos na luta contra a aids no Brasil, como a produção da “Radionovela da Camisinha”, iniciativa que marcou a virada dos anos 2000. Além disso, abordou a relação da campanha de prevenção com os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que tem nesta data uma referência importante.
Segundo o relatório global de 2024 da Unaids, o mundo ainda está distante da meta de erradicar a aids até 2030, ressaltando a necessidade de reforçar esforços e conscientização sobre o tema.
Mais Lidas
Brasil recupera status de país livre do sarampo após cinco anos
Saúde
Viagens longas no fim do ano aumentam risco de trombose; saiba como prevenir
Ação oferece 300 mamografias gratuitas em Salvador e Lauro de Freitas
Casos de dengue crescem mais de 400% na Bahia em 2024
Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado nesta segunda-feira
Ultraprocessados e álcool custam bilhões ao SUS, revela estudo da Fiocruz
Últimas Notícias
Jessica Senra pega público de surpresa ao anunciar saída do Bahia Meio Dia após 6 anos
Jornalista chegou à TV Bahia em 2018, assumindo inicialmente como única apresentadora do BMD
Projeto da reforma tributária avança no Senado: leitura é marcada para segunda na CCJ
Previsão é que proposta seja votada em reunião da próxima quarta-feira
Vixe! A incógnita nas mudanças do secretariado de Bruno. Jerônimo recua sobre candidatura de auxiliares. A grosseria de Rosemberg a Wagner e a pressão de Rui
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor 'como a roda gira'nos bastidores
Muniz aguarda definição do secretariado de Bruno Reis para definir Mesa Diretora da Câmara
Eleição para presidência da Casa serão realizadas no dia 2 de janeiro; tucano já tem apoio de 40 dos 43 vereadores
Galeria Mercado e Casa das Histórias ampliam horários e prorrogam ingresso único para alta temporada
Desde inauguração em janeiro deste ano, espaços geridos pela Prefeitura de Salvador em parceria com a OEI já receberam mais de 230 mil visitantes
Operação Verão é lançada em Salvador com reforço na segurança e investimento de R$ 30 milhões
Segundo Marcelo Werner, novos equipamentos atenderão tanto Salvador quanto o interior, priorizando áreas como Chapada, Extremo-sul e Baixo-sul
Governador abre portas para Elmar Nascimento: ‘ninguém rejeita apoio’
Declaração foi dada nesta quarta-feira, durante lançamento da Operação Verão, na orla de Salvador
Jerônimo Rodrigues promete primeiros nomes do novo secretariado até sexta
Jerônimo tem reunião com conselho político nesta quarta-feira para discutir reforma de sua equipe
Bahia planeja linha de crédito para carros elétricos e ônibus sustentáveis
Segundo governador, programa incluirá linha de crédito específica para que prefeituras renovem frotas de coletivos
Jerônimo lamenta morte de jovem em Ondina, mas evita comentar sobre liberação de PM
Gabriel Santos Costa, de 17 anos, foi morto na madrugada do último domingo, a poucos metros do Palácio de Ondina, em Salvador