Abase repudia Carrefour, controladora do Atacadão, por decisão de barrar carne brasileira
Bahia é um dos principais estados produtores de bovinos do país
A Associação Baiana de Supermercados (ABASE) manifestou repúdio e preocupação ao posicionamento do Carrefour, controladora também do grupo Atacadão, em relação à medida do CEO global Alexandre Bompard de barrar a comercialização de carnes originadas no Brasil em seus supermercados na França. Para a ABASE, tal atitude é um exemplo de protecionismo exacerbado, que fere os princípios do livre comércio, sustentabilidade e cooperação entre nações.
A ABASE destacou que a continuidade dessa medida traz impactos negativos significativos para toda a cadeia produtiva e de comércio, afetando especialmente a geração de empregos e a dinamização da economia nos setores produtivos. Além disso, a medida pode contribuir para o aumento da inflação. A associação lembrou ainda que o Brasil, e particularmente a Bahia, possui um setor agropecuário robusto, com grande volume de produção e alto nível de padrões sanitários. A Bahia é um dos principais estados produtores de bovinos do país, sendo líder no Nordeste e o sétimo maior do Brasil.
Em sua manifestação, a ABASE criticou a posição do Carrefour e expressou solidariedade ao setor agroindustrial baiano e brasileiro, apontando que sofre diretamente com a medida. A associação reforçou que a ação do grupo Carrefour contrasta com o panorama do Brasil, onde o setor agropecuário desempenha papel fundamental na economia e no emprego.
Polêmica
No dia 20 de novembro, o CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, publicou uma carta nas redes sociais em que se comprometia a interromper a venda de carne de países sul-americanos, incluindo o Brasil, em resposta a protestos de produtores rurais franceses contra o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.
A medida, porém, gerou uma reação negativa no Brasil, com grandes frigoríficos nacionais decidindo boicotar o Carrefour, interrompendo a venda de carne para as lojas do grupo no país.
Após a polêmica, o Carrefour emitiu uma retratação, após a qual os frigoríficos retomaram o fornecimento de carne para a rede de supermercados. No mesmo dia, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, publicou uma carta afirmando que esperava que, com a retratação do CEO, a situação fosse normalizada.
Ele também destacou a necessidade de esclarecer os fatos e evitar que declarações equivocadas deturpassem a verdade. A rede frisou que, no Brasil, continuará comprando carne brasileira e lamentou que sua comunicação tenha sido interpretada como uma crítica à parceria com a agricultura brasileira.
A empresa também ressaltou que a decisão não visa alterar as regras do mercado francês, que já é estruturado com cadeias de abastecimento locais.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Codesal anuncia alerta nível máximo de atenção após fortes chuvas em Salvador
Anatel libera sinal de 5G para todos os municípios brasileiros
Corpo de Bombeiros combate cerca de 960 focos de incêndio na Bahia
Reforma trabalhista se aplica a contratos anteriores à lei, define TST
Últimas Notícias
Alckmin promete boa notícia sobre redução de despesas ainda nesta semana
Segundo vice-presidente, objetivo é alcançar o equilíbrio fiscal, com o foco no 'déficit zero', e buscar o superávit
Fundo do Nordeste planeja investir R$ 47 bilhões em setores produtivos no próximo ano
Bahia deve captar quase R$ 10 bilhões, equivalente a 21% do total
Abase repudia Carrefour, controladora do Atacadão, por decisão de barrar carne brasileira
Bahia é um dos principais estados produtores de bovinos do país
PF: Bolsonaro teve pleno conhecimento e atuou de forma ‘direta e efetiva’ para tentar golpe
Golpe não ocorreu por fatores externos à vontade do ex-presidente
Plano de compra de novo avião presidencial é adiado por ajustes fiscais
Desde que o avião oficial, o VC-1 Airbus A319CJ, conhecido como 'Aerolula', apresentou falhas técnicas em outubro deste ano, o governo considerava acelerar a compra de uma nova aeronave
Codesal anuncia alerta nível máximo de atenção após fortes chuvas em Salvador
Órgão anunciou ainda o acionamento das sirenes nas comunidades da Baixa do Cacau e do Bom Juá, em função das fortes chuvas.
Lira diz que ainda não foi procurado para conhecer pacote de cortes do governo
Presidente da Câmara dos Deputados ressaltou urgência do tema
Ivana Bastos diz que mantém candidatura à presidência da AL-BA e explica: ‘Caso Adolfo consiga se viabilizar judicialmente, eu apoio’
Ao Portal M!, a deputada enfatizou ser o momento da AL-BA ter a primeira mulher presidente
Autor de ataque ao STF pretendia destruir estátua e atingir ministros, diz laudo da PF
Na avaliação dos peritos, Francisco Wanderley Luiz não via sua morte como um ato isolado, mas como parte de uma sequência de eventos
Moraes envia à PGR relatório sobre Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe
Apesar do movimento, ministro do STF manteve sigilo sobre delação de Mauro Cid