Em nota, Carrefour envia pedido de desculpas e diz buscar normalizar abastecimento de carnes
Em comunicado enviado ao ministro Carlos Fávaro, rede destaca qualidade do produto brasileiro
O Grupo Carrefour divulgou, nesta terça-feira (26), um comunicado esclarecendo as recentes controvérsias com o setor agropecuário brasileiro. O impasse surgiu após o CEO global da empresa, Alexandre Bompard, anunciar que a varejista deixaria de comercializar carnes do Mercosul na França. A declaração gerou forte reação no Brasil, levando frigoríficos a suspenderem o fornecimento de carne ao Carrefour no país e condicionarem a retomada ao pedido de retratação pública do Executivo.
No comunicado enviado ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o Carrefour lamentou a “confusão gerada pela comunicação na França” e reforçou seu compromisso com a qualidade da carne brasileira, que, segundo a empresa, atende rigorosamente às normas internacionais e se destaca pelo sabor. “Nunca opomos a agricultura francesa à brasileira, pois nossos dois países compartilham o amor à terra, à cultura e à boa alimentação”, diz o texto.
A nota ainda destacou que a decisão de priorizar o abastecimento local na França não representa uma crítica à pecuária brasileira, mas uma resposta à crise enfrentada pelos agricultores franceses. No Brasil, o Carrefour reafirmou que continuará adquirindo carne nacional, como tem feito há cinco décadas, em uma relação pautada pela valorização dos produtores locais e pelo desenvolvimento sustentável.
Impactos no Brasil
O Carrefour Brasil enfrenta, desde a última quinta-feira (21), desabastecimento de alguns cortes de carne bovina nas lojas da bandeira Atacadão em determinadas regiões, conforme comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Apesar disso, a empresa informou que o impacto nas operações de vendas é limitado, graças aos estoques existentes, e que as lojas do segmento de varejo e do Sams Club seguem operando normalmente.
A carne bovina representa menos de 5% das vendas brutas do Carrefour Brasil, com ainda menor relevância no Atacadão. A empresa reconheceu, no entanto, que os principais fornecedores do segmento estão concentrados, o que pode gerar desafios logísticos.
O Carrefour assegurou que está trabalhando intensamente para resolver o problema junto aos fornecedores e espera normalizar o abastecimento no curto prazo, minimizando impactos para os consumidores. O grupo também segue avaliando eventuais reflexos na movimentação de clientes, ressaltando que as análises são complexas e não lineares.
No comunicado, o Grupo Carrefour reiterou ainda seu compromisso global com uma agricultura sustentável e inclusiva, alinhada à sua missão de promover uma transição alimentar para todos. Esse objetivo permeia tanto suas operações na França quanto no Brasil, reforçando sua busca por parcerias construtivas e de longo prazo com os setores agrícolas de ambos os países.
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