Mercadante prevê ‘onda protecionista’ global após eleição de Donald Trump e defende medidas no Brasil
Ele destacou que essas medidas podem ser implementadas com a adoção de cotas e outras ações racionais

Após a eleição de Donald Trump, o mundo viverá uma “onda protecionista”. A declaração é do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloízio Mercadante, que comentou nesta terça-feira (12) o impacto das políticas americanas na economia global. Mercadante afirmou que o cenário exigirá que o Brasil considere medidas protecionistas próprias, mas “de forma transparente”.
Ele destacou que essas medidas podem ser implementadas com a adoção de cotas e outras ações racionais, enfatizando a necessidade de manter uma visão estratégica. Ele declarou que o Brasil deve tratar sempre seus parceiros comerciais como “aliados estratégicos”, ainda que busque uma política de defesa comercial mais firme.
O comentário foi feito durante o fórum “Estadão Think”, realizado no salão nobre da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), onde o presidente do BNDES apresentou suas considerações sobre o impacto do protecionismo global para a economia brasileira.
Para ilustrar sua visão, Mercadante citou a China, país que, segundo ele, alcança sucesso econômico por meio de uma nova relação entre o Estado e o mercado. Ele afirmou que esse modelo chinês oferece lições úteis para a estratégia brasileira, em um cenário de maior protecionismo internacional.
O presidente do BNDES reforçou que, caso Trump avance com sua agenda protecionista, o Brasil precisará de medidas de defesa comercial. “É ingenuidade achar que não vai haver nova onda protecionista dos EUA”, afirmou Mercadante, indicando a necessidade de o Brasil se adaptar a uma nova ordem econômica.
“Eu não tenho nada contra America First, mas eu sou Brasil First”, acrescentou Mercadante, ao afirmar que o país deve adotar uma postura assertiva em defesa de seus interesses comerciais e econômicos.
“Problema para a América Latina”
Em agosto, durante entrevista ao jornal El País, Mercadante considerou que “o protecionismo é um problema, sobretudo, para a América Latina”. Ele ressaltou que o Brasil precisa responder a essa tendência com estratégias que aumentem a competitividade e fortaleçam suas relações internacionais.
Ele destacou a importância da Espanha como um parceiro estratégico para o Brasil, mencionando que o país é um dos principais investidores estrangeiros, com forte atuação nos setores de energia e infraestrutura. Ele mencionou os esforços em curso para intensificar as relações comerciais com a Espanha, aproveitando essa parceria para fomentar investimentos em setores-chave da economia brasileira.
Redação
Mais Lidas
Negócios
Exportações brasileiras têm alívio com isenção parcial de tarifa dos EUA
Últimas Notícias

Armas apreendidas de Anderson Torres podem ser destruídas ou doadas, diz Polícia Federal
Armamentos — uma pistola 9 mm e um revólver calibre .357 — foram apreendidos em 10 de janeiro de 2023

ACM Neto responsabiliza Jerônimo por morte de jovem da Engomadeira e critica segurança pública na Bahia: ‘Até quando?’
Ana Luiza, de 19 anos, foi atingida por uma bala perdida no bairro da Engomadeira, em Salvador, enquanto voltava do mercado

Especialista destaca força do marketing digital e diz que presença online é ‘indispensável’ para empresas
Ao Portal M!, Otávio Marinho destacou que marketing digital se firmou como elemento central na comunicação contemporânea

Grupo San confirma Ivete Sangalo e Claudia Leitte como atrações da Micareta São Paulo
Evento está marcado para o dia 18 de junho, véspera do feriado de Corpus Christi, na capital paulista

PL protocola pedido de urgência para votar anistia a envolvidos no 8 de janeiro
Requerimento para votação direta do projeto foi protocolado com 264 assinaturas, acima do mínimo necessário

Bolsonaro agradece apoio após cirurgia e diz que recuperação será longa: ‘Voltaremos’
Ex-presidente foi submetido a uma cirurgia de desobstrução intestinal. Estado de saúde é estável

Éden Valadares rebate Bruno Reis e diz que Jerônimo cumpre papel de líder: ‘ACM Neto insiste no papel de chefe’
Presidente do PT Bahia afirma que Jerônimo governa 'ouvindo o povo' e rebate críticas do prefeito de Salvador

Assessoria de Davi Brito anuncia perda do bebê de ex-namorada após ‘complicações na gestação’
Adriana Paula passou por uma curetagem, procedimento médico indicado em casos de perda gestacional

Neto Carletto critica articulação de ACM Neto e diz que ‘capacidade de diálogo’ do ex-prefeito ‘é muito ruim’
Parlamentar baiano avaliou que ex-prefeito de Salvador está 'isolado' e tem perdido aliados por falta de diálogo e presença política

Lula sanciona Lei da Reciprocidade e promete reação dura contra países que impuserem barreiras ao Brasil
Nova legislação autoriza medidas contra países que prejudiquem competitividade brasileira, como resposta ao aumento de tarifas dos EUA