Ministra ressalta fortalecimento do audiovisual brasileiro com novos investimentos e acordos internacionais
Margareth Menezes aproveitou encontro do G20 em Salvador para falar sobre estratégias para setor brasileiro no Dia Nacional da Cultura
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, abordou, na manhã desta terça-feira (5), os recentes investimentos no setor audiovisual brasileiro, além de parcerias estratégicas que visam internacionalizar a produção nacional. A declaração foi dada ao Portal M! na coletiva de imprensa pelo Dia Nacional da Cultura, durante o segundo dia da Reunião do Grupo de Trabalho da Cultura do G20, que acontece no Centro de Convenções de Salvador.
“Sobre a nossa visão, é proporcionar, é aproveitar essa potência que é esse setor audiovisual brasileiro, que foi construído por pessoas do setor, uma história incrível. Ao longo do tempo eles conseguiram ter a Ancine, que tem ajudado e que tem essa função de fazer todo esse recolhimento dos impostos […] e é desse recolhimento que são realizados os investimentos”, disse Menezes.
A ministra também falou sobre a Condecine, contribuição obrigatória recolhida sobre a exibição de conteúdos audiovisuais e que se tornou um dos principais instrumentos de financiamento para o setor. Para ela, as contribuições, ao lado da Ancine, foram essenciais para o fortalecimento do setor cultural durante a pandemia, com a aprovação da Lei Paulo Gustavo, que destinou R$ 3,8 bilhões para socorrer o setor cultural brasileiro.
“Era o único fundo, a lei de mais de um bilhão e duzentos que foi liberada pelo Congresso naquele momento, para socorrer o setor, somando com os dois bilhões da Ancine”, explicou Menezes.
A ministra falou ainda sobre a liberação de R$ 800 milhões no plano anual de investimentos do audiovisual, com previsão de mais recursos provenientes da arrecadação, e também sobre as estratégias paralisadas que estão sendo retomadas no atual governo. “Nós também conseguimos mais com o que estava travado até hoje. Têm coisas de 2017 que estão sendo lançadas agora devido à essa reativação das políticas do audiovisual no Brasil”, acrescentou.
Margareth mencionou também os novos acordos internacionais que visam expandir o alcance da produção audiovisual brasileira e estimular a troca de experiências com outros países. Entre as parcerias em andamento, estão acordos com a França e a China, que incluem produções de filmes, novelas e até podcasts.
Segundo a ministra, “o presidente francês, Emmanuel Macron, deve formalizar um desses acordos com o presidente Lula (PT) durante sua próxima visita ao Brasil”. “Além disso, há diálogos em andamento com outros países, como Singapura, para fomentar colaborações e abrir novas oportunidades de mercado para produções nacionais, como podcasts e novelas”.
Ela destacou ainda a importância de mirar o sucesso de outros países na indústria audiovisual. “Os Estados Unidos, quando entenderam essa potência, implementaram todos os seus valores através do audiovisual, do cinema. A Coreia fez isso recentemente, e nós temos esse potencial para fazer”.
Menezes também enfatizou a versatilidade do audiovisual brasileiro como plataforma de expressão artística, capaz de incorporar múltiplas manifestações culturais, da música à dança e ao teatro, bem como de resgatar histórias do país.
“O nosso cinema já é considerado um cinema interessante… é uma indústria belíssima que agrega todas as outras manifestações artísticas. A gente vê lá a música, enfim, além de dança e tudo, tem muitos musicais também hoje no cinema. Então, é uma indústria muito potente que nos brinda com sonhos, com documentários, com recontação da nossa própria história”, finalizou.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Últimas Notícias
Prefeitura de Salvador entrega mais de 100 casas reformadas pelo programa Morar Melhor em Nova Sussuarana
Mais de 300 habitações já foram requalificadas na região
Jaques Wagner visita hospital público onde passou por cirurgia e elogia: ‘Muito orgulho’
Em outubro, o senador anunciou que seria submetido a uma cirurgia no tornozelo
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ameaças continham fotos de armas de fogo e foram enviadas para a Presidência, Ouvidoria e para a área de tecnologia da informação
Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque
Segundo a assessoria de imprensa da Casa, uma varredura foi realizada, mas nenhuma bomba foi encontrada
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Para aprovação, a PEC precisa do apoio de 308 dos 513 deputados em duas votações
Sede do STF volta a ser cercada com grades de proteção após atentado com explosivos
Barreiras foram removidas em fevereiro em um ato simbólico com a presença dos presidentes do STF, do Senado, e do presidente Lula
Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Eleito pela primeira vez em 2022, José Moura Neto tornou-se o mais jovem presidente da história da entidade e o primeiro nordestino a ocupar o cargo desde 1970
Sabrina Sato volta ao trabalho após perda do bebê e faz reflexão: ‘Fé, amor e vontade de viver’
Apresentadora perdeu bebê que estava na 11ª semana
PIB da Bahia cresce 4,2% em 2022 e aumenta participação nacional
No contexto do Nordeste, a participação do Estado também cresceu, passando de 28,4% para 29,0% entre 2021 e 2022
Movimento intenso marca saídas do ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão
Serviços de transporte reforçam operação para atender à demanda de passageiros durante o feriado da Proclamação da República