O Arraiá da Sustentabilidade vai movimentar as escolas da rede estadual da Bahia entre esta segunda-feira (17) e o próximo sábado (21). O evento é promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado (Secult-BA), para apoiar as atividades escolares relacionadas à cultura nordestina e estimular o respeito à história e a preservação das memórias e tradições.
A iniciativa de realizar o Arraiá da Sustentabilidade marca o encerramento do primeiro semestre na rede estadual de ensino, alinhada com a temática proposta para o ano letivo de 2024 – ‘Aprendizagem para cidadania, liberdade e democracia’ – , além de promover o diálogo com a Agenda 2030, na valorização dos povos e das comunidades tradicionais, em uma perspectiva sustentável.
Arraiá da Sustentabilidade tem várias atividades
Em todas as atividades programadas, incluindo gincanas juninas, e desfiles de carroças, além do incentivo ao protagonismo dos estudantes, se destaca a prática das propostas sugeridas pelo Arraiá da Sustentabilidade. A começar pela pesquisa sobre as tradições culturais de cada região, exaltando a valorização da cultura local, na escolha, por exemplo, do repertório musical.
Também serão reutilizados e reciclados os materiais que vão ser inseridos na criação dos alunos para a elaboração dos cenários e elementos que compõem a decoração e as fantasias típicas do São João.
Leia também:
São João do Parque de Exposições registra público de 65 mil pessoas em três dias