Setembro registra mais de 247 mil novas vagas com carteira assinada no Brasil, maior número desde 2022
Criação de empregos em setembro teve aumento de 21,1% em comparação ao mesmo mês do ano anterior
A criação de empregos formais registrou crescimento em setembro. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, foram abertas 247.818 novas vagas com carteira assinada no último mês. Esse indicador é calculado a partir da diferença entre contratações e demissões. As informações são da Agência Brasil.
A criação de empregos em setembro teve aumento de 21,1% em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Em setembro de 2023, foram criados 204.670 postos de trabalho, considerando os dados ajustados, que incluem declarações entregues em atraso por empregadores. Em termos de volume, esse foi o maior resultado desde 2022.
Nos primeiros nove meses do ano, foram abertas 1.981.557 vagas, um aumento de 24% em relação ao mesmo período do ano anterior. Essa comparação é feita com dados ajustados, que levam em conta declarações entregues fora do prazo e retificações de meses anteriores.
Esse resultado acumulado é o maior desde 2022, quando foram criados 2.181.100 postos de trabalho entre janeiro e setembro. A mudança na metodologia do Caged impede comparações com anos anteriores a 2020.
Setores
Em setembro, quatro dos cinco setores analisados registraram criação de empregos formais. O setor de serviços liderou com 128.354 novas vagas, seguido pela indústria, que criou 59.827 postos. O comércio registrou a abertura de 44.622 empregos. A construção civil também teve crescimento, com 17.024 novas vagas. Por outro lado, a agropecuária foi o único setor com saldo negativo, eliminando 2.004 vagas.
Nos serviços, o crescimento foi impulsionado pelo segmento de informação, comunicação e atividades financeiras, que gerou 55.860 postos formais. A administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais abriram 31.046 novas vagas.
Na indústria, o destaque foi para a indústria de transformação, que contratou 45.803 trabalhadores. O setor de água, esgoto, gestão de resíduos e descontaminação registrou a criação de 2.285 postos.
As estatísticas do Caged, a partir de 2020, não detalham as contratações e demissões por segmentos do comércio, diferentemente da série histórica anterior, que separava os dados do comércio atacadista e varejista.
Regiões
Todas as cinco regiões do Brasil apresentaram crescimento no número de empregos com carteira assinada em setembro. O Sudeste liderou a abertura de vagas, com 98.282 novos postos, seguido pelo Nordeste, que registrou 77.175 vagas. O Sul criou 38.140 postos, enquanto o Norte abriu 15.609 e o Centro-Oeste 15.362 vagas, apresentando o menor desempenho devido ao fim da safra.
Todas as unidades da Federação também registraram saldo positivo na criação de empregos. São Paulo se destacou com 57.067 novas vagas, seguido pelo Rio de Janeiro, com 19.740, e Pernambuco, com 17.851. Os menores números foram observados em Rondônia (+599), Roraima (+729) e Acre (+955).
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Operação Força Total prende 39 e apreende 16 armas na Bahia
Dois homens morrem após queda de elevador em prédio de luxo em Salvador
Feriado da Proclamação da República: o que abre e fecha em Salvador e RMS
Últimas Notícias
Jaques Wagner visita hospital público onde passou por cirurgia e elogia: ‘Muito orgulho’
Em outubro, o senador anunciou que seria submetido a uma cirurgia no tornozelo
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ameaças continham fotos de armas de fogo e foram enviadas para a Presidência, Ouvidoria e para a área de tecnologia da informação
Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque
Segundo a assessoria de imprensa da Casa, uma varredura foi realizada, mas nenhuma bomba foi encontrada
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Para aprovação, a PEC precisa do apoio de 308 dos 513 deputados em duas votações
Sede do STF volta a ser cercada com grades de proteção após atentado com explosivos
Barreiras foram removidas em fevereiro em um ato simbólico com a presença dos presidentes do STF, do Senado, e do presidente Lula
Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Eleito pela primeira vez em 2022, José Moura Neto tornou-se o mais jovem presidente da história da entidade e o primeiro nordestino a ocupar o cargo desde 1970
Sabrina Sato volta ao trabalho após perda do bebê e faz reflexão: ‘Fé, amor e vontade de viver’
Apresentadora perdeu bebê que estava na 11ª semana
PIB da Bahia cresce 4,2% em 2022 e aumenta participação nacional
No contexto do Nordeste, a participação do Estado também cresceu, passando de 28,4% para 29,0% entre 2021 e 2022
Movimento intenso marca saídas do ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão
Serviços de transporte reforçam operação para atender à demanda de passageiros durante o feriado da Proclamação da República
Lula recebe credenciais de oito embaixadores um dia após atentado na Praça dos Três Poderes
Presidente brasileiro mantém agenda diplomática e se prepara para compromissos do G20 no Rio de Janeiro