Bahia registra 14.886 novos empregos formais em setembro, segundo Caged
Estado acumula saldo positivo pelo nono mês seguido

A Bahia gerou 14.886 novas vagas de carteira assinada somente no mês de setembro, sendo o nono mês seguido com saldo positivo, já considerado o segundo maior do ano. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nesta última quarta-feira (30). Entretanto, o saldo observado no mês de setembro foi inferior ao de agosto, quando foram registrados 16.484 postos de trabalho.
Com o saldo de setembro, a Bahia passou a contar com 2.148.757 vínculos celetistas ativos, uma variação de 0,70%, em comparação ao mês anterior. Salvador, ao registrar um saldo de 4.173 postos de trabalho celetista, contabilizou 669.979 vínculos, indicando um aumento de 0,63% em relação a agosto. O seguimento de Serviços foi o que mais gerou postos de serviços, com um aumento de 7.634 vagas. Na sequência, vem as áreas de Comércio, Mecânica, Construção e Indústria geral.
Já no setor da Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, foi registrado uma baixa de empregos, com 63 postos a menos, sendo o único a registrar uma perda liquida em vagas de emprego no mês.
Ainda em setembro, o Brasil computou um saldo de 247.818 vagas, enquanto o Nordeste registrou 77.175 novos postos. Em comparação ao mês de agosto, foram registrados uma variação de 0,52% e 0,98% respectivamente. Dos 27 estados brasileiros, a Bahia reportou um crescimento de 0,70%, exibindo o sexto maior saldo do país. Já em comparação aos 9 estados do nordeste, a Bahia ficou em terceira colocação na geração de vagas. Em termos relativos, por outro lado, o estado baiano situou-se na sexta posição no território nordestino.
Pernambuco, dentro todos os estados do Nordeste, foi o estado com maior saldo, tendo 17.851 vínculos, sendo seguido por Alagoas, com 15.420 postos, Bahia (14.886 vagas), Ceará (9.522 postos), Sergipe (5.658 vagas), Rio Grande do Norte (4.981 vagas), Maranhão (4.237 vínculos), Paraíba (3.631 vagas) e Piauí (989 empregos celetistas). Já em relação a variação mensal, o estado de Alagoas registou um aumento de 3,44%, acompanhado por Sergipe 1,68%, Pernambuco 1,19%.
“A geração de postos de trabalho com registro em carteira na Bahia continua surpreendendo em 2024, visto que o saldo acumulado de janeiro a setembro deste ano, com pouco mais de 96 mil novos postos, supera o resultado para o mesmo conjunto de meses do ano passado, quando 76.870 novos vínculos empregatícios foram estabelecidos”, disse Luiz Fernando Lobo, especialista em produção de informações econômicas, sociais e geoambientais da SEI.
Mais Lidas
Cidades
Multidão se despede de Divaldo Franco em Salvador sob homenagens emocionantes
Últimas Notícias

Agenda cultural: Calcinha Preta, Luiz Caldas, Flávio José, Benito Di Paula, Clariana, Roupa Nova e mais; confira no Portal M!
Confira principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer

Rodoviários de Salvador aprovam estado de greve e pressionam por reajuste salarial
Ao Portal M!, Semob informou que tem atuado na mediação entre rodoviários e empresários para que haja uma conciliação entre as partes

Salvador ganha reforço na limpeza urbana com renovação de 60% da frota de caminhões compactadores
Conforme a Limpurb, dos 96 caminhões compactadores atualmente em operação, mais de 60 são novos

‘Perdeu, mané’: mulher que pichou estátua do STF recorre da pena de 14 anos e pede prisão domiciliar
Defesa alega omissão no julgamento e pede reconhecimento de confissão como atenuante

Revelação surpreendente: Joanna de Ângelis deve reencarnar no Brasil após morte de Divaldo Franco
Mentora espiritual aceitou missão na Terra após convite de Jesus, conforme relato compartilhado antes da morte do médium

Flávio Dino rebate Câmara e defende tramitação de ação contra Ramagem e Bolsonaro no STF
Decisão contrariou ato da Câmara dos Deputados que havia aprovado a suspensão do processo contra parlamentar

Governo reduz para 12 meses permanência no Bolsa Família após superação da pobreza
Nova regra entra em vigor em junho de 2025 e valerá para famílias que ultrapassarem limite de renda per capita de R$ 706

Fraude à cota de gênero nas eleições de 2024 leva à cassação de vereadores em Valença
Decisão judicial afeta três parlamentares e pode mudar composição da Câmara Municipal; partidos ainda podem recorrer da sentença

Bolsonaro ataca Janja por fala sobre Tiktok na China: ‘só vexame atrás de vexame’
Segundo ex-presidente, presença da primeira-dama em compromissos diplomáticos internacionais compromete imagem do Brasil no cenário global

‘Bola de fogo’ no céu da Bahia intriga moradores: entenda o que era misterioso fenômeno
Objeto luminoso foi visto em diversas cidades baianas e atravessou o Brasil antes de se desintegrar na atmosfera