Congresso têxtil em Salvador destaca inovação e impacto do algodão baiano
Com presença de autoridades e empresários, evento explora estratégias para o crescimento do setor
O Congresso Internacional da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) teve início nesta quarta-feira (30) em Salvador, reforçando a posição da capital baiana como palco do maior evento do setor no Brasil. A programação aborda estratégias de internacionalização e inovação, atraindo empresários, especialistas, autoridades e formadores de opinião do Brasil e do mundo para debater as perspectivas do setor de vestuário e confecção.
Durante a abertura, o governador Jerônimo Rodrigues destacou um estudo sobre o setor têxtil na Bahia, evidenciando a qualidade e produtividade do algodão baiano, que coloca o estado como o segundo maior produtor do país. “O setor da indústria têxtil e de confecções traz para a Bahia um evento importante, com presenças de outros estados e de palestrantes e convidados internacionais. Na abertura, acompanhei um estudo que, em parceria com o setor na Bahia, a SDE contratou para apresentar um diagnóstico potencial desse segmento no estado”, afirmou o governador.
Fernando Valente, presidente da Abit, enfatizou a relevância do congresso para ampliar as oportunidades de internacionalização e competitividade da indústria têxtil: “O Congresso é um marco para a indústria, pois fortalece o posicionamento do Brasil no mercado global, conectando nossos profissionais com as práticas mais inovadoras e sustentáveis”.
Davidson Magalhães, secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), reforçou o impacto positivo da cadeia produtiva têxtil na geração de empregos na Bahia. “O fortalecimento da cadeia produtiva impulsiona diretamente a criação de novas oportunidades de trabalho para os baianos, movimentando a economia local e consolidando a Bahia como um centro de excelência na produção e inovação têxtil.”
Cenário
A escolha de Salvador para sediar o congresso ressalta o potencial da Bahia no setor têxtil, tanto na produção de algodão quanto na economia criativa. Durante o evento, foram expostos planos de fortalecimento da cadeia produtiva local, incentivando inovação e o uso de insumos regionais. Além disso, um estudo inédito revelou o desempenho do algodão baiano, que, devido à sua qualidade e alta produtividade, posiciona o estado como o segundo maior produtor do país.
O evento incentiva o uso de insumos locais e promove o networking entre empresários e investidores, impulsionando o setor e gerando novas oportunidades econômicas para a Bahia. “É um potencial de geração de emprego, geração de renda, de atração de investimentos”, acrescentou Jerônimo Rodrigues.
Programação
Ao longo de dois dias, o congresso conta com painéis e palestras sobre temas como políticas industriais, inovação e megatendências do consumidor global. No painel “Políticas Regulatórias Globais – Impactos no Comércio”, por exemplo, os participantes discutem os efeitos das regulamentações internacionais na competitividade da indústria brasileira. Já o painel “Desenvolvimento Sustentável como Driver Estratégico para a Competitividade” coloca a sustentabilidade no centro das discussões, buscando ações que tornem o setor mais responsável e competitivo.
Para encerrar o evento, a futurista Daniela Klaiman apresenta a palestra “Ansiedade de Futuro: Como se Preparar Transformando Incertezas em Oportunidades”, explorando como a indústria têxtil pode antecipar mudanças globais, como inovações tecnológicas e desafios ambientais, em uma visão prática e estratégica sobre o futuro do setor.
Mais Lidas
Criadora do método Financeirar, Raquel Santos dá dicas para empreender
Plano de negócios define 70% do sucesso empresarial, diz especialista
Negócios
Bitcoin encerra 2024 com alta de 112% e analistas apontam otimismo para 2025
Dívida Pública Federal supera R$ 7,2 trilhões em novembro
IPC-S acelera em Salvador e outras três capitais em dezembro
Receita Federal libera consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda
Últimas Notícias
Atriz argentina atropela dois turistas brasileiros em Buenos Aires
Acidente resultou na morte de um homem de cerca de 60 anos e deixou uma mulher de aproximadamente 50 anos em estado grave
Roberta Caires anula voto à recondução de Carlos Muniz e aponta equívoco: ‘Assumo minha responsabilidade’
Vencedor da disputa com 39 votos, o tucano esperava 41
Mortes, decisões judiciais e prisão impedem a posse de ao menos 24 prefeitos
Vice-prefeitos eleitos assumiram automaticamente os cargos
Aladilce Souza é a nova líder da oposição na Câmara Municipal de Salvador
Ela vai substituir Sílvio Humberto (PSB)
Vereadores rompem acordo e Muniz critica falta de ética: ‘forma desleal de fazer política’
Expectativa era que presidente da CMS reeleito recebesse 41 votos, mas placar final apontou apenas 39 a favor
Juliana Araújo assume segundo mandato como prefeita de Morro do Chapéu
Reeleita com ampla votação, prefeita reitera compromisso com o desenvolvimento da cidade e garante continuidade de seu governo
Hamilton Assis diz que sabia da reeleição de Muniz, mas manteve candidatura para marcar posição
Mesmo ciente da recondução do tucano na presidência, vereador disse que concorreu para destacar importância do debate e maior autonomia legislativa
Após polêmica com Claudia Leitte, Margareth e Daniela pedem respeito às religiões de matriz africana
Durante show no Pôr do Som, no Farol da Barra, cantoras reforçam luta contra preconceito religioso e racial
Conheça PL do ‘Botão do Pânico’, que obriga instalação em porta-malas de veículos
De autoria do deputado federal Capitão Alden, matéria foi aprovada no início de dezembro e segue agora para Senado
Papa Francisco faz apelo aos fiéis sobre aborto em missa de ano novo
Pontífice reforça compromisso com defesa da vida e pede aos cristãos que respeitem dignidade humana desde concepção até morte natural