Éden rebate acusações de ACM Neto sobre ligação petista com tráfico: ‘lava a boca para falar do PT’
Assim como governador, presidente estadual do partido disse que rival vai responder declaração na Justiça

O presidente estadual do PT, Éden Valadares, voltou a rebater, nesta última terça-feira (29), as acusações do vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, sobre a ligação petista com o trágico e as organizações criminosas. Éden citou que o ex-prefeito de Salvador passou do ponto ao “caluniar” a sigla e, por isso, “vai ter que lavar a boca para falar do PT”.
Assim como o prefeito reeleito em Salvador, Bruno Reis (União Brasil), Neto havia dito que o PT criou alianças com as facções criminosas de Camaçari para voltar ao comando da cidade. Além disso, o ex-prefeito de Salvador fez críticas recorrentes ao problema da segurança pública no Estado, atribuindo a responsabilidade ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), diante de uma série de episódios violentos na Bahia nas últimas semanas.
Em resposta, assim como o governador petista, Éden Valadares destacou que ACM Neto deveria responder na Justiça pelas “mentiras que falou sobre o PT”. “Vamos correr atrás e defender o PT na imprensa, nas entrevistas, nas redes sociais, nos debates políticos, nas ruas, nos comícios. Mas não vamos nos furtar ao direito de defender o PT na Justiça até a última instância. Me desculpem o termo, mas ACM Neto vai ter que lavar a boca para falar o que falou do PT, vai ter provar na Justiça. A política não pode descambar para isso”, relatou o dirigente em entrevista à rádio CBN Salvador.
Ainda na entrevista, o presidente do PT na Bahia também frisou que acusações como a do ex-prefeito de Salvador fazem parte de uma “disputa suja” e “incompatível com a democracia”. “O limite da boa convivência, da civilidade passou disso. Não é mais problema da política, é problema da justiça, é problema criminal e ele vai ter que responder judicialmente”, pontuou.
Eleição de Caetano em Camaçari
Sobre a eleição do prefeito Luiz Caetano (PT) em Camaçari, chegando ao seu quarto mandato à frente da cidade da Região Metropolitana, depois de governar 1985-1988, 2005-2009 e 2009-2012, Éden Valadares fez uma projeção positiva da gestão a partir do dia 1º de janeiro de 2025. “Caetano fará um grande governo e será exemplo do modo petista de governar”, prometeu o dirigente partidário.
Esta foi a 50ª prefeitura vencida pelo PT na Bahia nas eleições municipais de 2024. Nesse sentido, Éden também destacou a importância do município, que se configura como o segundo maior PIB do Estado, atrás apenas da capital baiana.
“Temos o polo petroquímico, o seu povo, a sua orla, a cidade possui o quinto maior PIB do Nordeste, é um município que tem um valor muito grande por si, por sua representação política, cultural, econômica, para o estado, para o nordeste, mas também para os partidos”, lembrou.
Da mesma forma, o presidente estadual da sigla ressaltou a importância de Camaçari ao eleger o atual senador Jaques Wagner e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, dois fortes nomes políticos do PT. “Foi em Camaçari que Wagner e Rui iniciaram suas vidas políticas no movimento sindical e no sindicato dos químicos e petroleiros. A partir dessa luta do movimento sindical, da política que fazem no movimento sindical que entram na luta partidária e na luta eleitoral. Então, Camaçari nos deu dois vencedores”, disse.
Após vitória de Caetano sobre o presidente da Câmara Municipal de Camaçari, vereador Flávio Matos (União Brasil), Éden Valadares destacou o empenho do prefeito eleito para promover a “mudança” na cidade da Região Metropolitana. No 2º turno, a diferença entre o petista e seu adversário cresceu, já que ele computou 50,92% dos votos válidos, contra um percentual de 49,08%.
“Caetano se dedicou dia e noite para conquistar a vitória e dar uma vida mais digna aos camaçarienses. Do 1º para o 2º turno, ampliou muito a sua votação e venceu o União Brasil, há oito anos no poder e com a vantagem de conseguir fazer o sucessor de Elinaldo pela facilidade de os grupos políticos elegerem seus sucessores”, finalizou.
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias

Supremo cobra parecer da PGR sobre prisão de Jair Bolsonaro após ato no Rio

BBB 25: Deborah Secco surpreende brothers, comanda dinâmicas e Renata vira alvo no ‘Queridômetro’
Participação da atriz ocorreu em celebração aos 60 anos da TV Globo

Presidente da Coelba rebate críticas e reforça investimentos bilionários na Bahia: ‘Temos prestado contas’
Thiago Guth afirmou que empresa mantém diálogo constante com as autoridades baianas

Carlos Falcão diz que gargalos estruturais e burocráticos são desafios para o desenvolvimento econômico da Bahia
Empresário ponderou que desafios logísticos ainda precisam ser resolvidos para garantir potencial industrial baiano

Luiz Caetano diz que ACM Neto está ‘muito nervoso’ e afirma que vitória em Camaçari foi ‘sinalização’ para 2026
Segundo petista, quem mais critica ex-prefeito de Salvador são ex-aliados

Caiado descarta federação entre União e PP e diz estar preparado para debate à presidência ‘em todas as áreas’
Governador de Goiás se manifestou contrário à união entre as siglas e garantiu que atuará contra sua concretização

Lula faz balanço de 2 anos de governo com anúncios e tenta reagir à perda de apoio popular
Em meio à queda na popularidade, presidente aposta na ampliação de programas sociais e econômicos para recuperar confiança da população

ANTT investiga paralisação da Ferrovia Oeste-Leste na Bahia
Suspensão da obra pode afetar 350 trabalhadores e comprometer logística de minério e grãos

Rodrigo Pereira entra na disputa pela presidência do PT-BA e critica gestão de Éden Valadares
Militante defende maior autonomia do partido e fortalecimento da base popular

Lula reage a Trump e promete retaliação: Brasil não vai aceitar tarifa de 10% sem resposta
Presidente reforça soberania e anuncia medidas contra sobretaxas dos EUA

Nova fábrica da Unipar em Camaçari promete transformar saneamento na Bahia com tecnologia de ponta
Segundo Rodrigo Cannaval, unidade no Polo Petroquímico de Camaçari promete inovação e sustentabilidade no setor