A TVE Bahia anunciou, nesta última terça-feira (1º), que não vai divulgar nenhuma propaganda de empresas de casas de apostas, as chamadas ‘bets’, durante as transmissões dos campeonatos de futebol. Atualmente, esta prática está sendo bastante comum entre os canais de televisão e, inclusive, os apresentadores fazem prognósticos sobre possíveis acontecimentos nas partidas.
Atualmente, a emissora realiza a cobertura de diversos campeonatos espalhados pelo Estado. Entre eles estão série A e B do Campeonato Baiano de Futebol; o Sub-20 e o Sub-17; o Estadual Feminino; a Copa 2 de Julho (Sub-15); e o Campeonato Intermunicipal de Futebol.
Com o anúncio, a TVE Bahia se tornou a primeira emissora do Brasil a determinar essa decisão, diante de um cenário que mostra os impactos sociais negativos na economia da classe trabalhadora, jovens e beneficiários do programa federal Bolsa Família. Recentemente, uma pesquisa conduzida pelo Instituto DataSenado informou que 42% dos brasileiros que apostam em esportes estão com contas atrasadas.
Segundo o diretor-geral da TVE Bahia, Flávio Gonçalves, a medida visa não contribuir com essas práticas e atuar contra a acumulação de dívidas da população. Isso tendo em vista que as casas de aposta atingem, em sua maioria, as pessoas de baixa renda que pensam em “alavancar a sua banca” de forma fácil e rápida através das ‘bets’.
“Como uma emissora pública, a TVE reafirma seu compromisso com o bem-estar da população baiana e a diminuição das desigualdades sociais e econômicas. Não faz sentido estimular que as pessoas percam dinheiro e acumulem ainda mais dívidas. Pelo contrário, nosso papel é alertar sobre os perigos, impactos perversos e educar a população”, afirmou.
TVE Bahia
O diretor-geral da emissora também lembrou dos impactos psicológicos que este fenômeno causa nos jovens. Por isso, ele enfatizou que os anúncios publicitários das transmissões serão voltados apenas para marcas que atendem clientes públicos e privados. Isso diante da alta audiência que o canal alcança, principalmente, no período dos campeonatos estaduais.
“Sabemos que os brasileiros e baianos são apaixonados por futebol e a audiência da TVE é enorme durante os jogos. Por isso, vamos continuar apresentando a oportunidade para as agências de publicidade que atendem clientes públicos e privados. Esses recursos são importantes para realizarmos novos investimentos que qualificam e ampliam as transmissões dos jogos”, concluiu Flávio.
Leia também:
DataSenado: 42% dos brasileiros que apostam em esportes estão com contas atrasadas
Solidariedade pede ao STF suspensão da Lei das Bets e alerta para “catástrofe social”