Jerônimo se reúne com autoridades de segurança para avaliar resultados das ações na Bahia
De acordo com SSP, entre janeiro e outubro deste ano, mortes violentas caíram de 3.941 para 3.519 e queda de 15% no roubo a veículos
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se reuniu, nesta quinta-feira (24), com chefes e comandantes das forças de segurança do Estado para avaliar o andamento de ações realizadas e fazer um balanço de resultados. Em encontro que ocorreu no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, marcaram presença os representantes das polícias civil, militar, penal e técnica, além do Corpo de Bombeiros.
Em entrevistas ao longo de toda semana, Jerônimo reforçou o discurso de que está “fazendo a sua parte”, diante das recorrentes críticas da oposição sobre o aumento da insegurança na capital baiana e no interior. Na reunião, o seu discurso não foi diferente e ele ainda recebeu o apoio das autoridades de segurança.
“Todos nós, juntos, estamos buscando o que a Bahia espera, sem medir qualquer tipo de sacrifício para que os investimentos aconteçam. Investimentos em armamento, viaturas, equipamento de proteção, construção de delegacia, de pelotões, presídios. Todo mundo imbuído para que a gente possa seguir com as ações e operações em todo o Estado”, afirmou o governador.
Para o secretário estadual de Segurança Pública, Marcelo Werner, o encontro é fundamental para integrar as forças de segurança do Estado. Ele também lembrou que esse trabalho acontece de forma conjunta com o apoio de órgãos federais e municipais, e assim como Jerônimo, também ressaltou a redução da violência na Bahia.
“A Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnica, Bombeiros Militar, além da Polícia Penal, vêm trabalhando diuturnamente no combate às facções no nosso Estado. Fruto disso são os índices criminais reduzidos, não só crimes contra o patrimônio, mas também os crimes contra a vida”, disse.
Avaliação dos resultados
De acordo com dados divulgados no encontro pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), entre janeiro e outubro deste ano, as mortes violentas tiveram uma redução de 3.941 para 3.519. O roubo de veículos teve queda de 15%, saindo de de 9.777 para 8.325.
Segundo o relatório, roubo a bancos passou de nove para dois no mesmo período, queda de 77,8%. Já os roubos de carga saiu de 239 para 138 (redução de 42%) e a ônibus teve uma diminuição de 36%, saindo de 882 para 563.
O balanço também notificou o aumento do número de prisões, já que, em 2023, foram 13.787 e, neste ano, este volume foi de 14.087. As armas retiradas de circulação também tiveram uma variação positiva de 0,1%, saindo de 4574 para 4578.
Entre o período avaliado, 4 mil novos policiais foram contratados. Além disso, 2 mil viaturas foram adquiridas, contando também com um helicóptero, equipamentos de inteligência e 4,5 mil novos armamentos. O investimento é estimado em R$ 400 milhões.
Operação Hórus
Sobre as ações das forças de segurança que estão sendo realizadas na capital baiana, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, destacou a Operação Hórus. Com o apoio de 208 policiais e 52 viaturas de unidades do interior, ela foi deflagrada, nesta semana, em Salvador.
“Uma operação que nós iniciamos há três dias, com o objetivo de levar maior segurança para as ruas da nossa capital e, sobretudo, combater os crimes violentos letais intencionais. Com certeza, isso reduzirá de maneira drástica o número de homicídios e levará mais paz social, que nós queremos tanto para a nossa sociedade”, declarou o coronel.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
STF pode julgar Bolsonaro e demais indiciados por golpe de Estado em 2025
Últimas Notícias
IBIT tem taxa de sucesso de 87,2% no tratamento da tuberculose e menor taxa de abandono
Diagnóstico precoce é essencial para evitar formas graves e a transmissão da doença
CNU amplia correção de provas e beneficia cerca de 30 mil candidatos negros cotistas
Acordo foi firmado no TRF1 entre a União, o MPF, a AGU e a Fundação Cesgranrio
Advogado de Mauro Cid afirma que Bolsonaro sabia de plano, mas recua após declaração
Depoimento ao STF detalhou reuniões e ações sobre plano golpista; advogado revisou declarações
Inquérito sobre tentativa de golpe que indiciou Bolsonaro e mais 36 será enviado à PGR na segunda
Se denúncias forem apresentadas pela PGR e aceitas pelo STF, Bolsonaro e os outros 36 indiciados se tornam réus.
Desemprego na Bahia é o menor em 12 anos, mas estado tem 2ª maior taxa do país
Levantamento integra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE
Débora Regis traz de Londres propostas para modernizar gestão em Lauro de Freitas
Experiência internacional reforçou compromissos da gestora com inovação e participação popular
Comunidade portuária realiza tradicional festa de São Nicodemus na segunda-feira
Programação começa às 5 horas, com alvorada no Porto de Salvador
Saúde nos Bairros: atendimentos seguem no Largo do Bonfim até este sábado
Sem necessidade de marcação prévia, serviços acontecem de 7h às 17h de segunda a sexta e de 7h às 13h aos sábados
Márcio França diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘vergonha’ e cita ‘desprestígio’ das autoridades militares
Ministro ainda falou sobre cenário das eleições de 2026, caso Lula não opte pela reeleição
Bruno Reis defende candidatura própria do União Brasil para presidência em 2026
Em viagem a Londres, prefeito cita Ronaldo Caiado (GO) que ficou em 1º lugar no ranking dos governadores na área de segurança pública