Jerônimo se reúne com staff da BYD e destaca ampliação de investimentos na Bahia
Governador adiantou encontro marcado com CEO da montadora, no início de dezembro
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se reuniu com representantes da BYD, na manhã desta quarta-feira (13), para discutir andamento da empresa, que terá nova sede em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Em entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, o petista deu destaque à fase de ampliação da montadora chinesa, durante evento na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), em que assinou o PL que cria a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes por Discriminação e Intolerância Racial e Religiosa (Decrin).
“Me reuni com a parte do staff da BYD. Seria ontem de noite, mas teve um atraso no voo deles e ficou para hoje de manhã bem cedinho, para não atrapalhar essa agenda. Eu os recebi às 7h, tomamos um café. É justamente um ponto a ponto, fazendo o checklist daquela parte operacional da construção, da obra, dos prédios que estão sendo construídos. A gente tem um projeto muito arrojado de investimentos, de ampliação de novos galpões. Eles tinham previsto uma coisa e está sendo outra, quase que triplicou a quantidade de prédios e galpões”, afirmou.
Recentemente, a marca chinesa BYD se tornou a maior empresa carros elétricos do mundo, depois de superar a receita da Tesla, montadora do bilionário Elon Musk. Conforme informação do jornal Financial Times, a construtora bateu a marca de 201 bilhões de yuans, o equivalente à US$ 28,2 bilhões em faturamento. Ainda na entrevista ao Portal M!, Jerônimo ressaltou o intuito de ter a empresa em Camaçari, que pretende aplicar em média R$ 3 bilhões para escalar a sua indústria em território brasileiro.
“Até o ano que vem, eles estarão também em fase de ampliação, já tem um desenho muito bem feito do que será a parte de produção de automóveis. Tem licenças ambientais, tem terreno que eles precisam, tem pavimentação de avenidas. Fizemos todo o debate sobre isso, discutimos também sobre o Porto [de Salvador] para que cheguem as peças, mas para que também saiam os automóveis produzidos aqui em Camaçari”, acrescentou.
O governador ainda adiantou que a CEO da BYD, Stella Li, estará na Bahia no dia 2 de dezembro para anunciar novos investimentos. “Fizemos o ponto a ponto de um checklist porque no dia 2 de dezembro, a número dois da BYD, a senhora Stela vai estar conosco. Ela vai vir e eu estarei acompanhando ela, e o prefeito eleito Caetano vai nos acompanhar para fazer uma visita nas instalações e nas obras. Ela vai anunciar um conjunto de ampliação e de investimentos, como fez da última vez. Então, nós estaremos no dia 2 aqui”, disse.
Jerônimo também lembrou da inauguração do voo da Air France, em que acompanhou baianos que foram fazer curso de capacitação na China para trabalhar na BYD.
“Eu fui inaugurar o voo mas também fui me despedir de 62 pessoas líderes de turma que serão, que foram tomar um curso de capacitação na China. Já tinham ido cerca de quase 30 engenheiros. Então, já estão levando brasileiros, baianos, camaçarienses para tomarem cursos e formarem, para quando voltarem esses dois, três meses, já começarem a montar o que será feito na indústria aqui na Bahia”, complementou.
Por fim, o gestor mostrou otimismo, mais uma vez, quanto ao andamento das obras. Porém, questionado pelo editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, sobre a expectativa das entregas, ele disse que não falaria pela BYD.
“Não, aí a fala é deles. Eu tenho feito o meu papel, não posso falar pela empresa. Minha expectativa é que o calendário se mantenha. Porque, pelo ritmo que eu estou vendo, tanto no que diz respeito aos incentivos de Lula, quanto aos investimentos de obras, o ritmo está muito ligeiro”, completou Jerônimo.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Relator da reforma tributária inclui armas em Imposto Seletivo
Congresso deve explicar rastreabilidade de emendas parlamentares ao STF
Rosemberg Pinto aguarda definição sobre liderança do governo na AL-BA
Jerônimo Rodrigues recua sobre restrição de candidatos no novo secretariado
Caso Marielle: MP recorre para aumentar penas de Ronnie e Élcio
Últimas Notícias
Tata Werneck revela que passou por cirurgia em hospital de São Paulo
Apresentadora agradeceu aos médicos e contou bastidores do procedimento em suas redes sociais
Prefeitura abre programação de Natal no Centro Histórico; confira atrações
Com o tema "Salvador, Cidade Natal do Brasil", a programação seguirá até 6 de janeiro de 2025, com shows, desfiles, Casa do Papai Noel e mais
Relator da reforma tributária inclui armas em Imposto Seletivo
Relator do projeto, senador Eduardo Braga (MDB) propõe tributar produtos nocivos e ressalta impactos ambientais e sociais
Congresso deve explicar rastreabilidade de emendas parlamentares ao STF
Decisão é do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino
Governador promete punição a PM que matou jovem em Ondina: ‘Que nenhum policial possa manchar a farda’
Jerônimo Rodrigues garante rigor nas investigações
Filme Ainda Estou Aqui concorre a melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro, considerado prévia do Oscar
Longa narra a vida da família Paiva após o desaparecimento de Rubens Paiva na ditadura
2024 caminha para ser o ano mais quente já registrado, aponta Copernicus
Temperatura global deverá ultrapassar 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais
Correios divulgam locais de prova para concurso nacional com mais de 3 mil vagas
Candidatos devem consultar o site do IBFC para acessar o local da prova e horários
Salvador espera 3,4 milhões de turistas no verão, superando números pré-pandemia
Estimativa é baseada em dados do Observatório do Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Moura Dubeux doa 1,4 mil itens do Hotel Bahia Othon a instituições de Salvador
Ação integra o MD Social, programa de responsabilidade social da empresa