Bruno Reis diz que linhas de ônibus extintas estão sendo incorporadas
Segundo prefeito, mesmo sob risco de ser processado pelo MP-BA, está disposto a assumir responsabilidade
O prefeito reeleito em Salvador, Bruno Reis (União Brasil), afirmou, na manhã desta terça-feira (8), que as linhas de ônibus extintas já estão sendo incorporadas novamente, com o intuito de facilitar o transporte direto dos passageiros, sem a integração com o metrô. De acordo com o gestor municipal, ele corre o risco de ser processado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), a pedido do Governo do Estado, mas essa é uma responsabilidade que está disposto a assumir.
Em entrevista ao Portal M!, Bruno Reis disse que o retorno das linhas de ônibus são uma necessidade da cidade, principalmente, para atender os idosos ou pessoas que tem dificuldade de fazer a integração para o metrô. Segundo ele, esse dado foi constatado depois de um estudo com o uso de inteligência artificial indicar que há defasagem em alguns bairros da capital baiana.
“Tem linhas que há demanda e que nós vamos readequar, tem linhas novas que nós vamos implantar. Esse estudo já está sendo finalizado, alguns nós já estamos fazendo, aquelas que tem uma real necessidade. Tem a possibilidade de a gente também, em horários que não seja de pico, botar algumas linhas para atender, em especial as pessoas mais idosas que têm dificuldade de fazer o transbordo por conta do metrô”, afirmou.
Do mesmo modo, o prefeito lembrou que o debate do transporte público, um dos principais tópicos discutidos durante a campanha eleitoral em Salvador, foi explorado de forma “desleal” por seus principais adversários. Isso porque, o vice-governador Geraldo Jr (MDB) e o professor estadual Kleber Rosa (PSOL) fizeram fortes críticas ao funcionamento deste setor e à falta de integração com algumas regiões da cidade.
“É impressionante a constatação, que ficou muito clara nessa campanha. Porque esse tema acabou sendo o que foi mais explorado e até de forma desleal pelos adversários. As pessoas que mais reclamam do ônibus são as pessoas que moram próximo ao metrô. Você chega aqui no Cosme de Farias, as pessoas reclamam de onde? Chega em Pirajá, as pessoas reclamam de onde? Chega em Mussurunga, as pessoas reclamam de onde? Aí você vai ver no final é o quê? Elas preferem pegar ônibus na sua origem e até o destino final, ao invés de passar pelo metrô para não ter que fazer o transbordo”, declarou.
Para Bruno Reis, apenas “uma parte da população migrou para o metrô”, que são os jovens, por conta da vontade de se transportar de uma forma mais rápida pela cidade. Assim, segundo ele, isso reafirma a necessidade de reincorporar as linhas de ônibus extintas, já que uma outra parcela da população não se sente confortável ao fazer a integração com o metrô.
“Só que uma parte da população migrou para o metrô. Somente os mais jovens que querem tempo, querem chegar mais rápido no trabalho, querem voltar mais rápido para casa. E aí isso faz com que as linhas, que já eram deficitárias da operação, se agravem mais ainda. Então, a gente vai equilibrar isso, para garantir uma melhor qualidade para o usuário e que o sistema de ônibus continue funcionando de pé”, prometeu o prefeito.
Inauguração de nova ligação viária
Ainda na manhã desta terça-feira (8), Bruno Reis inaugurou a ligação viária entre Vila Laura e Rótula do Abacaxi. Assim como os gestores municipais, o prefeito ressaltou, ao Portal M!, a importância desta entrega para aprimorar a questão da mobilidade urbana e melhorar a circulação do trânsito na região.
“Nos últimos anos nós tivemos a capacidade de abrir novas vias dos bairros. O problema da mobilidade ela já chega aos bairros da cidade de Salvador. Aqui é uma via que liga a Vila Laura, Conjunto Laura Catarino à Rótula do Abacaxi. Permite uma nova saída para a Bonocô e, com certeza, as pessoas que davam a volta tinham que ir lá praticamente no início da Baixa de Quintas para subir o retorno para a Vila Laura. Hoje vão poder acessar aqui diretamente, ganhar mais tempo e sabe a importância do tempo hoje e o que ele impacta na qualidade de vida das pessoas”, iniciou.
“Você tem mais tempo para ficar com sua família, tem mais tempo para educar seus filhos. Então, essa obra vai reduzir o tempo de chegada e saída das pessoas, vai tirar parte dos carros que acabam impactando aqui no Complexo da Vila Metropolitana e gerando engarrafamento”, complementou Bruno Reis.
O prefeito também comentou a importância da criação do programa Ouvindo o Nosso Bairro, responsável por articular a implantação da nova ligação viária, através de solicitações da população de Salvador. Segundo ele, este é o “maior programa de escuta popular do Brasil” e a sua relevância está em saber as necessidades de cada comunidade.
“Nós criamos esse programa, o maior programa de escuta popular do Brasil, onde no início do governo a pessoa vota quais são as prioridades. Essa foi a mais votada, foi uma obra complexa porque nós tínhamos que desapropriar o terreno, tivemos que fazer a cobertura de parte do canal para a via poder passar. [No programa] o cidadão escolhe qual é a sua obra, e aí é importante que a gente tem de ouvir qual é a expectativa, qual é a necessidade, quais são os problemas que o cidadão tem para a gente poder chegar com as soluções”, concluiu.
Leia também:
Gestores municipais dizem que nova ligação viária vai facilitar fluxo da região da Vila Laura
Luciano Sandes diz que nova ligação viária foi solicitada pela população da região
Nova ligação viária entre Vila Laura e Rótula do Abacaxi será entregue nesta terça-feira
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Últimas Notícias
Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque
Segundo a assessoria de imprensa da Casa, uma varredura foi realizada, mas nenhuma bomba foi encontrada
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Para aprovação, a PEC precisa do apoio de 308 dos 513 deputados em duas votações
Sede do STF volta a ser cercada com grades de proteção após atentado com explosivos
Barreiras foram removidas em fevereiro em um ato simbólico com a presença dos presidentes do STF, do Senado, e do presidente Lula
Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Eleito pela primeira vez em 2022, José Moura Neto tornou-se o mais jovem presidente da história da entidade e o primeiro nordestino a ocupar o cargo desde 1970
Sabrina Sato volta ao trabalho após perda do bebê e faz reflexão: ‘Fé, amor e vontade de viver’
Apresentadora perdeu bebê que estava na 11ª semana
PIB da Bahia cresce 4,2% em 2022 e aumenta participação nacional
No contexto do Nordeste, a participação do Estado também cresceu, passando de 28,4% para 29,0% entre 2021 e 2022
Movimento intenso marca saídas do ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão
Serviços de transporte reforçam operação para atender à demanda de passageiros durante o feriado da Proclamação da República
Lula recebe credenciais de oito embaixadores um dia após atentado na Praça dos Três Poderes
Presidente brasileiro mantém agenda diplomática e se prepara para compromissos do G20 no Rio de Janeiro
Ataque ao STF evidencia tentativa de desestabilização democrática, diz Barroso
Ministro Gilmar Mendes associa ataques à desinformação e discurso de ódio
Grupo de empresários da saúde participa de summit em Lisboa
Evento reúne líderes e promove networking para fortalecer inovação na saúde