Bruno Reis destaca avanços culturais e apresenta novas propostas para Salvador
Prefeito apresenta entregas como a Escola de Música Letieres Leite e requalificação do Cine Excelsior
O programa eleitoral de Bruno Reis (União Brasil) exibido nesta segunda-feira (23) destacou os avanços culturais de Salvador nos últimos quatro anos e as propostas do prefeito para um possível segundo mandato. Entre os principais feitos, estão a entrega da Escola de Música e Arte e Casa de Espetáculos Letieres Leite, no Comércio, a modernização do Teatro Vila Velha, a revitalização da Senzala do Barro Preto, sede do bloco Afro Ilê Aiyê, além da requalificação do Cine Excelsior, no Pelourinho.
Inaugurado em 17 de abril de 1935 como o primeiro cinema católico da Bahia, o Cine Excelsior foi criado pela Congregação Mariana de São Luiz com o objetivo de angariar fundos para a ação evangelizadora dos franciscanos em Salvador. Após enfrentar dificuldades financeiras, o espaço foi fechado no final dos anos 1980, mas agora está sendo requalificado para retornar como um importante equipamento cultural.
Durante o programa, Bruno Reis visitou o Polo Boca de Brasa, instalado em sua gestão no Subúrbio 360, em Coutos. O prefeito destacou que o projeto Boca de Brasa é essencial para democratizar o acesso à cultura e promover o desenvolvimento artístico em bairros periféricos. Para um eventual segundo mandato, a proposta é expandir o programa para todas as prefeituras-bairro e as ilhas da cidade.
“Nos últimos anos, a gente implantou 11 polos Boca de Brasa como esse aqui, em diversos bairros. São espaços que permitem que as pessoas tenham um local para desenvolver as suas habilidades artísticas. E os editais do programa vêm para custear isso, essa potência que é a nossa periferia. Nós sabemos da capacidade do nosso povo, da grande criatividade que nós temos. Vemos nos bairros diversos coletivos de arte, de música, de dança e de teatro. É esse caldeirão cultural de Salvador que a gente vem impulsionando com tantos equipamentos”, afirmou Bruno Reis.
Outro compromisso para o próximo mandato é a entrega da Escola de Música e Arte e Casa de Espetáculos Letieres Leite, que deve ser inaugurada em 2025. O espaço abrigará a maior escola pública de música do Brasil, utilizando o método inovador Universo Percussivo Baiano (UPB), criado pelo maestro Letieres Leite, além de oferecer um palco para artistas locais se apresentarem.
Outras ações
Bruno Reis também se compromete a entregar o novo Elevador Lacerda, que será restaurado e ganhará uma função cultural ampliada. Além disso, pretende concluir a requalificação das fachadas no frontispício de Salvador e ampliar o Teatro Vila Velha. A Senzala do Barro Preto, sede do bloco Afro Ilê Aiyê, também será modernizada, assim como o Cine Excelsior no Pelourinho, que ganhará nova vida como equipamento cultural.
Outro projeto relevante é a ampliação do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), no Centro Histórico, que foi reaberto em 2023 após mais de uma década fechado. A Prefeitura pretende expandir o museu, enriquecendo seu acervo e tornando-o um dos maiores representantes da cultura afro-brasileira.
Para reabilitar o Centro Histórico e atrair turistas e soteropolitanos, Bruno Reis planeja construir um novo Centro de Convenções na Praça Thomé de Souza e restaurar o Espaço Coaty, na Ladeira da Misericórdia, baseado no projeto original da arquiteta Lina Bo Bardi.
Durante seu mandato, Bruno Reis inaugurou diversos espaços culturais, como o Memorial 2 de Julho, a Casa das Histórias de Salvador, o novo Mercado Modelo com a Galeria Mercado e a Cidade da Música da Bahia. Em 2023, a Prefeitura destinou R$50 milhões a projetos culturais por meio de editais, dobrando o valor do fomento audiovisual garantido pela Lei Paulo Gustavo.
Leia também:
TRE-BA inicia preparação das urnas eletrônicas para eleições de 2024
Após dissidentes do PT, lideranças do PSB também declaram apoio a Kleber Rosa
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Brasil é eleito para novo mandato no Comitê de Consolidação da Paz da ONU
Senado aprova projeto que aumenta arrecadação em R$ 16,8 bilhões em 2025
Preta Gil segue internada, está estável e continuará na UTI nos próximos dias, diz boletim
Operação realizada na quinta-feira (19) teve duração de 21 horas, e foi realizada para a remoção de tumores no intestino
Lula lamenta mortes ocorridas durante acidente em MG e diz que Executivo está à disposição de autoridades locais
Até o momento, número de mortes confirmadas chegam a 38
Daniela Mercury confirma realização do ‘Pôr do Som’ em 1º de janeiro, no Farol da Barra
Evento, que contará com patrocínio do Governo do Estado, terá início às 16h30
Dois suspeitos da morte do ex-ator mirim João Rebello morrem em confronto com a polícia
Irmã do ex-ator mirim João Rebello usou suas redes sociais para lamentar a morte dos homens suspeitos
Ivete Sangalo puxará trio sem cordas no último dia do Carnaval de Salvador em 2025
Cantora também comandará o Bloco Coruja e fará apresentações em um camarote na capital baiana
PGR defende manutenção da prisão preventiva de Braga Netto por obstrução de investigação
Militar está detido desde sábado (14) sob suspeita de tentar obstruir as investigações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado
Ano novo com bem-estar: ‘Autocuidado é prioridade e exige consciência corporal’, diz Cyça Lopes
Fisioterapeuta destaca o pilates e hábitos simples listados no seu programa 'Pérolas de Saúde'
Maduro anuncia reforma constitucional para ‘consolidar a soberania popular’ em novo mandato
Anúncio foi transmitido em rede nacional de TV
Em confraternização com ministros, Lula sinaliza alterações no primeiro escalão do governo
Reestruturação é vista como uma resposta às pressões de aliados no Congresso
Radialista Roque Saldanha é preso pela PF após descumprir medidas cautelares
Ele também fez ataques contra ministro do STF