Transporte, Cultura e Inclusão Social: confira propostas dos principais candidatos para Salvador
Portal M! reúne as ideias que norteiam os programas de governo de Bruno Reis (UB), Geraldo Júnior (MDB) e Kleber Rosa (PSOL)
Os três principais candidatos à prefeitura de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), Geraldo Júnior (MDB) e Kleber Rosa (PSOL), apresentam propostas distintas para áreas cruciais como Transporte, Cultura e Lazer, e Programas Sociais.
Transporte público
No setor de Transporte, por exemplo, enquanto o candidato à reeleição foca na modernização do transporte e na ampliação do BRT, o emedebista propõe a elaboração de um novo Plano Municipal de Mobilidade Urbana (2025-2035) e a implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ligando a Conceição da Praia à Ribeira. Já Kleber Rosa defende a reativação de linhas e a renovação da frota, além de tarifa zero para ônibus.
Bruno: frota de ônibus 100% climatizada e criação de teleférico
No caso de Bruno Reis, além da modernização do transporte público, com uma frota 100% climatizada até 2028 e mais de 50% de ônibus elétricos no BRT, ele planeja ampliar corredores exclusivos, faixas preferenciais e melhorar a acessibilidade às estações de metrô e BRT.
O Plano Cicloviário será expandido com mais 200 km de ciclovias e haverá, de acordo com o programa de governo, melhorias na malha viária e pavimentação. Novos sistemas viários e vias de ligação serão implantados, com foco em reduzir o tempo de deslocamento.
O candidato à reeleição também propõe a integração com transporte hidroviário e ferroviário, e a criação da Linha 1 do Teleférico Salvador para conectar áreas íngremes ao sistema de transporte público.
Geraldo: novo Plano de Mobilidade e ônibus elétricos
Geraldo Júnior, por sua vez, tem propostas que vão além do novo Plano, abrangendo todos os modais, e da implantação do VLT. Ele propõe ainda o redesenho das linhas de ônibus para melhorar a integração com metrô e BRT, e prioridade para o transporte coletivo com faixas exclusivas.
Propõe, ainda, a redução das emissões com ônibus elétricos, ampliação de ciclovias e acessibilidade em calçadas. Outras medidas incluem segurança viária, pavimentação em bairros, estudo para tarifa zero no transporte público e renovação da frota de ônibus com veículos climatizados.
Kleber: tarifa zero para ônibus e integração com ciclovias
Já o psolista defende a reativação de linhas e a renovação da frota com vistas à redução da superlotação no transporte. Ele defende ainda, um novo modelo de financiamento do transporte público, com auditoria de contratos e subsídios compartilhados entre usuários indiretos, empresas e governo. Ele indica ainda, a redução da tarifa, com implementação gradual da tarifa zero, em prol de maior controle democrático com a criação do Conselho de Mobilidade.
A integração com outras iniciativas, como ciclovias, teleféricos e campanhas educativas, também será incentivada, junto a um programa de compartilhamento de bicicletas.
Cultura
Bruno: valorização da cultura afro e preservação do patrimônio
As propostas do prefeito Bruno Reis para Salvador no campo da cultura estão focadas na reabilitação urbana e valorização da cultura negra, além de reformas em equipamentos turísticos e Parcerias Público-privadas (PPPs).
O movimento Salvador Capital Afro visa posicionar a cidade como referência em turismo étnico-afro, enquanto o programa SalCine busca consolidar Salvador como polo audiovisual. A implementação do Complexo Cidade da Música e a criação do Sistema Municipal de Cultura garantirão a gestão eficaz do setor, com ações voltadas à preservação do patrimônio e à promoção da cidadania.
Projetos como Arte em Toda Parte e Caminhos da Leitura visam descentralizar recursos culturais e estimular a leitura, refletindo o compromisso da gestão com a valorização cultural e o desenvolvimento social na cidade.
Geraldo: descentralização de eventos para os bairros e incentivos à leitura
Geraldo Júnior, candidato do MDB, pretende revitalizar a cultura em Salvador ao estreitar laços com o Sistema Nacional de Cultura e intensificar as atividades nos largos do Pelourinho com uma programação diversificada.
Ele planeja lançar a campanha “Leia e Passe Adiante – Salvador, Cidade que Lê”, incentivando a troca de livros e apoiando eventos literários em bairros periféricos. Além disso, o candidato propõe adotar a Lei da Cultura Viva para fortalecer organizações comunitárias e garantir a inclusão social e digital na cultura.
Geraldo Júnior também quer apoiar as festas populares com infraestrutura e capacitação, elaborar um Atlas Cultural em parceria com a Universidade Federal da Bahia e descentralizar eventos para os bairros, promovendo um maior apoio a artistas locais e aos festejos populares.
Kleber: apoio a artistas negros e criação de escola de teatro e audiovisual
Kleber Rosa, do PSOL, propõe a expansão e modernização dos equipamentos culturais de Salvador, incluindo a criação de uma Escola Municipal de Teatro e Audiovisual e a ampliação da rede de bibliotecas públicas com horários mais acessíveis.
O candidato planeja um programa abrangente de restauração do patrimônio arquitetônico do Centro Histórico, focando na revitalização das áreas entre o Aquidabã e o terminal da Barroquinha.
Além disso, pretende promover a inclusão cultural e a reparação ao apoiar artistas negros com fundos e infraestrutura, valorizar projetos culturais de comunidades quilombolas e de religiões de matriz africana, e vetar homenagens a figuras associadas à escravização e à ditadura militar, revertendo as existentes.
Lazer
Bruno: festival de gastronomia e uso da IA em grandes eventos
O candidato à reeleição pelo União Brasil propõe uma série de iniciativas para as atividades de lazer em Salvador, entre elas, a realização anual do Festival Salvador Gastronomia, que une tradições culinárias regionais e inovações contemporâneas, e a promoção da Conferência de Inovação e Empreendedorismo, reunindo empreendedores e investidores.
Bruno também propõe o Concurso Salvador de Fotografia Urbana, aprimoramento do uso de Inteligência Artificial em grandes eventos e a reconfiguração do Festival da Virada em uma arena multiuso.
Além disso, pretende tornar o Natal de Salvador o maior do Brasil, expandir o movimento Salvador Vai de Bike e fortalecer a plataforma de eventos da cidade, promovendo desenvolvimento econômico e inclusão social.
Geraldo: centros esportivos e vinculação de esportes e lazer
Geraldo Júnior tem propostas que vinculam esporte e lazer em Salvador, com destaque para a criação da Vila Olímpica de Pituaçu e 15 centros esportivos até 2028, beneficiando 15 mil jovens. Ele propõe a criação da primeira Escola Municipal de Educação Física, inauguração de piscinas olímpicas e desenvolvimento de espaços públicos para atividades físicas através do Projeto Ruas Esportivas.
Suas propostas incluem políticas inclusivas para mulheres, idosos e pessoas com deficiência, requalificação de espaços poliesportivos nas escolas e estímulo ao turismo esportivo.
Além disso, pretende criar o Programa Atletas do Futuro e ampliar a Bolsa Atleta Municipal, com cotas para mulheres e negros.
Kleber: áreas de lazer nas periferias e cine-teatros em bairros populares
Assim como o emedebista, Kleber Rosa também propõe ações atreladas de esporte e lazer, como a criação de programas para formação de atletas em escolas públicas, abertura de espaços escolares ao público nos finais de semana e investimentos em áreas de lazer nas periferias.
Também sugere a criação de cinemas e teatros em bairros populares, além de academias adaptadas para pessoas com deficiência e idosos em praças públicas. Ele ainda planeja promover esportes que integrem o ambiente urbano e atividades de educação corporal em parceria com o SUS e escolas municipais.
Programas sociais
Bruno: Censo da população em situação de rua, qualificação, segurança alimentar e inclusão digital
O prefeito propõe, se eleito para o segundo mandato, a expansão do programa Vida Nova, cujas metas incluem triplicar as vagas em cursos de qualificação profissional, criar o Centro Vida Nova para atividades educacionais e culturais, e fortalecer a Rede de Assistência Social com novos CRAS e CREAS.
A proposta também abrange a criação de serviços específicos para pessoas com deficiência, idosos e pessoas em situação de rua, além de programas de segurança alimentar e inclusão digital. O foco está na integração de serviços, promoção de autonomia financeira e fortalecimento de vínculos familiares, garantindo direitos e combatendo a violência.
A iniciativa inclui ainda um censo da população em situação de rua, programas de apoio à empregabilidade e ações para enfrentar a dependência química, visando a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Geraldo: expansão do Cadastro Único, complemento ao Bolsa Família e programas habitacionais
O candidato do MDB propõe uma série de medidas para aprimorar a assistência social em Salvador, incluindo a qualificação da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a revisão do Plano Municipal de Assistência Social (PMAS). Ele pretende expandir o Cadastro Único para incluir mais grupos vulneráveis e garantir seu acesso nos CRAS e CREAS.
Outras iniciativas incluem requalificar e ampliar a rede de Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), fortalecer os Restaurantes Populares Municipais, criar o Programa Chega Junto para complementar o Bolsa Família e ampliar a oferta de acolhimento e apoio à população em situação de rua.
Além disso, Geraldo Júnior busca promover a inclusão social por meio de cursos profissionalizantes, programas habitacionais e apoio às cooperativas de catadores de recicláveis.
Kleber: consolidação e descentralização do SUAS e participação popular
Kleber Rosa pretende consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Salvador, garantindo sua operação descentralizada e participativa. Ele planeja melhorar a estrutura dos Centros de Referência Especializados (CREAS) e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), e ampliar suas equipes por meio de concursos públicos para profissionais como assistentes sociais e psicólogos.
Além disso, pretende valorizar os profissionais da área com a reestruturação do plano de carreira e promover a participação popular através da realização da Conferência Municipal de Assistência Social.
Planos de governo
Confira o plano de governo de Bruno Reis (UB), candidato à reeleição, na íntegra: clique AQUI.
Confira o plano de governo de Geraldo Júnior, candidato do MDB, na íntegra: clique AQUI.
Confira o plano de governo de Kleber Rosa, candidato do PSOL, na íntegra: clique AQUI.
Leia também:
Em nova pesquisa Quaest, Bruno Reis aparece com 74% das intenções de voto, enquanto Geraldo possui 6%
54% dos eleitores de Salvador ainda estão indecisos sobre voto para vereador, revela pesquisa Quaest
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Radialista Roque Saldanha é preso pela PF após descumprir medidas cautelares
Acidente com ônibus a caminho da Bahia deixa ao menos 22 mortos em Minas Gerais
Colisão ocorreu no km 285, por volta das 3h30 deste sábado (21), e também envolveu carro e caminhão
Rodrigo Faro se emociona no último dia na Record e envia carta à equipe: ‘Obrigado’
Apresentador agradeceu a cada colaborador pelos anos de dedicação, talento e presença
Verão em Salvador tem previsão de temperatura recorde
Estação mais quente do ano termina em 20 de março
Após Preta Gil passar por cirurgia de 20 horas, amiga garante: ‘Ela é muito forte’
Cantora faz tratamento para câncer de intestino
Bahia tem 11 projetos da rede estadual entre os finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia 2025
Evento é um dos mais relevantes no país para a ciência e tecnologia na Educação Básica
Saiba como as religiões encaram o Natal
Portal M! conversou com três líderes sobre as diferentes culturas no período
Haddad diz que governo teria superávit em 2024 sem desoneração da folha
Segundo o Ministro da Fazenda, projeções realizadas pela pasta para o ano estavam certas
Papai Noel ou Jesus Cristo? Qual Escolher?
O que o Natal realmente significa para você: um momento de consumo desenfreado ou uma celebração de amor, esperança e empatia? Já parou para refletir?
PF prende investigado por atos golpistas de 8 de janeiro que violou tornozeleira eletrônica
Radialista Roque Saldanha foi localizado em Colatina, no Espírito Santo
Gilmar Mendes confirma competência do STF para julgar Eduardo Cunha por corrupção
Ele é acusado de ter atuado na apresentação de requerimentos na Câmara, com o objetivo de pressionar empresários de uma construtora a realizar pagamentos indevidos