Geraldo Jr. nega criação de cargos ao propor pasta municipal de Segurança Cidadã
Candidato do MDB criticou o fato de a Guarda Civil Municipal estar lotada na Secretaria Municipal de Ordem Pública
O vice-governador e candidato a prefeito de Salvador, Geraldo Jr (MDB), voltou a propor, nesta terça-feira (10), a criação de uma Secretaria Municipal de Segurança Cidadã para abrigar a Guarda Civil Municipal (GCM), além da instituição de uma Política de Segurança Pública da capital baiana. As propostas foram anunciadas durante a sabatina realizada pelo Portal M!, em parceria com outros cinco veículos de imprensa: Informe Baiano, Bahia.ba, Política Livre, Tribuna da Bahia e TV Alba.
“Vamos criar a Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil, ao contrário do que o atual prefeito faz, de cruzar os braços. Segurança pública é um problema nacional. E nós temos a consciência, saio da condição de candidato ao prefeito de Salvador e volto à condição de vice-governador, nós estamos enfrentando o crime organizado. Mas, o crime organizado e a segurança pública não é responsabilidade apenas do Estado. É do presidente Lula, e ele está fazendo. São dos municípios, e nós precisamos fazer”, alfinetou o candidato.
Ele também criticou o fato de a GCM estar lotada na Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), e prometeu fortalecer as ações da Guarda. “Está lotada numa Secretaria de Ordem Pública, que cuida de cemitérios, da iluminação da cidade e são importantes, que faz uma péssima gestão da coleta de lixos na cidade do Salvador. E nós vamos ter a oportunidade de tratar isso. Nós vamos tirar a Guarda Municipal da Semop e vamos lotar ela na Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil para fortalecer as ações da guarda municipal”, assegurou.
Questionado se a instituição de uma nova Secretaria representaria apenas uma “criação de cargos”, o emedebista negou e enfatizou a necessidade de promover a “humanização das forças de polícia”. “Ao contrário do que dizem, nós não vamos criar uma Secretaria de Segurança Pública Municipal. É uma Secretaria de Segurança Cidadã e de Defesa Civil para estabelecer políticas da paz, políticas da cultura da paz e cidadania”.
Reforço nas ações de enfrentamento
Durante a sabatina, Geraldo Jr também foi perguntado sobre a necessidade de reforço nas ações de enfrentamento na periferia, como forma de combater o crime organizado. Em sua avaliação, se trata de “fortalecer o combate ao crime organizado”.
“E nós estamos fazendo isso diariamente, através forças de política e integração com o Ministério Público. Mas enfrentamento ao crime organizado também significa valorizar a segurança cidadã. Não há como valorizar a segurança cidadã se não estabelecer uma política de cidadania e da paz”, apontou.
O candidato enfatizou ainda que o Governo do Estado trouxe 1.300 policiais da reserva para fortalecer as ações policiais no interior e na capital. “Nós fortalecemos e humanizamos os policiais. Nós fortalecemos as ações. Nós já trouxemos mil e trezentos policiais da reserva para fortalecer essas ações no estado e em Salvador. Eu estou falando de uma política pública nacional de segurança. Nós vamos tratar a saúde pública do município a educação e a segurança com responsabilidade”, garantiu.
Sabatinas
Geraldo Jr foi o primeiro dos três principais candidatos à Prefeitura de Salvador sabatinados pelo pool de veículos. Nesta quarta-feira (11), a partir das 19 horas, será a vez do candidato do PSOL, Kleber Rosa, e na sexta-feira (13), no mesmo horário, o prefeito e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil). As sabatinas têm transmissão no YouTube do Portal Muita Informação.
Confira a sabatina de Geraldo na íntegra:
Leia também:
Geraldo Jr diz que não há pontos positivos na gestão de Bruno Reis
Vice-governador diz que Carnaval precisa ‘ser repensado’ e defende amplo debate
Geraldo Jr lista falta de médicos e baixa cobertura da atenção básica como principais gargalos da saúde em Salvador
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Jessica Senra pega público de surpresa ao anunciar saída do Bahia Meio Dia após 6 anos
Jornalista chegou à TV Bahia em 2018, assumindo inicialmente como única apresentadora do BMD
Projeto da reforma tributária avança no Senado: leitura é marcada para segunda na CCJ
Previsão é que proposta seja votada em reunião da próxima quarta-feira
Vixe! A incógnita nas mudanças do secretariado de Bruno. Jerônimo recua sobre candidatura de auxiliares. A grosseria de Rosemberg a Wagner e a pressão de Rui
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor 'como a roda gira'nos bastidores
Muniz aguarda definição do secretariado de Bruno Reis para definir Mesa Diretora da Câmara
Eleição para presidência da Casa serão realizadas no dia 2 de janeiro; tucano já tem apoio de 40 dos 43 vereadores
Galeria Mercado e Casa das Histórias ampliam horários e prorrogam ingresso único para alta temporada
Desde inauguração em janeiro deste ano, espaços geridos pela Prefeitura de Salvador em parceria com a OEI já receberam mais de 230 mil visitantes
Operação Verão é lançada em Salvador com reforço na segurança e investimento de R$ 30 milhões
Segundo Marcelo Werner, novos equipamentos atenderão tanto Salvador quanto o interior, priorizando áreas como Chapada, Extremo-sul e Baixo-sul
Governador abre portas para Elmar Nascimento: ‘ninguém rejeita apoio’
Declaração foi dada nesta quarta-feira, durante lançamento da Operação Verão, na orla de Salvador
Jerônimo Rodrigues promete primeiros nomes do novo secretariado até sexta
Jerônimo tem reunião com conselho político nesta quarta-feira para discutir reforma de sua equipe
Bahia planeja linha de crédito para carros elétricos e ônibus sustentáveis
Segundo governador, programa incluirá linha de crédito específica para que prefeituras renovem frotas de coletivos
Jerônimo lamenta morte de jovem em Ondina, mas evita comentar sobre liberação de PM
Gabriel Santos Costa, de 17 anos, foi morto na madrugada do último domingo, a poucos metros do Palácio de Ondina, em Salvador