Vacina contra herpes-zóster pode ajudar a evitar quadros de demência, indica estudo
Vírus varicela-zoster, responsável pela catapora, permanece no organismo após o quadro inicial e pode ser reativado anos depois
Alex Ramos / PMN
A imunização contra a herpes-zóster foi associada a menor risco de desenvolver quadros de demência, segundo estudo publicado pela revista Nature Medicine. De acordo com informações da CNN Brasil, a pesquisa indica que a reativação do vírus pode estar ligada ao aumento do risco de doenças como Alzheimer, enquanto múltiplas doses do imunizante apresentaram relação com redução desse indicador.
O vírus varicela-zoster, responsável pela catapora, permanece no organismo após o quadro inicial e pode ser reativado anos depois, desencadeando a herpes-zóster. A doença provoca inflamação nos nervos da pele e costuma gerar erupções que duram de duas a quatro semanas, com lesões avermelhadas e dolorosas.
Relação entre vírus e demência
A análise citou que ainda faltam estudos robustos sobre a participação do vírus em processos inflamatórios ou degenerativos no cérebro. Diante disso, os pesquisadores buscaram avaliar, de forma observacional, se existe relação entre episódios de herpes-zóster e o risco de desenvolver demência ao longo do tempo.
O estudo utilizou registros eletrônicos de saúde da base Optum EHR, que reúne informações de clínicas e hospitais dos Estados Unidos. Foram examinados dados de mais de 100 milhões de pessoas com 50 anos ou mais, acompanhadas entre 2007 e 2023, comparando indivíduos com histórico de herpes-zóster ou vacinação com aqueles sem registros da doença ou do imunizante.
Os resultados apontaram que participantes com mais de um episódio de herpes-zóster apresentaram risco maior de demência em comparação aos que tiveram apenas um quadro. A estimativa variou entre 7% e 9% de aumento no período de três a nove anos após o segundo episódio, segundo os pesquisadores.
O estudo identificou ainda que pessoas vacinadas contra a herpes-zóster tiveram risco menor de desenvolver demência em relação ao grupo não vacinado. O uso de múltiplas doses — como duas ou mais aplicações da vacina recombinante — mostrou benefício superior ao observado entre aqueles que receberam apenas uma dose.
Os autores afirmaram que os resultados indicam evidências de que a reativação do vírus varicela-zoster pode ser um fator modificável associado ao risco de demência. Segundo o estudo, apesar da consistência dos achados, ainda não é possível estabelecer uma relação de causa e efeito definitiva, motivo pelo qual novas pesquisas devem ser realizadas.
Bahia vai receber 44 mil doses contra bronquiolite e pneumonia
A Bahia receberá, do Sistema Único de Saúde (SUS), 44.525 doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório, responsável por bronquiolite e pneumonia em recém-nascidos. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), o medicamento chegou a Salvador na última quarta-feira (3) e a vacinação deverá foi iniciada nesta quinta (4), na Região Metropolitana. Um cronograma para todo Estado está sendo elaborado.
O imunizante será distribuído gratuitamente e destinado a grávidas a partir da 28ª semana, que receberão uma dose única por gestação. O medicamento, que pode custar até R$ 1,5 mil na rede privada, passa a fazer parte da rotina estadual.
A vacina chegará à capital e será distribuída para unidades de municípios próximos logo após o desembarque nesta quarta. Um cronograma específico será estruturado para orientar o fluxo de vacinação e organizar os atendimentos nas redes municipal e estadual.
A Sesab orienta que gestantes compareçam às unidades com documentos pessoais e cartão de pré-natal para agilizar o atendimento. A pasta também reforça que não há restrição de idade para aplicação, desde que a gestante esteja no período recomendado.
Mais Lidas
Anvisa determina recolhimento de panetones e chocotones contaminados com fungos
Saúde
Novo medicamento contra o Alzheimer: como age o Lecanemabe e quem pode usar
Ministério da Saúde veta produção de vacina contra a dengue da Takeda
Anvisa determina recolhimento de panetones e chocotones contaminados com fungos
Últimas Notícias
Resumo de Êta Mundo Melhor de 12 a 17 de janeiro: revelações, ameaças e romances em risco
Semana da novela é marcada por ciúmes, confrontos e um atentado que muda os rumos da trama
Resumo de Três Graças de 12 a 17 de janeiro: segredos, confrontos e novas revelações movimentam a semana
Investigação sobre a escultura e conflitos familiares ganham força nos próximos capítulos da novela
Resumo Coração Acelerado de 12 a 17 de janeiro: estreia da novela traz paixões, desencontros, fuga e momentos de humilhação
Trama musical que estreou em 12 de janeiro acompanha a trajetória de uma jovem cantora em busca de espaço e reconhecimento
Eleições 2026: Lula lidera disputa presidencial e vence adversários da direita no 1º turno
Pesquisa nacional indica vantagem do atual presidente em diferentes cenários e aponta empate técnico apenas contra Tarcísio de Freitas no 2º turno
Bahia tem 2ª maior taxa de presos que não retornaram após saidinha de Natal no Brasil
Com 8,1% de evasão, Estado fica atrás apenas do Rio de Janeiro em termos percentuais
BBB 26 estreia com prêmio histórico, retorno do Quarto Branco e primeira madrugada marcada por estratégias e conflitos
Reality abre temporada com mistura de anônimos, famosos e ex-participantes, além de dinâmica de resistência valendo vagas na casa
Pesquisa mostra Lula com 50% de desaprovação e 47% de aprovação entre eleitores
Levantamento nacional aponta cenário de divisão política e avaliação negativa em áreas estratégicas do governo federal
Operação Overclean: PF mira deputado Félix Mendonça Jr. por esquema de desvios de emendas na Bahia
Nova fase investiga esquema de corrupção e lavagem de dinheiro; STF determinou bloqueio de R$ 24 milhões do pedetista baiano
Palmeiras x Vitória: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações
Duelo eliminatório, às 19h30, define quem avança para a próxima fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior
Anvisa aprova medicamento injetável para prevenção do HIV com aplicação semestral
Sunlenca passa a integrar o arsenal de prevenção do HIV com aplicação a cada seis meses