PF diz que Ramagem fugiu por Roraima; Moraes determina prisão do parlamentar
Decisão de Moraes não menciona a eventual fuga, embora tenha sido motivada pelo contexto do descumprimento das medidas impostas
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a prisão preventiva do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). O parlamentar foi visto em um condomínio de luxo na cidade de North Miami, nos Estados Unidos, apesar de estar condenado a 16 anos de reclusão por envolvimento na trama do golpe. Ramagem deixou o Brasil mesmo com medidas cautelares que proibiam sua saída do país.
A ordem foi emitida um dia após a confirmação de que Ramagem já se encontrava fora do território nacional.
Fuga
A Polícia Federal (PF) informou que o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) deixou o Brasil de forma clandestina por Boa Vista, capital de Roraima, logo após ser condenado pela Suprema Corte a 16 anos de prisão. Segundo os investigadores, o parlamentar cruzou a fronteira para Venezuela ou Guiana, e de lá embarcou rumo aos Estados Unidos.
Conforme a PF, as autoridades já tinham conhecimento da fuga antes que a informação chegasse à imprensa. A saída ocorreu utilizando rotas fronteiriças do Estado, que faz divisa com ambos os países.
Diante das informações, a Polícia Federal enviou uma comunicação ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Após receber a denúncia, Moraes determinou nesta sexta-feira (21) a prisão do parlamentar.
Processo contra Ramagem
O processo que envolve o deputado está na fase dos embargos. A Primeira Turma do STF negou os primeiros embargos de declaração, e o prazo para apresentação dos segundos embargos se encerra na segunda-feira (24). A decisão de Moraes não menciona a eventual fuga, embora tenha sido motivada pelo contexto do descumprimento das medidas impostas.

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Viagem aos EUA e medidas cautelares
Segundo informações do portal PlatôBR, divulgadas na quarta-feira (19), Alexandre Ramagem teria chegado aos Estados Unidos em setembro, seguindo trajeto que incluiu voo até Boa Vista e deslocamento de carro até a fronteira com a Venezuela ou a Guiana. O deputado possuía medidas cautelares do STF, como a apreensão de todos os passaportes e proibição de se ausentar do país.
O parlamentar mantém passaporte diplomático válido até 2027. Até o momento, não há indicação se o STF flexibilizou a cautelar que impedia a viagem. O decreto de prisão acolheu pedidos da Polícia Federal e manifestação da Procuradoria-Geral da República, vinculados à ação do golpe.
O ministro Alexandre de Moraes também poderá solicitar a inclusão do nome de Ramagem na difusão vermelha da Interpol, lista que indica os mais procurados em todo o mundo.
Condenação e contexto legal
Na ação relacionada ao golpe, Ramagem foi condenado pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe e organização criminosa. Ele sempre negou participação na trama. Apesar do trânsito em julgado, a execução da prisão ainda depende de autorização da Câmara dos Deputados.
Na quarta-feira (19), o PSOL encaminhou ofício à Polícia Federal solicitando a prisão do deputado. No dia seguinte, protocolou pedido similar no STF. A decisão de Moraes já havia sido tomada, mas ainda corria sob sigilo. Parlamentares da sigla alegam que a ida de Ramagem aos Estados Unidos configura tentativa de fuga da pena.
“A residência ou permanência no exterior, conforme noticiado, pode configurar risco real de fuga, justificado para a decretação de prisão cautelar. Além disso, a gravidade dos crimes imputados – tentativa de golpe, organização criminosa – reforça a necessidade de cautela e intervenção judicial urgente para garantir a aplicação da lei”, afirmam os parlamentares em documento enviado ao STF.
Especialistas apontam que, com a negativa de recursos na semana passada, Ramagem, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros condenados se aproximam do momento da execução da pena, prevista para ocorrer a partir da próxima semana.
Até o momento, Ramagem não se manifestou publicamente sobre o caso, nem por meio de advogados ou assessoria. No último mês, ele divulgou vídeos comentando apenas questões relacionadas ao trabalho parlamentar.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
BBB 26 estreia com prêmio histórico, retorno do Quarto Branco e primeira madrugada marcada por estratégias e conflitos
Reality abre temporada com mistura de anônimos, famosos e ex-participantes, além de dinâmica de resistência valendo vagas na casa
Pesquisa mostra Lula com 50% de desaprovação e 47% de aprovação entre eleitores
Levantamento nacional aponta cenário de divisão política e avaliação negativa em áreas estratégicas do governo federal
Operação Overclean: PF mira deputado Félix Mendonça Jr. por esquema de desvios de emendas na Bahia
Nova fase investiga esquema de corrupção e lavagem de dinheiro; STF determinou bloqueio de R$ 24 milhões do pedetista baiano
Palmeiras x Vitória: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações
Duelo eliminatório, às 19h30, define quem avança para a próxima fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior
Anvisa aprova medicamento injetável para prevenção do HIV com aplicação semestral
Sunlenca passa a integrar o arsenal de prevenção do HIV com aplicação a cada seis meses
Jacuipense x Vitória: onde assistir, horário e prováveis escalações
Duelo em Feira de Santana, às 19h15, coloca frente a frente duas equipes em busca da primeira vitória no Campeonato Baiano 2026
Simm oferece 382 vagas emprego em Salvador com salários de até R$ 3,2 mil nesta terça-feira
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho
Enxaguada de Yemanjá 2026 reúne Carlinhos Brown e convidados no Rio Vermelho; veja detalhes
Evento acontece em 2 de fevereiro, na Vila Caramuru, com Carlinhos Brown e convidados; ingressos estão à venda online e no Shopping Barra
Transalvador inicia credenciamento presencial de veículos para o Carnaval 2026
Transalvador abre postos no Shopping Barra e na Ferreira Costa para credenciamento de veículos que circularão nas áreas de restrição do Carnaval 2026
Mercado financeiro reduz projeção do IPCA para 4,05% em 2026 e prevê queda na Selic
Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (12) pelo Banco Central, mostra melhora gradual nas expectativas de inflação