Vixe: Roma, carta na manga pra 2026 e 2028. Otto Filho quer o Senado. A reforma de Bruno e o descontentamento do PP. E a mudança tímida de Jerônimo
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor ‘como a roda gira’ nos bastidores
A reforma e os aliados
A Câmara de Salvador aprovou, nesta terça-feira (17), o projeto de reforma administrativa, encaminhado pelo prefeito Bruno Reis (UB), que cria a Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro. Segundo o Executivo, o objetivo é promover a atuação descentralizada dos órgãos e entidades da Prefeitura. Antes, essa pasta estava sob o comando da Secretaria de Governo. Agora, segundo os próprios aliados, deverá atender a pedidos e acomodar alguns quadros que perderam a última eleição.
Reparação LGBTQIA+
Dentro da reforma de Bruno, o projeto prevê a criação do Conselho de Política de Administração e Remuneração de Pessoal, órgão colegiado permanente, de natureza consultiva, vinculado à Secretaria Municipal de Gestão (Semge). Também ficou autorizada a instituição do Serviço Social Autônomo, com o objetivo de desenvolver ações e prestar serviços de assistência às pessoas com deficiência. Outra mudança é que a Secretaria Municipa de Reparação (Semur) passa coordenar as ações de defesa da comunidade LGBTQIA+.
PP insatisfeito
Quem não está nada satisfeito com a reforma administrativa do prefeito Bruno Reis é o PP. A bancada do partido na Câmara, que elegeu cinco vereadores, está se sentido “excluída do processo”. A informação é que o secretário Cacá Leão não tem se movimentado para aparar as arestas e arrefecer os ânimos com os progressistas. Há quem diga na sigla que ele esteja mais preocupado em cuidar das coisas da prefeitura, já que deverá ser candidato a deputado federal pelo União Brasil, em 2026. “E ao PP, nada”, como disse nesta terça um progressista, que transita bem no Palácio Thomé de Souza.
Bloco com o PL
O movimento hoje na Câmara é que os cinco vereadores eleitos pelo Partido Progressista se unam aos dois vereadores do PL, formando uma bancada coesa, comandada indiretamente pelo presidente liberal João Roma, podendo atuar de forma independente no Legislativo, caso seja necessário o endurecimento nas relações.
PL: o fiel da balança
Com o protagonismo de João Roma na cena municipal, ele cresce como nome da oposição para disputar o comando do Governo do Estado em 2026, caso o ex-prefeito ACM Neto desista de entrar na disputa. Com isso, além de se fortalecer para desafios futuros, o dirigente do PL ainda garante a reeleição da sua esposa, a deputada federal Roberta Roma, que já transita com desenvoltura em Brasília. Dono do maior orçamento partidário do momento, o PL pode ser o fiel da balança nas próximas eleições na Bahia.
Roma para prefeito
A depender do resultado da eleição para o governo, em 2026, o ex-ministro João Roma poderá se viabilizar, inclusive, como candidato a prefeito de Salvador em 2028, embaralhando o jogo na base do prefeito Bruno Reis, causando ciumeira na atual vice-prefeita Ana Paula Matos e no deputado federal Leo Prates, virtuais candidatos ao Thomé de Souza pelo PDT.
De olho no governo
Já outra ala da base do ex-prefeito ACM Neto diz que o candidato a governador em 2026 poderá ser o prefeito eleito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, que deixaria o comando da Princesa do Sertão para disputar nova eleição, renunciando para o atual vice Pablo Roberto, do PSDB, assumir a gestão do município. Há quem diga, inclusive, que esse teria sido um dos acordos para o deputado abrir mão do mandato para assumir a vice. O que pesaria nessa operação seria o fato de Zé Ronaldo já ter renunciado à prefeitura para disputar o governo estadual em 2018 e não venceu.
Reforma acanhada
E por falar em reforma administrativa, quem também está tendo que se desdobrar para fazer as mudanças no seu secretariado é o governador Jerônimo Rodrigues (PT). Segundo avaliação de seus próprios aliados, as mudanças até agora foram acanhadas, “pra não dizer tímidas”, fazendo ajustes pontuais na própria gestão. Na segunda-feira (16), ele chegou a dizer que estava finalizando os ajustes para anunciar mudanças no primeiro e segundo escalões até esta sexta-feira (20).
O corte e a costura de Jero
“Eu estou ainda no corte e costura. Na semana passada, nós anunciamos novos nomes. A gente está viajando, mas estamos trabalhando à noite, com os partidos, com a equipe. Eu espero que até sexta a gente possa estar anunciando. Se não for sexta, será antes do Natal. E não será só nomes para secretarias, mas também para órgãos da nossa administração”, declarou o governador ao Portal M! durante a entrega de unidades habitacionais no Centro Histórico de Salvador.
Nomeação de Rosalvo
Essa semana, o governador descartou que a nomeação de Antonio Rosalvo, candidato derrotado da prefeita Moema Gramacho, seja um afago à aliada de Lauro de Freitas. O petista foi cedido ao governo estadual, após perder a disputa para a vereadora Débora Régis, do União Brasil, que se elegeu com 59,61% dos votos. “Fizemos um convênio e ele está cedido para o Governo do Estado, ele está no gabinete. Ele tem frequentado, como tantos outros, e ajuda nas minhas agendas e articulações. Essa é a intenção”, explicou o governador.
Mudanças na Comunicação
O governador da Bahia anunciou as primeiras alterações em sua equipe na última semana. As mudanças envolvem quatro secretarias. Entre os nomes, o ex-chefe de gabinete da Secretaria de Comunicação, Luciano Suedde, assumiu interinamente a pasta. Para o posto, estão sendo cogitados o experiente jornalista André Ferraro e o diretor-geral do Irdeb, Flávio Gonçalves, que poderão assumir o lugar de André Curvello, que deixou o governo depois de 10 anos.
Mudanças tímidas
Para a Secretaria de Relações Institucionais (Serin) vai Adolpho Loyola, que deixou a chefia de gabinete do governador para substituir Jonival Lucas. Já o ex-subchefe de gabinete, Maurício Weidgenant, assumiu no lugar de Loyola. Na pasta do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o vereador Augusto Vasconcelos ocupará o cargo no início de 2025, sucedendo Davidson Magalhães, que foi indicado pelo PCdoB para assumir cargo no governo federal.
De olho no Senado
O deputado federal Otto Alencar Filho (PSD) tem descartado com veemência a possibilidade de abandonar o mandato para disputar a vaga de vice-governador em 2026. Quem conversa com ele diz que a única possibilidade de desistir da reeleição para a Câmara Federal seria para disputar a vaga ao Senado no lugar do atual senador Angelo Coronel, que poderia abrir mão da reeleição e negociar a indicação do filho, Angelo Coronel Filho, para presidir a Assembleia Legislativa no próximo ano.
Rui para a Câmara Federal
No entanto, esse movimento não serviria para acomodar o ministro da Casa Civil, Rui Costa, na vaga de Coronel no Senado. O PSD, comandado na Bahia pelo senador Otto Alencar, não estaria disposto a abrir mão do Senado para abrigar o petista, já que o senador Jaques Wagner e o governador Jerônimo deverão disputar a reeleição. Nesse cenário, caberia ao ex-governador concorrer a uma vaga na Câmara Federal. A conferir.
*Prezados leitores, a Coluna Vixe! estará de recesso nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. Retornaremos no dia 8 com Muita Informação! Boas Festas a todos.
Mais Lidas
Vixe
Últimas Notícias
Vixe: Roma, carta na manga pra 2026 e 2028. Otto Filho quer o Senado. A reforma de Bruno e o descontentamento do PP. E a mudança tímida de Jerônimo
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor 'como a roda gira' nos bastidores
Prefeito lamenta desaparecimento de mergulhador e espera que seja encontrado com vida
Autoridades buscam soluções enquanto comunidade aguarda notícias sobre o caso
Zucco lidera oposição e Capitão Alden assume vice-liderança da bancada na Câmara Federal em 2025
Segundo ele, a bancada continuará focada nos interesses do povo brasileiro, garantindo um trabalho coerente
‘Onde me chamar eu vou’, afirma Ana Paula Matos sobre o seu futuro na gestão de Bruno Reis
A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos (PDT), afirmou estar à disposição do prefeito Bruno Reis (União Brasil) para assumir qualquer função que lhe seja confiada na gestão municipal. A declaração foi feita nesta quarta-feira (18), durante a entrega de uma obra de contenção de encosta no bairro de Tancredo Neves. Especulações sobre o futuro […]
Prefeito comemora aprovação da LOA e agradece Otto e Coronel por empréstimo no Senado para obras em Salvador
CAE do Senador autoriza US$ 125 mi para teleférico, BRT, restauração do Elevador Lacerda e observatório no Subúrbio Ferroviário
Presidente da Fieb aponta crescimento da indústria acima do esperado e prevê desafios para economia em 2025
Para Carlos Henrique Passos, Brasil deve fechar 2024 com aumento entre 3,4% e 3,5% do PIB, superando previsões iniciais do mercado
Governador antecipa salários de dezembro e decreta ponto facultativo no fim de ano
Pagamento de servidores e 13º salário deve movimentar R$ 4,2 bilhões na economia da Bahia; serviços essenciais serão mantidos
Bruno Reis nega envolvimento da Prefeitura de Salvador em esquema investigado pela PF
Declaração do prefeito foi dada durante entrega de nova contenção de encosta no bairro Tancredo Neve
Mais de 350 mil pessoas devem passar pela rodoviária de Salvador neste Natal e Réveillon
Movimentação intensa no terminal rodoviário e no ferry-boat marcam início das festas de fim de ano
AL-BA vota 2º turno da LOA nesta quarta e entra em recesso parlamentar
Deputados votaram mais de 100 projetos, como aumento de professores de universidades estaduais, Comenda 2 de julho e título de cidadão baiano