Vixe! Fogo amigo na cúpula do PT. As novas rusgas entre Wagner e Rui e a pressão pela chapa de 2026. ACM Neto sem prefeitos. E mais, pesquisa acende sinal de alerta no governo Jerônimo

Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor como a roda gira nos bastidores


Osvaldo Lyraequipe
Osvaldo Lyra e equipe 13/08/2025 11:36 • Vixe
Vixe! Fogo amigo na cúpula do PT. As novas rusgas entre Wagner e Rui e a pressão pela chapa de 2026. ACM Neto sem prefeitos. E mais, pesquisa acende sinal de alerta no governo Jerônimo -
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

Sinal de alerta

As reais preocupações da cúpula próxima ao governador Jerônimo Rodrigues não estão na avaliação pessoal do governador, mas no desempenho do seu governo. Pesquisa de opinião encomendada pelo secretário de Comunicação, Marcos Di Flora, e apresentada na semana passada ao chefe do Executivo, acendeu uma luz amarela quanto à percepção pública sobre a administração estadual. Enquanto o estudo apontou que a imagem pessoal do governador tem saldo positivo de 73% de ótimo, bom e regular, a avaliação do Governo acumula 26% de ruim e péssimo no conjunto da Bahia, chegando a 38% em Salvador e com viés de alta nos dois casos. O sinal de alerta foi acionado.

Jerônimo e Marcos Di Flora
Crédito: Secom Gov/BA

Fogo amigo

Informações chegadas de Brasília essa semana deram conta de que a decisão da Procuradoria-Geral da República (PGR), de indicar ao Supremo Tribunal Federal a existência de novos indícios do envolvimento do ministro da Casa Civil, Rui Costa, no caso dos respiradores, teria sido fruto do famoso “fogo amigo”. O retorno do assunto aos holofotes teria sido orquestrado por gente graúda da Bahia. O caso, que investiga um prejuízo de R$ 48 milhões aos cofres públicos, refere-se a um contrato para a aquisição de respiradores na pandemia, que nunca foram entregues.

Deputado solicita abertura de CPI para investigar supostos desvios em compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste
Rui Costa
Crédito: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

PGR se pronuncia

Segundo a manifestação do Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, o então governador Rui Costa assinou um contrato que previa o pagamento integral e antecipado pelos respiradores, sem a exigência de garantias para o poder público. A empresa contratada, Hempcare Pharma, não possuía experiência ou capacidade técnica para fornecer os equipamentos. Como resultado até agora, os baianos ficaram no prejuízo.

Paulo Gonet
Crédito: Divulgação/Senado

Voltou a azedar

Parece que voltou a azedar a relação entre o senador Jaques Wagner e o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Primeiro, Wagner impôs derrota a Rui na disputa pela Prefeitura de Salvador, ao emplacar o vice-governador Geraldo Júnior como candidato em 2024. Depois, colocou o time em campo para garantir a eleição de Tássio Brito no comando do PT, em sucessão ao atual presidente Éden Valadares.

Rui Costa e Jaques Wagner
Crédito: Secom/GovBA

Mandato de federal?

Agora, Wagner teria mandado recados para Rui abandonar o sonho de disputar a chapa majoritária em 2026, seja para o governo ou Senado, pois isso estava ameaçando a relação sólida com o PSD, dos senadores Otto e Angelo Coronel, e poderia fragilizar o governador Jerônimo Rodrigues. Há quem diga, inclusive, que restará a Rui disputar a eleição para deputado federal, sob a justificativa de ajudar a eleger uma ampla bancada do PT no próximo ano.

Rui Costa, ministro da Casa Civil
Ministro Rui Costa
Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Minando o aliado?

O ambiente se complicou mais ainda, após chegarem informações para o governador Jerônimo Rodrigues de que Rui, seu antecessor, estava “minando” sua gestão, na tentativa de fragilizá-lo, para que fosse convocado para disputar o governo no seu lugar. Ao saber do ocorrido, Wagner teria corrido para se unir a Jerônimo, numa ofensiva contra o atual ministro da Casa Civil. Nos últimos dias, integrantes da cúpula do PT baiano chegaram a descartar qualquer possibilidade de Rui assumir o protagonismo na majoritária de 2026. E isso, com o aval do presidente Lula. É muita informação!

Rui Costa e Jerônimo Rodrigues
Crédito: PT Bahia

Candidatura natural

E por falar na chapa majoritária encabeçada pelo PT, o deputado federal Diego Coronel, do PSD, reafirmou, nesta última terça-feira (12), que a pré-candidatura do seu pai à reeleição, senador Angelo Coronel, “é legítima e natural”. Contudo, o corregedor da Câmara dos Deputados não descartou a possibilidade de um plano B, caso o cenário político estadual mude, sobretudo com as movimentações do PT, que articula uma “chapa puro sangue” para a próxima eleição.

Diego e Angelo Coronel
Crédito: Divulgação

O peso do PSD

Ainda em entrevista à Rádio Mix Salvador, Diego Coronel destacou a força política do PSD, comandado na Bahia pelo senador Otto Alencar, que lhe permite assegurar a vaga na majoritária do próximo ano. De acordo com ele, seu partido possui nove deputados estaduais, seis federais, dois senadores, quase 130 prefeitos e presença em praticamente todo o interior baiano, o que, na visão dele, justifica a reivindicação do espaço na chapa governista. Segundo o deputado, por ora, o PSD segue na base do governador Jerônimo e do presidente Lula, mas aguarda a evolução do quadro nacional para tomarem qualquer decisão, inclusive, de marchar na chapa da oposição.

Otto Alencar descarta antecipar debate sobre 2026 e reafirma apoio a Angelo Coronel
Otto Alencar
Crédito: Equipe M!

A dúvida de Zé Cocá

O prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), voltou a falar essa semana sobre a possibilidade de disputar a vaga vice na eleição de 2026, seja na chapa do governador Jerônimo Rodrigues, do PT, ou na do vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, pela oposição. Apesar das especulações, o prefeito pediu paciência e disse que está focado em concluir o seu mandato como gestor da cidade. De acordo com ele, foram realizadas pesquisas mostrando que a população local quer que ele continue no cargo. “O desejo da população de Jequié hoje é que eu continue prefeito para concluir o meu mandato. Então, é por isso que eu tenho que fazer essa avaliação com muita paciência”. Zé Cocá disse ainda que a única forma de deixar a prefeitura seria “para atender a um chamamento”.

Zé Cocá (PP)
Prefeito Zé Cocá
Crédito: Equipe M!

O veto de Lula

Ainda é uma incógnita a votação sobre o veto do presidente Lula ao aumento do número de deputados federais. Caso o veto seja mantido e o número de 513 parlamentares preservado, a Bahia perderá dois deputados federais e seis deputados estaduais na Assembleia Legislativa. Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Paulo Azi (União) afirmou que o resultado da votação pelo Congresso é “imprevisível”, pois a proposta que ampliava o número de deputados foi aprovada por margem apertada. De acordo com ele, haveria maioria na Câmara para derrubar o veto, mas no Senado não.

Lula questiona voto de pessoas da periferia em políticos ricos: 'É colocar raposa no galinheiro'
Presidente Lula
Crédito: Ricardo Stuckert/PR

Perda de força

A mudança foi exigida após pedido do Pará para corrigir distorções causadas pelo crescimento populacional em alguns estados. Caso o Congresso não aprovasse a readequação até 30 de junho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faria a alteração. Com dois deputados a menos na Câmara, a Bahia certamente perderá força nas negociações políticas em Brasília. Até agora, os senadores Otto Alencar e Angelo Coronel já anunciaram que votarão para derrubar o veto do Planalto. O senador Jaques Wagner, até agora, foi o único que não se pronunciou.

Congresso Nacional
Congresso Nacional
Crédito: Pedro França/Agência Senado

Sem prefeitos

Pelas contas extraoficiais do governo baiano, já passa de 350 o número de prefeitos baianos que apoiam o governo Jerônimo Rodrigues. Enquanto a oposição minimiza os números, falando que prefeito só não resolve a eleição, a articulação política do governo comemora o feito. Há que diga que a expectativa é para a chegada de 2026, para saber se tudo que tá sendo prometido pelo governador vai efetivamente se cumprir. “Ou se, mais perto da campanha, os prefeitos farão o caminho de volta para apoiar ACM Neto”, como disse um próprio integrante do PSD essa semana.

ACM Neto anuncia retomada de viagens pelo interior da Bahia após avanço de Jerônimo Rodrigues em diálogo com prefeitos
ACM Neto
Crédito: Divulgação/UB-BA

Caminho de volta

Nos últimos dias, inclusive, a prefeita de São Sebastião do Passé, Nilza da Mata (PSD), firmou parceria com o governador e classificou a nova aliança como um “casamento civil”. A declaração da prefeita significa mais uma baixa na base de ACM Neto, uma vez que ele havia contado com o apoio da gestora na campanha de 2022. “Eu quero agradecer meu governador, que tanto eu desejei esse momento. E dizer muito obrigada por tudo e pode contar. Já lhe disse lá na sala e digo toda hora: confie nessa humilde pessoa, nessa parceria, o senhor nunca mais se decepcionar”, disse a prefeita, que havia deixado a base esquerdista para apoiar ACM Neto.

Prefeita Nilza da Mata
Crédito: Divulgação

Rebelião à vista

Os 15 projetos enviados pela Prefeitura de Salvador mal chegaram na Câmara Municipal e já mostraram a necessidade de uma maior atenção por parte do Executivo. Vereadores governistas (de vários partidos) começaram a falar sobre a dificuldade que o prefeito Bruno Reis (UB) terá para aprovar as matérias. São projetos relacionados à mudanças da Lei de Ordenamento de Uso do Solo, empréstimos e outros que exigirão um maior diálogo entre o Executivo e o Legislativo. Tem vereador se arvorando a afirmar que a bancada independente na Casa será ampliada, caso o prefeito não melhore a relação com sua base e passe a liberar obras e demandas solicitadas pelos governistas.

Bruno Reis
Prefeito Bruno Reis
Crédito: Gleisy Canedo/Equipe M!
Osvaldo Lyra

Osvaldo Lyra

Filho de seu Osvaldo e dona Marinalva, nasceu em Ruy Barbosa, mas foi em Salvador que descobriu o amor pela comunicação e política. Multimídia, passeia por site, rádio, TV, jornal e assessoria. É Muita Informação!

Mais Lidas

Vixe

Últimas Notícias

Efeito Caiado muda o jogo: PSD articula chapa puro-sangue e ‘xerifão da República’, diz João Santana -
Política 30/01/2026 às 10:34

Efeito Caiado muda o jogo: PSD articula chapa puro-sangue e ‘xerifão da República’, diz João Santana

Para marqueteiro baiano, principal desafio para sigla é sustentar uma candidatura presidencial de oposição sem implodir seus acordos regionais


Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem no STF sobre R$ 12 bilhões em créditos -
Política 30/01/2026 às 10:03

Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem no STF sobre R$ 12 bilhões em créditos

Acareação no Supremo Tribunal Federal expõe versões conflitantes sobre origem de carteiras de crédito vendidas pelo Banco Master ao BRB


Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia -
Política 30/01/2026 às 09:32

Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia

Última audiência de instrução em Feira de Santana reúne deputados, policiais e familiares envolvidos no caso


Resumo BBB 26 de sexta-feira (30): liderança de Maxiane agita a casa, semana do Big Fone e madrugada é marcada por tretas e choro -
BBB 26 30/01/2026 às 09:01

Resumo BBB 26 de sexta-feira (30): liderança de Maxiane agita a casa, semana do Big Fone e madrugada é marcada por tretas e choro

Vitória na Prova do Líder redefine VIP e Xepa, enquanto conflitos com Milena dominam madrugada e semana promete reviravoltas


Lavagem da Ceasinha estreia no Rio Vermelho com cortejo de baianas, música e gastronomia neste domingo -
Cultura 30/01/2026 às 08:30

Lavagem da Ceasinha estreia no Rio Vermelho com cortejo de baianas, música e gastronomia neste domingo

Evento gratuito acontece na Ceasinha do Rio Vermelho e antecede a programação oficial da Festa de Iemanjá


Flávio Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH por falta de legitimidade -
Cidades 30/01/2026 às 08:00

Flávio Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH por falta de legitimidade

Ministro do Supremo Tribunal Federal considerou que entidade autora não tem legitimidade para questionar medida federal


85 Frases Engraçadas: mensagens divertidas para status, legendas e risadas garantidas -
Artigos e afins 30/01/2026 às 07:45

85 Frases Engraçadas: mensagens divertidas para status, legendas e risadas garantidas

Confira 85 frases engraçadas para status e legendas: humor leve, ironia e deboches do bem para arrancar risadas no WhatsApp e Instagram.


Inep começa a emitir declaração do ensino médio para candidatos do Enem a partir desta sexta-feira -
Cidades 30/01/2026 às 07:30

Inep começa a emitir declaração do ensino médio para candidatos do Enem a partir desta sexta-feira

Documento poderá ser solicitado online por estudantes maiores de 18 anos que atingiram pontuação mínima exigida no exame


Prefeitura monta força-tarefa com ações de saúde, segurança e limpeza para Festa de Iemanjá no Rio Vermelho -
Cidades 30/01/2026 às 07:00

Prefeitura monta força-tarefa com ações de saúde, segurança e limpeza para Festa de Iemanjá no Rio Vermelho

Operação envolve diversas secretarias municipais e tem como foco assegurar segurança, organização, atendimento à população e respeito às tradições religiosas


Prefeitura lança planejador de viagens para ajudar usuários do transporte público em Salvador -
Cidades 29/01/2026 às 23:00

Prefeitura lança planejador de viagens para ajudar usuários do transporte público em Salvador

Ferramenta lançada pela Prefeitura é integrada ao aplicativo KIM e reúne dados de ônibus, metrô e BRT em um só ambiente digital