Vixe! Conversas impublicáveis vazam e chocam vereadores. As mudanças no secretariado de Bruno em Salvador. E a reforma de Jerônimo dá nova cara a seu governo
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor ‘como a roda gira’ nos bastidores

Conversas impublicáveis
O vazamento de uma troca de mensagens feita por integrantes da Prefeitura de Salvador tem deixado muita gente que viu o conteúdo de cabelo em pé. O bate papo num grupo intitulado “Empoderadas PMS” contém conversas impublicáveis, envolvendo comentários e avaliações de integrantes da gestão municipal. Vixe!
Pede pra sair
Quem leu o conteúdo diz que tem gente do próprio Palácio Thomé de Souza pedindo que seja dado “um aperto” nas protagonistas do bate-papo. Na Câmara de Vereadores, a conversa repercutiu de forma negativa. Teve parlamentar defendendo, inclusive, que cabeças rolem no staff municipal. “Faltou respeito. Se fosse eu, pedia pra sair, para evitar constrangimentos alheios”, completou ontem um vereador governista. É muita informação!

Ana Paula na Secult
O prefeito Bruno Reis anuncia nesta quarta-feira o nome de vice-prefeito Ana Paula Matos na Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). Durante solenidade no Palácio Thomé de Souza, na Praça Municipal, o prefeito apresentou a vice, que assume a titularidade. A pasta vinha sendo chefiada interinamente por Walter Pinto Jr., que substituiu o ex-secretário Pedro Tourinho.

De volta à Seinfra
Cresce a expectativa para que o prefeito Bruno Reis anuncie na próxima segunda mais uma mudança no seu secretariado. Quem transita com desenvoltura pela Prefeitura diz que as arestas com o Republicanos foram aparadas e que o vereador Luiz Carlos Souza deverá assumir a Secretaria de Infraestrutura, posto que ocupava até julho do último ano.

Espaço da IURD
Quem acompanha de perto essa movimentação diz que o partido, ligado à Igreja Universal do Reino do Deus (IURD), deverá manter, além da Seinfra, a pasta de Manutenção e a Desal. A informação é que os integrantes do Republicanos queriam assumir o comando da Sucop, mas, como não conseguiram, terão como compensação a gestão dos contratos responsáveis pelas reformas e construção de campos, turbinando a secretaria. No lugar de Luiz Carlos deverá assumir, já na próxima semana, o suplente de vereador Beca, do Republicanos.

Vaga do União Brasil
Quem também deverá ser licenciado do mandato nos próximos dias é o vereador de Salvador, Alberto Braga, do União Brasil. Ele deverá ser anunciado pelo prefeito Bruno Reis para assumir a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia. Em seu lugar, assumirá o primeiro suplente do partido, Orlando Palhinha.

Bate cabeça no governo
Informações desencontradas e a morosidade nas respostas tem deixado o governador Jerônimo Rodrigues de cabelo em pé com integrantes do seu governo. Recentemente, uma reunião foi convocada com todas as secretarias para discutir as ações e fazer o alinhamento sobre o Carnaval. No encontro, três valores diferentes de investimentos foram anunciados, o que teria deixado o governador contrariado com a falta de unidade nas informações.

Desencontro de informações
Pelo que se comenta no Centro Administrativo da Bahia, o desencontro de informações nos órgãos do governo tem deixado estupefata muita gente do próprio staff, mostrando um movimento desconexo e a falta de cuidado com a gestão da máquina estadual.
Críticas da oposição
Ontem, inclusive, o ex-prefeito ACM Neto disparou, em entrevista à rádio Itapoan FM, que o secretariado estadual “é desorganizado” e falta liderança na gestão petista. “O secretariado de Jerônimo é fraco. Muita gente que não sabe pra onde toca a banda. A verdade é essa. E você ali com um governador que não se envolve, que não mergulha, que não cobra, que não coordena, não existe isso. O resultado quem paga é o povo”, disparou. É muita informação!

Comparação de gestões
Na entrevista, ACM Neto comparou a atual gestão estadual com sua experiência na Prefeitura de Salvador, destacando que assumiu a cidade em um cenário de crise, mas conseguiu reverter a situação com planejamento e liderança. “Quando eu assumi a prefeitura, tava aquele desastre, terra arrasada. Sabe o que é que me diziam? A Prefeitura de Salvador é uma máquina de moer e triturar a reputação de políticos. Eu saí com 86% de aprovação”, completou.

Novo perfil
E por falar no governador Jerônimo Rodrigues, quem transita com desenvoltura pela governadoria diz que o chefe do Executivo estadual começa a fazer mudanças que darão uma nova cara a seu governo. A ideia é ter auxiliares mais conectados a seu perfil, como aconteceu com a escolha da Embasa, onde o servidor efetivo Gildeone Almeida foi confirmado na estatal. Referendado na última sexta pelo Conselho de Administração (Consad), Gildeone era apontado como “nome de confiança” de Jerônimo no órgão. Ele substitui Leonardo Goes, que deixou o cargo em dezembro do ano passado.

E a Comunicação?
Outra mudança aguardada dentro e fora do governo é na Secretaria de Comunicação. Desde a saída do jornalista André Curvello, em dezembro, o subsecretário Luciano Sued responde interinamente pela pasta. A expectativa do mercado é saber se o atual titular será efetivado ou se o governador convocará novo nome para substituí-lo.

Convites negados
A informação que chegou ontem para o Portal M! era que o governador teria convidado duas pessoas próximas ao ministro das Comunicações, Sidônio Palmeira, para ocupar o posto, mas teve os convites negados. Recentemente, o próprio governador empurrou essa decisão para depois do Carnaval e disse aguardar definições do presidente Lula sobre a reforma no seu ministério. Até lá, a pasta segue sob o comando do experiente Sued.

Super secretário
Quem conhece de perto o governador diz que a ascensão do secretário Adolpho Loyola para a pasta de Relações Institucionais, acumulada com a chefia de gabinete, já era uma mostra do perfil dos auxiliares mais conectados com o próprio governador. Loyola, inclusive, conseguiu elevar a função que ocupa ao posto de secretário, passando a ter staff, o que não tinha atuando só como chefe de gabinete.

O veto de Rui
Adolpho, inclusive, foi escolhido como chefe de Gabinete, mas não tinha o status de secretário. Antes de assumir, o então governador Rui Costa retirou do projeto de reforma do secretariado a função de secretário para o posto, apesar do desenho solicitado por Jerônimo. A pasta tinha a função de secretariado nos governos de Jaques Wagner, com Fernando Schimidt e Edmon Lucas.

Status de secretário
Agora, o governador conseguiu vitaminar o trabalho do auxiliar, transformando-o num super secretário, o que acabou criando certa ciumeira na governadoria. Loyola hoje, dizem no CAB, tem tinta na caneta e a possibilidade de autorizar obras e ações, liberar emendas, fazer nomeações e tocar processos na gestão que se sobrepõem a outros secretários que atuam próximos ao governador. É muita informação!

Mais Lidas
Vixe
Últimas Notícias

ACM Neto reúne aliados e discute estratégias para eleições de 2026 na Bahia

Esnobado pela Time: Lula não entra na lista dos 100 mais influentes do mundo em 2025
Esta é a primeira vez, desde 2019, que Brasil não tem representantes na publicação, que é dividida em seis categorias

Vitória tenta surpreender Fluminense de Renato Gaúcho e embalar no Brasileirão
Partida ocorre às 18h30 deste domingo (20), em confronto válido pela 5º rodada do Brasileirão

Anatel vai estudar impacto de número crescente de satélites em órbita
Apenas na última semana, Starlink obteve autorização para lançar mais 7,5 mil satélites

17 mil itens e clássicos inesquecíveis: acervo digital homenageia Mario Vargas Llosa
Ação integra acervo da BiblioSP e oferece acesso gratuito a clássicos do Nobel de Literatura, como 'A festa do bode' e 'A guerra do fim do mundo'

Arcebispo primaz do Brasil, Jerônimo e Lula enviam mensagem de Páscoa
‘Que a Ressureição de Cristo inspire renascimentos dentro de nós: mais amor, mais paz, mais propósito’, diz prefeitura de Salvador

Papa Francisco faz breve aparição e pede cessar-fogo em Gaza em mensagem de Páscoa: ‘a paz é possível’
Missa foi presidida pelo cardeal Angelo Comastri, mas homilia foi preparada pelo próprio pontífice

Nem todo mundo comemora: descubra o que a Páscoa significa (ou não) para outras religiões
Data cristã mais importante do calendário também é marcada por simbolismos pagãos e tradições judaicas milenares

Resumo BBB 25 de sábado (19/4): Finalistas definem melhores e piores momentos e avaliam trajetórias no reality
Participantes foram surpreendidos com presença de figuras conhecidas da televisão brasileira

Gleisi alerta para risco no projeto do imposto de renda e faz apelo por pressão popular
Governo teme manobras no IR e aposta em apoio da população para manter taxação dos ricos

Verdadeira origem do ovo de Páscoa: de símbolo de fertilidade a tradição cristã
Símbolo de fertilidade e renascimento atravessou milênios e culturas, chegando ao chocolate moderno