Vereadores de Salvador instalam comissões e negam tensionamento entre Câmara e prefeitura
Mesmo sendo maior bancada, União Brasil ficará no comando apenas da Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente
Reginaldo Ipê/CMS
Os vereadores de Salvador instalaram, na manhã desta quinta-feira (6), as 13 comissões permanentes que integram a Câmara Municipal. O presidente e o vice de cada colegiado foram eleitos pelos próprios parlamentares. Cada comissão é composta por sete vereadores titulares e dois suplentes, obedecendo à proporcionalidade dos partidos e bancadas da legislatura.
A definição dos colegiados ocorre num momento de tensionamento na relação entre o prefeito Bruno Reis (União Brasil) e o presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz (PSDB), que tem aguardado o cumprimento do acordo feito entre o prefeito e o deputado federal Adolfo Viana, para o PSDB indicar o titular da Secretaria Municipal de Educação. No meio dessa queda de braço, o partido do prefeito, o União Brasil, perdeu espaço na Câmara e, mesmo sendo a maior bancada, vai presidir apenas uma das 13 comissões técnicas, que foram instaladas no legislativo.
União Brasil vai presidir comissão que vai discutir PDDU
Conforme edição extra do Diário Oficial do Legislativo na quarta-feira (5), o União Brasil comandará apenas a Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, presidida pelo vereador Paulo Magalhães Júnior. O que se falava na Câmara, na manhã desta quinta-feira (6), era que, pelo menos, a sigla desempenhará um papel super importante ao longo do ano, já que ficará responsável pela polêmica revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU).
No ano passado, o partido controlava a influente Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), também sob a liderança de Magalhães Júnior, e a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Relações Institucionais, presidida pelo vereador Claudio Tinoco, que agora ocupa o cargo de primeiro secretário da mesa-diretora.
O presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz, que está à frente da federação formada pelo PSDB e Cidadania, decidiu retirar o União Brasil do comando das comissões. O tucano optou por colocar o vereador de oposição João Cláudio Bacelar (Podemos) na presidência da Comissão de Desenvolvimento Econômico, por exemplo, contrariando a indicação do UB, que havia sugerido o nome de Alberto Braga.
Disputa por cargos estratégicos
Outro ponto de atrito foi a tentativa do União Brasil de colocar a vereadora Marcelle Moraes na presidência da Comissão de Finanças, Orçamento e Controle. Muniz recusou a indicação e colocou Daniel Alves (PSDB) no comando, com Paulo Magalhães Júnior, aliado mais próximo, como vice-presidente.
O vereador Duda Sanches, também do União Brasil e defendido pelo partido para presidir a CCJ, acabou não sendo indicado para liderar nenhum colegiado, reforçando a perda do partido na distribuição de poder dentro da Câmara.
Distribuição de comissões entre partidos
A divisão do comando das comissões demonstra a fragmentação do poder na Câmara. O PSDB e o PDT ficarão à frente de duas comissões cada, enquanto Republicanos, PP, DC, PL, PCdoB, PT, Podemos e PSB liderarão uma cada. As comissões estão sendo oficialmente instaladas na manhã desta quinta-feira (5), quando os presidentes e vices serão formalmente eleitos. No entanto, a publicação no Diário Oficial já indica os nomes preferidos de Carlos Muniz para os cargos, prática comum no processo legislativo.
Lista completa das presidências das comissões:
- Comissão de Constituição e Justiça
Presidente: Sidninho (PP)
Vice: Aladilce (PCdoB) - Comissão de Finanças, Orçamento e Controle
Presidente: Daniel Alves (PSDB)
Vice: Paulo Magalhães Júnior (União) - Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente
Presidente: Paulo Magalhães Júnior (União)
Vice: Rodrigo Amaral (PSDB) - Comissão de Transporte, Trânsito e Serviços Públicos
Presidente: Hélio Ferreira (PCdoB)
Vice: Anderson Ninho (PDT) - Comissão de Defesa do Consumidor
Presidente: Roberta Caíres (PDT)
Vice: Jorge Araújo (PP) - Comissão de Educação, Esporte e Lazer
Presidente: Cris Correia (PSDB)
Vice: Téo Senna (PSD) - Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Relações Internacionais
Presidente: João Cláudio Bacelar (Podemos)
Vice: Marcelle Moraes (União) - Comissão de Planejamento Familiar e Previdência
Presidente: Débora Santana (PDT)
Vice: Maurício Trindade (PP) - Comissão de Reparação
Presidente: Marta Rodrigues (PT)
Vice: Ireuda Silva (Republicanos) - Comissão dos Direitos da Mulher
Presidente: Ireuda Silva (Republicanos)
Vice: Isabela Souza (Cidadania) - Comissão de Assistência Social e Pessoas com Deficiência
Presidente: Cézar Leite (PL)
Vice: Fábio Souza (PRD) - Comissão de Cultura
Presidente: Sílvio Humberto (PSB)
Vice: André Fraga (PV) - Comissão de Legislação Participativa
Presidente: Alex Alemão (DC)
Vice: Eliete Paraguassu (PSOL)
A distribuição das comissões evidencia um cenário político de tensão e reposicionamento de forças dentro da Câmara Municipal de Salvador. O desenrolar desse impasse poderá impactar diretamente na tramitação de projetos e na governabilidade do prefeito Bruno Reis, que precisará redefinir estratégias para manter o apoio no Legislativo. Enquanto isso, a base aliada na CMS aguarda a mudança no secretariado, mesmo após o chefe do Executivo já ter dito diversas vezes que não tem pressa para mudanças nas cadeiras.
Mais Lidas
Geddel reage a rumores e crava: MDB não cede a vice na chapa de 2026
Política
Após a morte de Alan Sanches, saiba quem ficará com a vaga na AL-BA
TCE lamenta a morte do deputado estadual Alan Sanches
Duda Sanches presta homenagem emocionada ao pai Alan durante missa na AL-BA
Últimas Notícias
Resumo de Três Graças de 19 a 24 janeiro: Misael planeja crime
Confira o que vai rolar na nova a novela das 9, escrita por Aguinaldo Silva e com direção artística de Luiz Henrique Rios
Resumo de Coração Acelerado de 19 a 24 de janeiro: Agrado e Eduarda fogem e Naiane se declara a João Raul
Confira o que vai rolar na nova a novela das 7, escrita por Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 19 a 24 de janeiro: Morte de Miriam e milagre para Sandra
Confira o que vai rolar na semana da novela das 6, escrita por Walcyr Carrasco e Mauro Wilson, com direção artística de Amora Mautner
Resumo BBB 26 de segunda-feira (19/01): Madrugada expõe racha, arrependimentos e consagra baiano como estrategista
Pós-Paredão foi marcado por choro, leitura de jogo, críticas a votos, debate sobre alianças e movimentações que redesenharam o clima da casa
Sisu 2026 abre inscrições nesta segunda-feira e oferta mais de 24 mil vagas na Bahia
Seleção nacional para universidades públicas traz novo modelo com uso de até três notas do Enem e amplia oportunidades no Estado
Vitória empata com Porto-BA fora de casa, tem jogador expulso e segue sem vencer no Baianão
Rubro-Negro sai na frente em Porto Seguro, mas sofre gol no segundo tempo e chega ao terceiro empate seguido na competição estadual
Bruna Marquezine prestigia ensaio da Timbalada em Salvador e recebe boas-vindas de Carlinhos Brown, confira giro de fotos
Show deste domingo reuniu a atriz, integrantes do clã Gil na plateia e a participação de Felipe Pezonni no palco
Wagner Moura ‘agradece’ Bolsonaro e diz que ex-presidente inspirou ‘O Agente Secreto’
Em entrevista ao The Daily Show, ator também critica a Lei da Anistia de 1979
Mortes violentas de pessoas LGBT aumentam em 2025, aponta relatório nacional
Baixa visibilidade oficial e números alarmantes reforçam urgência de políticas públicas e debate sobre violência motivada por homofobia
Ensaio do Cortejo Afro terá participações de Alinne Tosa e Sambaiana nesta segunda-feira no Pelourinho
Apresentação acontece na Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba, com início do show às 21h