Trombose venosa causa 113 internações diárias no Brasil; entenda riscos e sintomas
Dia Mundial da Trombose, lembrado em 13 de outubro, tem o objetivo de conscientizar sobre a doença

A trombose venosa, um problema de saúde global silencioso e frequentemente fatal, é responsável por 113 internações diárias no Brasil, segundo alerta da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). Com a formação de coágulos que obstruem a circulação sanguínea, essa condição pode ocorrer em diversas partes do corpo, mas é mais comum nas pernas (trombose venosa profunda) e pulmões (embolia pulmonar). O Dia Mundial da Trombose, comemorado em 13 de outubro, tem o objetivo de conscientizar sobre a doença que ainda provoca inúmeras mortes evitáveis.
Ao formar coágulos no interior das veias, principalmente nas pernas, a trombose venosa impede o fluxo adequado do sangue, o que afeta o sistema cardiovascular. Entre os sintomas estão manchas arroxeadas ou avermelhadas, inchaço, dor e desconforto nas áreas atingidas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de uma a cada quatro mortes está associada a complicações provocadas pela trombose, como infarto e AVC.
“No Brasil, a incidência da trombose também é alta, com estimativas de aproximadamente 180 mil novos casos por ano, destacando-se como um importante fator de morbidade e mortalidade. A condição é responsável por grande parte das hospitalizações, especialmente entre pacientes idosos, acamados ou que passaram por cirurgias recentes”, apontou a cirurgiã vascular, Suzanna Sanches.
Além das mortes, a trombose pode causar complicações severas nos sobreviventes, como a síndrome pós-trombótica, que gera sintomas crônicos, incluindo inchaço e dor nas pernas, comprometendo a qualidade de vida.
“Pacientes que sofrem uma trombose ou embolia pulmonar também têm maior risco de desenvolver novos eventos tromboembólicos ao longo da vida, exigindo monitoramento contínuo e, muitas vezes, uso prolongado de anticoagulantes”, afirmou.
Suzanna esclarece que a trombose, muitas vezes, não apresenta sintomas claros, dificultando o diagnóstico precoce. Quando há sinais, podem incluir dor, inchaço e calor no local afetado. No caso de embolia pulmonar, os sintomas podem ser mais graves, como dor no peito, dificuldade para respirar e batimentos cardíacos acelerados, exigindo atenção médica imediata. “É uma doença que causa um impacto na qualidade de vida dos pacientes, com consequências como incapacidade para o trabalho, estresse pós-trombótico e abalos emocionais”, disse.
Prevenção
No combate à trombose, a prevenção desempenha um papel fundamental. A adoção de hábitos simples, como evitar longos períodos de imobilidade, manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e realizar acompanhamento médico, ajuda a reduzir o risco da doença.
Grupos de risco, como fumantes, pacientes em tratamento de câncer, gestantes, mulheres que usam anticoncepcionais, pessoas com sobrepeso e aqueles com histórico familiar de trombose, devem receber uma atenção especial.
“A trombose é uma doença grave mas que, na maioria dos casos, pode ser prevenida. Existem muito recursos e tratamentos. E tudo começa com o acesso à informação”, enfatizou a especialista.
Leia também:
Seis transplantados no RJ contraem HIV após receberem órgãos contaminados, diz Secretaria
Hospital Geral Roberto Santos implanta Central de Maqueiros
Iniciativa arrecada frascos de vidro para bancos de leite materno
Mais Lidas
Descubra sinais iniciais da Doença de Parkinson e como agir rapidamente
Saúde
Saúde nos Bairros oferece serviços gratuitos em Salvador até 25 de abril
Descubra sinais iniciais da Doença de Parkinson e como agir rapidamente
Últimas Notícias

AGU aciona PF e PGR por fala de deputado que desejou morte de Lula
Declarações foram feitas pelo parlamentar durante sessão da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados

Descubra como acessar 133 mil livros de graça nas bibliotecas estaduais da Bahia
Nos primeiros quatro meses de 2025, 2.159 usuários retiraram livros nas unidades espalhadas em Salvador e Itaparica

Juscelino Filho retorna à Câmara após escândalo e suplente perde mandato
Deputado Ivan Júnior deixa cargo após curta passagem; União Brasil articula novo nome para Ministério das Comunicações

Motofaixa na Bonocô reduz quase 60% dos acidentes com motos em apenas 30 dias
Faixa exclusiva para motoqueiros em Salvador melhora segurança viária e pode ser expandida para outras avenidas da capital

Bahia reforça segurança com 328 novos peritos
Agentes atuarão na capital e no interior do Estado, fortalecendo investigação criminal e sistema de justiça

Menopausa precoce atinge 30 milhões de brasileiras: sinais que você não deve ignorar
Condição impacta fertilidade, saúde óssea e qualidade de vida antes dos 40 anos

Hábitos simples podem atrasar em até 50% surgimento do Alzheimer, revela especialista
Neurologista Tiago Cerqueira alerta para importância da prevenção precoce e explica principal sintoma e fatores de risco da doença

Crime por registro íntimo não autorizado pode render até 5 anos de prisão com novo projeto
Proposta da deputada federal Lídice da Mata (PSB) foi aprovada na CCJ e agora segue para apreciação no plenário da Câmara dos Deputados

Vixe! Jerônimo tenta sacudir governo e promete trocar secretário. Lula e Bolsonaro serão candidatos? Quem pode entrar na disputa e os impactos da eleição nacional na Bahia
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor como a roda gira nos bastidores

José Ronaldo faz balanço de 100 dias, prevê obras em Feira e anuncia micareta histórica em 2025
Prefeito faz balanço de 100 dias de governo e destaca desafios encontrados ao reassumir 'Princesinha do Sertão'