Novembro Azul: oncologista explica pesquisa promissora de vacina contra câncer de próstata
João Paulo Medrado contou detalhes sobre imunizante em teste nos EUA, falou dos avanços em técnicas cirúrgicas e destacou a importância do diagnóstico precoce
O Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre a saúde masculina, que reforça a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado do câncer de próstata. Em entrevista ao Portal M!, o médico João Paulo Medrado, oncologista do Hospital Aristides Maltez e do Hospital Mater Dei Salvador, falou sobre os avanços mais recentes no tratamento da doença, com destaque para uma vacina em fase de testes nos Estados Unidos – novidade que traz esperanças no combate ao câncer de próstata.
“É um tipo de imunoterapia chamada de vacina contra o câncer”, explicou Medrado. “Quem está à frente desse projeto é o doutor Fernando Tomé Kreutz, um pesquisador brasileiro da PUC do Rio Grande do Sul, com vasta experiência na área, tendo iniciado seus estudos no Canadá desde 1996. Ele identificou um antígeno relacionado ao câncer de próstata, o que permite desenvolver uma resposta imunológica mais eficiente contra a doença”, detalhou.
Segundo o oncologista, essa pesquisa está atualmente em fase 2 de estudos clínicos nos Estados Unidos, um passo importante que avalia a eficácia e segurança da substância, chamada FK-PC 101.
Esta etapa da pesquisa é decisiva para determinar se o medicamento pode reduzir as chances de recidiva em pacientes já tratados com a cirurgia. “Esse fármaco tem como objetivo aumentar a proteção do paciente, tentando diminuir as chances de o câncer voltar após uma cirurgia da próstata. Essa substância trabalha mobilizando o sistema imunológico da pessoa para atacar as células cancerígenas, caso o câncer volte a se manifestar”, explica o oncologista. “Se os resultados forem favoráveis, essa vacina pode ser uma inovação no tratamento do câncer de próstata em casos específicos”, projeta.
O pesquisador brasileiro que lidera a pesquisa sobre a vacina, Fernando Kreutz, fundou uma empresa voltada para a criação de imunoterapias. Segundo o oncologista, o método utilizado nesse tratamento inovador já é adotado em outros fármacos.
“Funciona de forma semelhante ao sipuleucel-T, um medicamento aprovado pelo FDA, em que se coleta uma amostra do tumor do paciente e, fora do organismo, a equipe médica trabalha para ensinar as células imunes a reconhecerem as células cancerígenas”, afirma João Paulo Medrado. Ele destaca ainda que a substância é reintroduzida no organismo para fortalecer o sistema imunológico e combater o câncer.
O oncologista celebra o fato de uma pesquisa de destaque mundial ser liderada por um cientista brasileiro, mostrando a importância e o valor da ciência nacional. “É muito gratificante ver o desenvolvimento da ciência brasileira nesse cenário tão competitivo, com um estudo tão promissor e de impacto internacional. A ciência avança para trazer mais esperança e opções para os pacientes”, reforça.
Tratamento cirúrgico e técnicas avançadas
O especialista também ressaltou os avanços nas técnicas cirúrgicas para o tratamento do câncer de próstata, voltadas para minimizar as sequelas da intervenção.
“Hoje, contamos com abordagens minimamente invasivas, como a laparoscopia e a cirurgia robótica, que permitem uma recuperação mais rápida”, explica o oncologista. “Essas técnicas também têm aprimorado a preservação de nervos essenciais para a função erétil, o que reduz as chances de sequelas, como incontinência urinária e impotência”, completou.
Diagnóstico precoce: o papel do rastreamento
O diagnóstico precoce é fundamental, e existem diferentes abordagens para identificar a doença em estágios iniciais. O médico João Paulo Medrado explica que o câncer de próstata pode ser detectado em fases iniciais, geralmente através de exames como o PSA (antígeno prostático específico) e o toque retal.
“Esses exames, recomendados durante o Novembro Azul, são cruciais para identificar a doença antes que ela apresente sintomas, o que permite um tratamento mais efetivo. Combinando os exames de PSA e o toque retal, podemos detectar alterações na próstata que indicam a necessidade de uma biópsia, confirmando ou descartando o diagnóstico”, explica.
Para os homens que já apresentam sintomas, como dificuldade para urinar ou sangramento, o médico orienta a realização de exames complementares. “Esses sintomas também podem estar associados a outras condições, mas é importante que a possibilidade de câncer seja excluída por um profissional qualificado”, ressalta.
População afrodescendente: cuidados redobrados
Estudos populacionais, sobretudo nos Estados Unidos, têm mostrado que homens afrodescendentes podem apresentar maior predisposição para desenvolver câncer de próstata em idades mais precoces.
“A recomendação para afrodescendentes é iniciar o rastreamento aos 45 anos, especialmente para aqueles com histórico familiar”, ressalta o oncologista. “No Brasil, sobretudo na Bahia, onde a distinção de descendência é mais complexa, o ideal é conversar com o médico para estabelecer a idade apropriada para iniciar o rastreamento, levando em conta fatores familiares e hábitos saudáveis”.
Importância de hábitos saudáveis e exames regulares
Para João Paulo Medrado, é fundamental que o Novembro Azul seja visto não só como um incentivo ao diagnóstico precoce, mas também como um lembrete sobre a importância de manter hábitos saudáveis.
“O câncer de próstata, em muitos casos, se desenvolve lentamente e pode ser acompanhado com segurança por um oncologista ou urologista antes de iniciar tratamentos invasivos. Adotar uma rotina de atividades físicas, manter o peso controlado, reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são fatores que contribuem para uma saúde masculina melhor e para reduzir os riscos de diversas doenças”, orienta.
Mais Lidas
Brasil recupera status de país livre do sarampo após cinco anos
Saúde
Semana Brasileira do Aparelho Digestivo começa nesta quinta-feira em Salvador
OMS diz que vacinas contra o sarampo salvam cinco vidas por segundo
Casos de mpox no Brasil somam 1.578 em 2024, com maioria no Sudeste
Casos notificados de coqueluche cresce em 2024 e atinge maior número em 10 anos
Novembrinho Azul alerta para cuidados essenciais com crianças e adolescentes
Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Grupo de empresários da saúde participa de summit em Lisboa
Brasil recupera status de país livre do sarampo após cinco anos
Últimas Notícias
Universidade oferece atendimento gratuito para MEIs
Dados do governo e da CNT sobre rodovias divergem
Combate ao Aedes aegypti é reforçado na Bahia até esta sexta-feira
Festival Música Viva traz artistas independentes em shows gratuitos no Centro Histórico
Evento, que acontece nos próximos dias 29 e 30, promove diversidade musical, formação profissional e produção de renda para jovens
Semana Brasileira do Aparelho Digestivo começa nesta quinta-feira em Salvador
Programação se estende até o próximo domingo (24); especialista fala sobre importância de conhecer doenças e atuar na prevenção
Brasil e China firmam 37 acordos bilaterais durante visita de Xi Jinping
Pactos abrangem áreas estratégicas como agricultura, comércio, investimentos, infraestrutura e energia
Após repercussão negativa, esposa de Paquetá esclarece polêmica sobre o Pelourinho
Influenciadora digital se viu no centro de uma controvérsia após afirmar que tirou as joias ao visitar o Centro Histórico de Salvador
Inquérito sobre atos golpistas do 8 de janeiro será concluído ainda nesta semana
Polícia Federal investiga quatro suspeitos que planejaram matar Lula, Alckmin e Moraes
Divulgação de aprovados do Enem dos Concursos é adiada por decisão judicial
Previsto para sair nesta quinta-feira (21), o resultado agora depende de um novo cronograma
Ex-ator da Globo, Claudio Cinti pede ajuda a seguidores depois de voltar a ser internado
Impossibilitado de trabalhar como taxista, ele quer auxílio para bancar despesas médicas
PT pede arquivamento de projeto que anistia envolvidos no 8 de janeiro
Partido argumenta que a proposta é 'inoportuna' e 'inconveniente'
Detrans alertam sobre golpe envolvendo notificações falsas de irregularidades na CNH
Criminosos imitam canal oficial do governo federal e enviam links falsos; motoristas de 19 estados foram vítimas, inclusive na Bahia
Cinco anos da morte de Gugu: confira homenagem de Rose Miriam
Apresentador teve a morte confirmada no dia 22 de novembro de 2019, após ficar internado nos EUA