Estudo aponta relação entre consumo em excesso de carne vermelha a maior risco de câncer colorretal em jovens
No Brasil, de acordo com Ministério da Saúde, colorretal é o terceiro tipo de câncer mais frequente, ficando atrás apenas de mama e de próstata
Jovens com câncer colorretal apresentam níveis mais elevados de metabólitos ligados à dieta do que pacientes com mais de 60 anos. É o que mostrou um novo estudo da Cleveland Clinic, publicada na revista NPJ Precision Oncology.
Esses metabólitos, derivados principalmente da alimentação, foram relacionados ao consumo de carne vermelha e processada, sugerindo que o consumo excessivo desses alimentos pode aumentar o risco de desenvolvimento precoce de câncer colorretal. A doença afeta o intestino grosso, o reto e o ânus, geralmente se originando de mutações genéticas em pólipos, que são massas formadas na parede do trato gastrointestinal.
“Sabemos que muitos cânceres podem ter algum impacto da alimentação. Mas não temos isso especificamente tão ligado, tão relacionado quanto no câncer de cólon, em que essa correlação é muito clara, até porque ele sofre ação direta dos nutrientes nessa transformação celular”, afirma Celso Cukier, nutrólogo na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.
Embora o consumo excessivo de carne vermelha já fosse considerado um fator de risco para esse tipo de câncer, anteriormente essa relação era atribuída ao alto teor de gordura saturada presente nesses alimentos. Pesquisas posteriores mostraram que tanto as gorduras quanto as proteínas da carne vermelha podem alterar o microbioma intestinal.
“E isso estaria relacionado a um aumento das possibilidades do desenvolvimento do câncer colorretal”, explica Cukier.
Crescimento dos casos
No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, o colorretal é o terceiro tipo de câncer mais frequente, ficando atrás apenas de mama (73.610 casos por ano) e de próstata (71.730 casos por ano). A estimativa anual é de 45.630 novos casos da doença por ano.
Embora seja mais prevalente entre os idosos, órgãos como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) alertam para o crescimento no número de casos na população mais jovem. “Essa faixa etária já representa mais de 10% do total de casos novos dessa doença”, afirmou Anelisa Coutinho, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).
Segundo ela, apesar de parte desses casos ter origem hereditária, a grande maioria é esporádica, sem fatores genéticos identificados. Uma pesquisa do Inca projetou que a probabilidade de morte prematura pela doença entre pacientes de 30 a 69 anos pode aumentar em 10% até 2030.
O novo estudo aponta um possível motivo para esse aumento do risco entre jovens, além de indicar potenciais opções para diagnóstico precoce e prevenção da doença. Ainda de acordo com Anelisa, a pesquisa de sangue oculto nas fezes e a colonoscopia são métodos já utilizados para a detecção precoce desse tipo de câncer. No entanto, estudos como o da Cleveland Clinic podem apontar caminhos para a inclusão de assinaturas de microbioma como biomarcadores para o diagnóstico da doença.
Alimentação é principal aliada
A Sociedade Brasileira de Patologia aponta que cerca de 30% de todos os cânceres de intestino têm como causa o sedentarismo ou a falta de uma alimentação saudável. Isso inclui o baixo consumo de fibras e a ingestão de mais de 500 gramas de carne vermelha ou processada por semana, além do excesso de bebidas alcoólicas
Dessa forma, além da prática regular de atividade física, manter uma dieta equilibrada é um importante fator de proteção contra o câncer colorretal. “Quanto mais cedo trouxermos os hábitos saudáveis para nossa vida, reduziremos de forma mais consistente a manifestação desse tipo de tumor”, afirma Cukier.
Recomenda-se também o consumo de nutrientes protetores da microbiota intestinal e do organismo, de forma geral. Os principais, no caso do câncer de intestino, são os minerais e as fibras. O cálcio é encontrado em laticínios, em verduras verde escuras e no gergelim, por exemplo. Já o magnésio está presente em grãos integrais e nas oleaginosas, isto é, nas amêndoas, nozes e castanhas. As fibras também estão presentes em leguminosas, grãos integrais, frutas, verduras e legumes.
“Esse é um fator modificável, ou seja, embora complexo, medidas educativas e regulatórias podem contribuir para uma redução desse fator de risco”, conclui Anelisa.
Leia também:
Estudo mostra que processo de envelhecimento acontece em dois momentos da vida; entenda
Estudo feito na Bahia detecta nova variante do HVI em circulação no Estado
Salvador promove programação especial no Agosto Dourado
Mais Lidas
Brasil recupera status de país livre do sarampo após cinco anos
Saúde
Viagens longas no fim do ano aumentam risco de trombose; saiba como prevenir
Ação oferece 300 mamografias gratuitas em Salvador e Lauro de Freitas
Casos de dengue crescem mais de 400% na Bahia em 2024
Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado nesta segunda-feira
Ultraprocessados e álcool custam bilhões ao SUS, revela estudo da Fiocruz
Últimas Notícias
Prefeito nega pressão e diz que ‘não há data para definir novo secretariado’
Bruno Reis critica possível chapa do PT para 2026: ‘uma hora o povo cansa’
Disney anuncia fim de canais por assinatura no Brasil; saiba motivo
Canais ESPN, focados em esportes, continuarão no ar, transmitindo eventos como Copa, Libertadores, NBA e NFL
Júnior Magalhães desconversa sobre saída da Sempre e diz aguardar posicionamento do prefeito
Apesar dos rumores sobre nova função no governo, secretário diz estar focado em concluir sua missão na atual pasta
Fé e Aventura: Turismo religioso e esportivo agitam Salvador, Camaçari e Canavieiras
Programações seguem até próximo domingo, com missas diárias, programações pastorais e competições esportivas
Governo Lula envia PEC ao Congresso com ajustes fiscais e combate a supersalários
Proposta deve ser debatida nas próximas semanas
Erika Hilton será palestrante na Festa Literária de Cajazeiras
Atividades serão realizadas no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador
Arquidiocese de Salvador promove concurso de presépios natalinos
Inscrições são gratuitas e vão até 13 de dezembro; saiba como se inscrever
Policial militar é suspeito de matar jovem e alvejar outro em Salvador; SSP-BA inicia investigação
Crime aconteceu no bairro de Ondina, em Salvador; jovem de 19 anos também foi baleado
Prefeitura de Salvador abre inscrições para organizações no programa de reciclagem
Programa tem como meta fortalecer coleta seletiva, triagem e destinação adequada de resíduos sólidos na capital baiana
Anatel anuncia liberação de sinal 5G em todos municípios do Brasil
Ativação só foi possível devido a retirada total das interferências, causadas pela faixa de frequência de 3,5 gigahertz (GHz)
Taxistas de Salvador podem cobrar Bandeira 2 durante todo o mês de dezembro
Medida está prevista na Lei Municipal 9.283/2017, que regula o serviço de táxi na capital baiana, e entrou em vigor no último domingo