Tiago Correia e Manuel Rocha criticam declarações de secretária sobre MST e agronegócio
Parlamentares afirmam que Neusa Cadore incentiva conflitos no campo e atacam sua posição contrária ao capitalismo

Os deputados Tiago Correia (PSDB) e Manuel Rocha (União Brasil) criticaram as declarações da secretária estadual de Política para as Mulheres da Bahia, Neusa Cadore (PT). Segundo eles, as falas da secretária incentivam conflitos entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o setor produtivo do estado. Para os parlamentares da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), as declarações atacam diretamente o capitalismo e o agronegócio, além de indicarem que a secretária possui inclinações socialistas.
‘Declaração sem noção’, diz Tiago Correia
O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Tiago Correia (PSDB), manifestou indignação com a fala de Neusa Cadore, classificando-a como um discurso irresponsável.
“Lamentável a declaração da secretária, totalmente sem noção. Ela estimula o acirramento entre os movimentos de produtores rurais, afinal, os sem-terra também são produtores rurais. É preciso lembrá-la de que o agronegócio é responsável por quase um terço do PIB do nosso estado, gerando milhares de empregos, principalmente para pessoas com menor qualificação. Uma loucura essa declaração”, criticou Correia, na última sexta-feira (28).
O parlamentar prosseguiu com as críticas à secretária, afirmando que Cadore faz discursos contrários ao capitalismo e em defesa do socialismo. Ele ressaltou que, segundo sua visão, não há nenhum país no mundo onde essa vertente tenha funcionado.
“[Cadore] ataca o capitalismo sem se lembrar de que não existe um país sequer onde o socialismo deu certo. O maior exemplo, que ela inclusive deveria lembrar, é o país vizinho, a Venezuela, onde as pessoas passam fome por falta de alimentos e por uma política desastrosa”, declarou.
Manuel Rocha: “Uma visão perigosa e equivocada”

Outro parlamentar a se manifestar foi o presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da ALBA, deputado Manuel Rocha (União Brasil). Para ele, a fala da secretária “institucionaliza uma visão perigosa” sobre o agronegócio e coloca em risco o setor produtivo do estado.
“Lamentamos e repudiamos profundamente esse tipo de discurso. O mais grave é que ele tenha sido proferido por uma secretária de Estado, o que institucionaliza uma visão equivocada e perigosa. O agronegócio é essencial para a Bahia e para o Brasil. Estimular conflitos entre movimentos e o setor produtivo é inadmissível e representa um retrocesso no debate democrático e na promoção da paz no campo”, afirmou ele, no mesmo dia em que o colega de parlamento se pronunciou.
Rocha também destacou a importância econômica do setor agropecuário, que representa cerca de 30% do PIB baiano. Ele ressaltou que o agronegócio gera milhões de empregos diretos e indiretos, contribuindo para a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico do país.
Conflitos no campo e invasões de terra
O parlamentar do União Brasil também criticou as invasões de terra promovidas pelo MST, especialmente no Extremo Sul da Bahia, e cobrou medidas efetivas do governo estadual para coibir essas ações.
“Invasões de propriedade não podem ser toleradas. São atos ilegais que comprometem a segurança jurídica e o direito à propriedade, pilares fundamentais do nosso Estado Democrático de Direito. É preciso combater essas ações com veemência, sob pena de enfraquecermos a confiança em investir, produzir e gerar empregos na Bahia”, enfatizou Rocha.
Complementaridade entre agricultura familiar e agronegócio
Apesar das críticas às declarações da secretária, Manuel Rocha reforçou que a agricultura familiar e o agronegócio devem ser vistos como complementares, e não como setores antagônicos.
“Não existe contradição entre agricultura familiar e agronegócio. Ambos são fundamentais para o desenvolvimento rural e para a geração de renda nas mais diversas regiões da Bahia. Precisamos incentivar todos os segmentos da produção rural, sempre com responsabilidade, equilíbrio e diálogo”, ponderou o deputado
Mais Lidas
Política
Coronel Sturaro é nomeado diretor-geral da Guarda Civil de Salvador
Projeto de Lei da Reciprocidade pode ser votado na Câmara ainda nesta semana
Últimas Notícias

Saúde, infraestrutura e educação: Jerônimo anuncia pacote de obras em Itapetinga
Pacote inclui construção de um hospital regional e de uma policlínica no município

João Roma aponta atuação do crime organizado em invasões no Extremo-sul da Bahia
Segundo ex-ministro, grupos criminosos utilizam pauta da reforma agrária e da demarcação de territórios indígenas para manipular populações vulneráveis

Ana Paula Matos vistoria obras no Teatro Vila Velha, que passa por modernização e terá acessibilidade ampliada
Intervenções incluem melhorias na acessibilidade e requalificação do espaço

Teatro Gamboa inicia programação de abril com comédia, música e artes visuais
Espaço cultural traz comédia baiana, shows autorais e exposição sobre o Nordeste

SSP e TRE-BA definem planejamento de segurança para eleição suplementar em Ruy Barbosa
Medidas incluem escolta de urnas, patrulhamento e ações preventivas das forças de segurança

Semana Santa movimenta feiras em Salvador e consumidores antecipam compras para economizar
Feiras e mercados de Salvador ampliam horários para Semana Santa

Salvador reforça campanha de vacinação com chegada de 191 mil novas doses contra gripe
Imunização está disponível em 160 postos da cidade para grupos prioritários

Conexão Bahia e Argentina: novo voo direto entre Salvador e Buenos Aires entra em operação
Voo inaugural registrou 85% de ocupação

Presidente da Conder apresenta obras em Salvador durante reunião na Câmara e destaca maior programa de encostas do país
Reunião ocorreu no auditório do Centro de Cultura da CMS

BBB 25: prêmio aumenta para R$ 2,6 milhões após dinâmica de sorte
Grande final do BBB 25 está agendada para dia 22 de abril, quando será revelado vencedor desta temporada