SSP e TRE-BA definem planejamento de segurança para eleição suplementar em Ruy Barbosa
Medidas incluem escolta de urnas, patrulhamento e ações preventivas das forças de segurança

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizaram uma reunião para alinhar o planejamento da Eleição Suplementar na cidade de Ruy Barbosa, que ocorrerá no domingo (6). O encontro aconteceu na sede do TRE-BA, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e contou com a participação do secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, e do presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo da Matta.
Durante a reunião, foram discutidas as ações integradas para garantir a segurança pública durante o pleito. As medidas incluem a escolta das urnas eletrônicas, o patrulhamento nos locais de votação, além de vistorias realizadas pelo Corpo de Bombeiros. Também estão previstas ações preventivas e atividades de inteligência das Forças Policiais.
Segundo o secretário Marcelo Werner, as estratégias seguirão o modelo adotado durante as Eleições Municipais de 2024, com a aplicação de recursos tecnológicos e ferramentas de monitoramento:
“Atuamos de forma integrada com o TRE-BA nas Eleições Municipais em 2024 e implementaremos a mesma dinâmica no pleito, na cidade de Ruy Barbosa. O Disque Denúncia (telefone 181), em regime de 24h, e a Plataforma de Observação Elevada (POE), ampliando a cobertura de câmeras, também serão empregados na operação”, afirmou Werner.
Ferramentas de segurança e monitoramento
Além da Plataforma de Observação Elevada (POE), que garante uma cobertura ampliada com uso de câmeras de vigilância, o sistema de Disque Denúncia (181) estará ativo durante as 24 horas do dia para receber possíveis relatos de irregularidades eleitorais e questões de segurança pública.
As equipes da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros atuarão de forma integrada para assegurar a tranquilidade durante o pleito. A Polícia Civil também participará das ações de inteligência e investigação de possíveis delitos eleitorais.
Disputa eleitoral em Ruy Barbosa: candidatos e pesquisas de intenção de voto
A eleição suplementar ocorre após a inelegibilidade do ex-prefeito Bonifácio (MDB), determinada pelo TRE-BA em outubro de 2023, devido à rejeição da prestação de contas de 2016 pela Câmara de Vereadores. A decisão teve como base o uso irregular de recursos do Fundeb, caracterizando lesão ao bem público para benefício próprio ou de terceiros.
Com a inelegibilidade de Bonifácio, o presidente da Câmara Municipal, Ney Dias (PSB), assumiu interinamente a prefeitura até a definição do novo gestor municipal. A escolha foi acirrada e contou com vitória por 6 votos a 5, garantindo ao vereador a função de prefeito provisório.
Perfil dos candidatos à Prefeitura de Ruy Barbosa
A disputa pela prefeitura de Ruy Barbosa envolve Eridan de Bonifácio (MDB) e Dr. George Brito (PSD).
- Eridan, que tem 69 anos, é vereadora e aposentada, e busca consolidar sua trajetória política após uma tentativa frustrada de eleição em 2020. Seu vice na chapa é Nildo, empresário de 55 anos que também já foi candidato a vice de Bonifácio na eleição passada. A candidata conta com o apoio do MDB, PL, Republicanos e PMB, e declarou um patrimônio de R$ 300 mil.
- Por outro lado, Dr. George, médico de 43 anos, é candidato pela primeira vez e tem como vice a suplente de vereadora Benilda (PT), de 60 anos. Sua coligação envolve o PSD e a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV). O candidato declarou um patrimônio de R$ 44.938,84.
Pesquisa aponta vantagem para Eridan
De acordo com levantamento realizado pela Painel Brasil e encomendado pela Band Bahia, Eridan de Bonifácio lidera a corrida eleitoral com 66,41% das intenções de voto válidos, enquanto o adversário, Dr. George Brito, aparece com 33,59%. A pesquisa também indicou que 0,50% dos eleitores pretendem votar em branco ou nulo, enquanto 2,60% estão indecisos e 0,25% não responderam.
Mais Lidas
Política
Datafolha: 57% dos brasileiros são a favor da reeleição no Executivo
Interesse estratégico faz MDB desejar vice de Lula em 2026
Bolsonaro deve visitar a Bahia entre agosto e setembro, diz João Roma
Últimas Notícias

Catar fecha espaço aéreo após ataque do Irã a base dos EUA

Maria Bethânia anuncia turnê especial em comemoração aos 60 anos de carreira

Lotação máxima fecha acesso ao Largo do Pelourinho durante São João de Salvador; veja a programação de hoje
Medida foi adotada ainda durante o primeiro show da noite, como forma de garantir a segurança dos forrozeiros

São João da Bahia atrai multidão com mistura de ritmos no Pelourinho e programação intensa
Festas no Terreiro de Jesus e na Praça Tereza Batista reúnem atrações variadas e palcos itinerantes com forró, pagode, arrocha e samba junino

Dorgival Dantas, Xand Avião e Simone Mendes levam multidão ao delírio no São João de Santo Antônio de Jesus
Quarta noite da festa reuniu mais de 100 mil pessoas com shows que misturaram romantismo, tradição nordestina e forró animado no Recôncavo baiano

Receitas de canetas emagrecedoras passam a ser retidas a partir desta segunda-feira
A decisão foi tomada em abril pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e entrou em vigor 60 dias após sua publicação no Diário Oficial da União

STF faz acareação entre Mauro Cid e Braga Netto na ação sobre tentativa de golpe de Estado
A segunda audiência colocará frente a frente o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes

Forró, arrocha e samba embalam multidão no Largo Quincas Berro d’Água no quarto dia do São João da Bahia
Com shows de Cacau com Leite, Flor de Maracujá, Eric Woods e Nônô Curvêllo, programação celebrou a diversidade rítmica nordestina

Largo do Pelourinho lota no São João com shows de Olodum, Adelmário Coelho, Negra Cor e Ávine Vinny
Mistura de forró, samba-reggae e sertanejo anima milhares no Centro Histórico de Salvador em mais uma noite dos festejos juninos

Casarão desaba parcialmente no Santo Antônio e preocupa moradores da região
Imóvel histórico na Rua dos Perdões já havia sido afetado por incêndio em fevereiro e aguarda demolição autorizada pelo Iphan

ACM Neto recebe apoio de petista e amplia articulações no interior durante os festejos juninos
Ex-prefeito de Salvador é recebido por lideranças de diferentes partidos no Recôncavo e reforça planos para 2026 com filha ao seu lado

Léo Estakazero critica presença de artistas não nordestinos no São João e defende valorização do forró baiano
Cantor afirma que a festa deve priorizar ritmos típicos do Nordeste e ressalta desafios de representar o forró na Bahia