Sem Bolsonaro, Alden aposta em Michelle como nome forte contra Lula em 2026
Deputado federal defende Tarcísio de Freitas como vice na chapa e relembrou desgaste do atua presidente petista
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
As eleições de 2026 já começam a movimentar os bastidores da política brasileira e um dos nomes que desponta como favorito dentro do bolsonarismo é o de Michelle Bolsonaro. Durante entrevista ao programa De Olho na Bahia, na Rádio Mix Salvador (104.3 FM), nesta segunda-feira (17), o deputado federal Capitão Alden (PL-BA) afirmou, aos jornalistas Matheus Morais e Osvaldo Lyra, que a ex-primeira-dama tem potencial para disputar a presidência e ser a principal candidata da direita caso Jair Bolsonaro seja impedido judicialmente de concorrer.
Desgaste de Lula e divisão na base governista
Ao analisar o cenário político para 2026, Capitão Alden relembrou o desgaste do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e afirmou que até mesmo dentro da base governista há um receio de lançá-lo para a reeleição.
“O presidente atual, Lula, está tão desgastado que a própria base do governo não quer que ele vá para a eleição. Já há brigas internas, discussões que indicam uma possibilidade de derrota caso ele concorra. Ele mesmo já sinalizou que não sabe se vai, não sabe se vem. Isso representa um grande desgaste dentro da própria base”, declarou o deputado.
Segundo Alden, essa instabilidade tem sido percebida de forma mais clara dentro da Câmara dos Deputados, especialmente após a mudança de postura do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), que passou a exigir votações presenciais. Isso teria permitido que mais parlamentares expressassem suas insatisfações nos bastidores.
“Estamos ouvindo cada vez mais nos corredores da Câmara a insatisfação da própria base governista com Lula. Eles têm medo do impacto que essa baixa popularidade pode ter em suas campanhas”, afirmou.
Michelle Bolsonaro como nome viável da direita
O deputado reafirmou sua crença de que o ex-presidente Bolsonaro (PL) anunciará sua candidatura, mas, caso seja impedido pelo STF, o nome da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) surge como a principal opção do grupo político.
“Eu acredito que o presidente Bolsonaro vai anunciar sua candidatura e permanecer como candidato até onde for possível. Mas, se houver qualquer impossibilidade jurídica, o nome mais viável e mais atrativo é Michelle Bolsonaro. Ela é uma mulher, é cristã e consegue atrair votos tanto de um lado quanto de outro”, explicou Alden.
Para o deputado, Michelle tem grande apelo popular e é vista como uma opção de continuidade do projeto bolsonarista. “Ela tem condições de enfrentar Lula de igual para igual, pois herda o espólio eleitoral do ex-presidente. Seu nome agrada tanto a base conservadora quanto setores que buscam uma figura política nova, de postura firme e alinhada com os valores da direita”, disse.
Tarcísio como alternativa ou vice
Questionado sobre a possibilidade do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ser o candidato da direita, Alden reconheceu sua competência para a disputa a presidente nas eleições de 2026. No entanto, acredita que ele funcionaria melhor como vice em uma chapa liderada por Michelle Bolsonaro.
“Tarcísio tem competência e mostrou isso como ministro e agora como governador. Ele é visto como um nome técnico e agregador, mas não tem o mesmo apelo ideológico junto à militância bolsonarista. Eu acredito que a melhor estratégia seria uma chapa equilibrada, com Michelle na cabeça e Tarcísio como vice, justamente para atrair esse outro público que busca estabilidade econômica e gestão eficiente”, analisou.
Alden comparou essa estratégia com a que foi adotada por Lula ao escolher Geraldo Alckmin como vice em 2022. “Foi uma tentativa de buscar equilíbrio. Lula representa o discurso para a militância, enquanto Alckmin agradava o mercado e setores mais moderados. Acredito que, no nosso caso, Michelle faria esse papel de mobilização ideológica, enquanto Tarcísio traria confiabilidade para setores econômicos”, explicou.
Estratégia da direita para 2026
Sobre a estratégia da direita para 2026, Capitão Alden afirmou que o foco será “mostrar a verdade” e conscientizar o eleitorado sobre os erros da esquerda. Ele criticou as políticas do atual governo e disse que a militância bolsonarista estará cada vez mais atuante.
“Não precisamos criar fake news, como diz a esquerda. Vamos simplesmente expor os fatos, os dados e mostrar os impactos negativos das políticas adotadas pelo PT. Nosso trabalho será abrir os olhos da população”, concluiu.
Mais Lidas
Política
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa
Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão
Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina
Equipe vai enfrentar Costa Rica, Venezuela e México em amistosos internacionais entre fim de fevereiro e início de março
Licia Fábio celebra Iemanjá com edição especial do Dois de Fevereiro no Amado, confira giro de fotos
Festa reuniu música, gastronomia e encontros à beira da Baía de Todos-os-Santos em tarde marcada por afeto e tradição
Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público
Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores
Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos
Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar
Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas
Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância
Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência
Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral
Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes
Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes
Prefeitura de Salvador abre inscrições para camarotes acessíveis nos circuitos do Carnaval nesta terça
Cadastro pode ser feito presencialmente ou pela internet
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição