Porta voz da BYD nega denúncia de exploração trabalhista e diz que empresa ‘está cumprindo todas as normas legais’ do país
Governador e ex-ministro defendem transparência e respeito às leis em reunião com autoridades e imprensa
Equipe M!
A denúncia sobre as condições de trabalho na planta da BYD em Camaçari, investigada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), mobilizou o governo da Bahia e a direção da empresa nesta segunda-feira (02). Durante agenda no município, o governador Jerônimo Rodrigues e o ex-ministro das Cidades, porta voz da BYD e vice-presidente da empresa no Brasil, Alexandre Baldy, destacaram medidas de transparência e reafirmaram o compromisso com os trabalhadores.
Baldy assegurou que a empresa está cumprindo todas as normas legais e ressaltou a disposição em colaborar com a investigação. “A BYD primeiro respeita as leis brasileiras. Ela trabalha dentro de toda a legislação municipal, estadual e federal. […] Abrimos as portas, as quais puderam visitar as instalações e a todos os investimentos que estão sendo aqui promovidos e aos empregos que são gerados, de forma transparente”, disse.
Ele também enfatizou que qualquer prática desrespeitosa será tratada com seriedade. “Não há aqui qualquer desrespeito à dignidade humana, não se tolerará aqui qualquer desrespeito à relação entre pessoas”, declarou, complementando: “Nós já enviamos […] o pedido de cancelamento daqueles que aqui por ventura tiveram envolvimento numa troca de acusações ou troca de contatos pessoais que não condizem com atitude de relação entre pessoas”.
Baldy ainda destacou o compromisso da empresa com os brasileiros: “O compromisso da BYD é com o Brasil, é com os brasileiros e com respeito restrito à legislação brasileira […] para que o brasileiro, para que a brasileira, os baianos possam confiar que a BYD veio para o Brasil, para respeitar o Brasil, para investir no Brasil e criar oportunidade para os brasileiros de modo digno”.
Jerônimo Rodrigues defende união entre governo e BYD
Durante seu discurso, o governador Jerônimo Rodrigues reforçou o apoio ao projeto da BYD e a necessidade de apurar os fatos com responsabilidade. “Vocês se comprometeram que irão dar conta de a lei do igual que houve, de apurar o que houve. […] Eu confio muito, e confio muito na senhora, que todos os seus compromissos de fazer com que a BYD ocupa o mercado de automóveis em todo o mundo […] é um trabalho decente”, afirmou.
Jerônimo também ressaltou a parceria com diferentes esferas de governo para garantir o bem-estar dos trabalhadores: “Pode contar com o governo da Bahia, pode contar com o governo federal, pode contar com o município de Camaçari […] nós vamos juntos, tratar bem, zelar bem os operários”.
O governador ainda manifestou preocupação com possíveis motivações políticas por trás das denúncias: “Espero […] que isso não seja […] ação intencionada por competição política e industrial, como nós sofremos há pouco […] Espero que essas denúncias que nos últimos dias aconteceram possam ser denúncias que nos ajude a resolver os temas pendentes”.
Entenda a denúncia
O MPT abriu inquérito no dia 28 de novembro para investigar as condições de saúde e segurança na planta da BYD, após relatos de violência física contra trabalhadores. Segundo o procurador Bernardo Guimarães, a empresa foi notificada a apresentar contratos de trabalho, vistos de estrangeiros e planos de prevenção de acidentes.
Em resposta, a BYD informou que afastou os envolvidos nas agressões e acolheu as vítimas. A companhia também anunciou reforço na fiscalização para assegurar o cumprimento das normas e garantir a dignidade dos trabalhadores.
Com um investimento de R$ 5,5 bilhões e a promessa de 20 mil empregos, o projeto da BYD em Camaçari é visto como estratégico para a economia baiana, mas agora enfrenta o desafio de consolidar a confiança pública diante das denúncias.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Justiça condena Conselho do Yacht Clube por perseguição política contra ex-comodoro Marcelo Sacramento
Yacht Clube da Bahia terá que pagar indenização de R$ 285 mil, corrigidos desde 2019
Carlos Muniz propõe projeto para garantir segurança de corredores de rua em Salvador
Projeto tem o objetivo de reduzir acidentes e ampliar segurança viária dos praticantes
Raila Teixeira destaca protocolos inovadores de emagrecimento durante inauguração da Rio Concept em Salvador
Especialista explica como o cuidado com vitaminas, hormônios e nutrição celular transforma o processo de emagrecimento
Fux estreia na Segunda Turma do STF após deixar colegiado que julga trama golpista
Ministro afirmou que eventuais divergências de entendimento serão encaradas com naturalidade e respeito
COP30: Bruno Reis assina pacto pela descarbonização e destaca liderança de Salvador em sustentabilidade
Pacto estabelece que a valorização energética dos resíduos sólidos urbanos é uma das principais estratégias para reduzir as emissões de carbono
Téo Senna propõe projeto para transformar imóveis ociosos em moradias adaptadas para idosos em Salvador
Segundo o parlamentar, objetivo é garantir dignidade, segurança e inclusão a esse público
Trio titular do Bahia pode voltar a atuar junto após três meses na reta final do Brasileirão
Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro voltam a treinar e aumentam expectativa por reforço no meio-campo diante do Fortaleza
MAM recebe estreia do espetáculo ‘Rainha Vashti’, inspirado na obra da poetisa Myriam Fraga
Espetáculo do Grupo A Roda adapta poema de Myriam Fraga e inaugura temporada em Salvador, unindo literatura, música e arte visual
Silvânia Aquino anuncia saída da banda Calcinha Preta após 23 anos: ‘No meu coração só tem amor’
Comunicado foi divulgado poucos dias após rumores sobre desentendimentos internos entre os integrantes ganharem repercussão
Baile da Santinha 2026: Léo Santana anuncia atrações e abre vendas para edição de verão em Salvador
Evento está marcado para dia 9 de janeiro no Wet Eventos com shows de Ludmilla, Thiaguinho e Natanzinho Lima