Sandro Régis rebate Jerônimo e diz que governador insiste em minimizar crise da violência na Bahia
Deputado critica declaração do petista após megaoperação no Rio e afirma que situação da segurança baiana ‘está longe de estar sob controle’
Divulgação
O deputado estadual Sandro Régis (União Brasil) criticou as declarações do governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre a segurança pública na Bahia. Ao comentar a recente megaoperação policial contra o Comando Vermelho (CV) no Rio de Janeiro, o petista afirmou que a situação no Estado estaria “sob controle”, mesmo com a presença de ramificações da facção criminosa na Bahia, especialmente em Salvador.
Para o parlamentar, no entanto, o governador demonstra desconexão com a realidade e tenta minimizar uma crise que há anos preocupa a população baiana. Na operação nos complexos do Alemão e da Penha, que resultou na morte de mais de 120 pessoas, 16 baianos ligados ao grupo criminoso foram presos e um morto identificado: Júlio Souza Silva, de 26 anos, com envolvimento com o Comando Vermelho na região do Nordeste de Amaralina, em Salvador. Além da Bahia, o CV está presente em outros 24 estados.
“A Bahia precisa de um governador que olhe para a segurança com seriedade. Não dá mais para fingir que o problema não existe”, disse Régis.
Críticas à gestão
Em vídeo publicado nas redes sociais nesta quarta-feira (29), Régis reagiu à fala do petista, destacando os altos índices de violência e o domínio de facções criminosas no Estado.
“Nós temos um Estado que tem cinco das dez cidades mais violentas do Brasil, a Bahia é líder em número de homicídios e temos pelo menos 17 facções criminosas atuando no nosso Estado. Você acha realmente que a violência está sob controle na Bahia?”, questionou.
O parlamentar afirmou que o problema não está nas forças de segurança, mas na falta de gestão e comando político.
“Governador, não faça pouco caso da inteligência do povo baiano. O problema não é a Polícia Militar e nem a Polícia Civil, que fazem seu papel, o que nós temos que fazer é, em 2026, trocar o governador”, bradou.
Régis também apontou que a segurança deve ser tratada como prioridade máxima no próximo governo. “Precisamos escolher um governador que assuma a segurança como prioridade. É hora de fazer a mudança que a Bahia precisa”, concluiu.
Bahia lidera ranking nacional de violência
A fala de Sandro Régis se apoia em números preocupantes. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, divulgado em julho, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, cinco cidades baianas estão entre as dez mais violentas do país. O levantamento consolida o Estado como o mais violento do Brasil em números absolutos de homicídios.
As cidades de Jequié, Feira de Santana, Juazeiro, Simões Filho e Camaçari figuram no ranking. Jequié, localizada no Sudoeste baiano, é a segunda mais violenta do Brasil, atrás apenas de Maranguape, no Ceará. Em termos proporcionais, a Bahia aparece como o segundo Estado mais violento, ficando atrás apenas do Amapá.
O levantamento mostra ainda que, apesar da gravidade, houve uma queda de 8,4% nas mortes violentas em comparação ao ano anterior. Em 2023, seis cidades baianas apareciam no ranking das dez mais violentas, enquanto neste ano o número caiu para cinco.
Redução pontual não muda cenário de insegurança
Mesmo com a leve redução nos índices, especialistas alertam que os números continuam alarmantes. Segundo o anuário, 17 facções criminosas disputam territórios na Bahia, especialmente nas regiões metropolitanas e no interior, o que mantém o estado em situação de vulnerabilidade constante.
As cidades de Jequié, Camaçari, Simões Filho e Feira de Santana apresentaram queda nos índices de violência, enquanto Juazeiro registrou aumento em relação ao relatório anterior. Para Sandro Régis, esses dados reforçam que a Bahia precisa de uma mudança de estratégia na política de segurança pública, com maior investimento em inteligência policial, tecnologia e valorização dos profissionais da área.
“Os números estão aí, as pessoas estão com medo, e o governo insiste em dizer que está tudo bem. Isso é brincar com a realidade de quem vive nas ruas e vê o crime crescendo”, criticou o deputado.
Debate sobre segurança pública deve marcar eleições de 2026
As declarações de Régis surgem em meio ao início das articulações políticas para as eleições de 2026, e a segurança pública deve se consolidar como um dos principais temas da disputa pelo governo da Bahia. Aliado do ex-prefeito ACM Neto (atual vice-presidente nacional do União Brasil), o deputado reforça o discurso de oposição de que o atual governo não tem conseguido conter a escalada da violência.
Com cinco das dez cidades mais violentas do país, a Bahia segue no centro do debate nacional sobre segurança pública. Para Sandro Régis, é urgente “mudar a forma de governar” e “colocar o combate ao crime como prioridade absoluta”.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Prefeitura lança planejador de viagens para ajudar usuários do transporte público em Salvador
Ferramenta lançada pela Prefeitura é integrada ao aplicativo KIM e reúne dados de ônibus, metrô e BRT em um só ambiente digital
Movimentos de mulheres iniciam organização do 8 de Março de 2026 em Salvador diante do avanço do feminicídio
Encontro reúne entidades sindicais, movimentos sociais e organizações da sociedade civil para iniciar a construção coletiva do Março Mulher
Cão Orelha: adolescentes investigados retornam dos EUA e têm celulares apreendidos no aeroporto
Jovens também foram intimados a prestar depoimento, que ocorrerá em data definida pela polícia
Prefeitura abre 300 vagas para credenciamento de novos mototaxistas em Salvador
Conforme a gestão municipal, não há prazo limite para inscrição
Brasil cria 1,27 milhão de postos de trabalho em 2025, mas saldo do Caged recua em relação a 2024
Abertura de vagas com carteira assinada recua 23,7%, enquanto Bahia aparece entre os destaques estaduais
MP-BA apura denúncia contra Ivete Sangalo após criança participar de show em Salvador
Representação questiona adequação de música apresentada em show realizado no Terminal Náutico
Kassab diz que ‘solução política’ definirá candidato do PSD à Presidência e reconhece eleitorado próximo ao bolsonarismo
Presidente da sigla diz que partido se consolida no campo da centro-direita e busca alternativa moderada para a Presidência
Prefeitura entrega quase 5 mil títulos de propriedade em Paripe pelo programa Casa Legal
Programa municipal amplia segurança jurídica e fortalece economia local
André Magal aposta em Carnaval recorde e projeta sold out em todos os dias do Camarote Baiano: ‘Esse ano virou explosão’
Ao M!, sócio do Grupo San Sebastian diz que boa receptividade do público impulsionou a alta procura para a edição 2026
Bloco Camaleão divulga datas de entrega dos abadás para o Carnaval de Salvador; veja quando será
Entre os dias 10 e 14 de fevereiro, a entrega ocorrerá das 12h às 20h. Já entre os dias 15 e 17 de fevereiro, o atendimento será das 10h às 18h