Procurador-geral de Justiça diz que MP-BA vai investigar desabamento na Igreja de São Francisco
Pedro Maia também admitiu possibilidade do clássico Ba-Vi voltar a contar com duas torcidas no segundo semestre do Campeonato Brasileiro
Equipe M!
O procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia, afirmou, nesta segunda-feira (10), que Ministério Pública da Bahia (MP-BA) vai investigar o desabamento da Igreja de São Francisco de Assis, no Pelourinho, na última quarta-feira (5). A afirmação ocorreu durante o lançamento do programa ‘De cara com o líder’, apresentado pelo vice-governador Geraldo Júnior (MDB), na Rádio Baiana FM (89.3). O programa contou com uma entrevista exclusiva com o governador Jerônimo Rodrigues (PT).
“É essencial lamentar profundamente pelas vítimas e também pelo patrimônio histórico, artístico e cultural representado pela Igreja de São Francisco. Trata-se de uma das joias da arquitetura portuguesa no Brasil, uma igreja de grande significado para todos os baianos e brasileiros”, disse ao Portal M!.
Iphan é de responsabilidade do MPF
Por se tratar de um patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a investigação inicial é de responsabilidade do Ministério Público Federal. No entanto, o Ministério Público da Bahia também instaurou um procedimento para acompanhar o caso por meio do Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural (Nudephac).
“Em relação à queda do telhado da igreja, o Ministério Público da Bahia registra, primeiramente, que o templo é um patrimônio tombado pelo Iphan, o que confere atribuição inicial ao Ministério Público Federal para conduzir essa apuração. No entanto, o Ministério Público da Bahia, por meio do Nudephac (Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural), que é um braço da instituição, instaurou um procedimento e está acompanhando todas as movimentações relacionadas ao tema”, afirmou.
Ele ressaltou que a atuação conjunta entre os ministérios públicos da Bahia e Federal será fundamental para dar uma resposta rápida à população. “Essa questão é de extrema relevância para nós, não apenas no que se refere à restauração do patrimônio, mas também em relação às pessoas que foram vitimadas pelo incidente. A eventual responsabilização dos envolvidos será objeto de investigação por parte do Ministério Público da Bahia. Além disso, em parceria com o Ministério Público Federal, trabalharemos para fornecer as respostas necessárias à população da Bahia e do Brasil”, concluiu Pedro.
Procurador admite possibilidade de Ba-Vi com duas torcidas
Ainda em entrevista ao Portal M!, Maia admitiu a possibilidade do clássico Ba-Vi voltar a contar com as duas torcidas no segundo semestre do Campeonato Brasileiro. Segundo ele, a medida dependerá de um alinhamento entre todos os envolvidos, incluindo governos estadual e municipal, forças de segurança e os próprios clubes.
“É possível que tenhamos, sim, um Ba-Vi com torcida visitante no segundo semestre, durante o Campeonato Brasileiro. No entanto, tudo isso depende de uma concertação entre todos os atores envolvidos: o poder público estadual, o poder público municipal, forças de segurança, Federação Bahiana e os clubes. Nosso desejo é fazer cumprir a legislação, garantindo ao torcedor, que é o consumidor desse produto — o espetáculo do futebol, o Ba-Vi —, com toda a segurança necessária”, disse Maia.
Durante entrevista, Pedro Maia também detalhou as ações que o Ministério Público da Bahia (MP-BA) tem adotado para assegurar a segurança nos eventos esportivos, especialmente nos clássicos baianos, e garantir a presença de torcedores visitantes nos estádios, sempre respeitando as normas de segurança previstas pela legislação. A questão da torcida única nos estádios tem gerado debates acalorados entre clubes, torcedores e autoridades.
Segundo Pedro Maia, o Ministério Público não defende essa restrição, mas sim o cumprimento da legislação vigente, em especial o Estatuto do Torcedor, que prevê a destinação de 10% dos ingressos para a torcida visitante. “O que ocorre é que, dentro do estado da Bahia, há aproximadamente oito anos, identificamos uma situação em que o contexto não traria segurança para que os torcedores visitantes frequentassem o estádio. Isso é objeto de um procedimento da Promotoria do Consumidor, que garante aos consumidores, no caso, os torcedores, segurança durante o espetáculo — antes, durante e depois”, explicou.
No entanto, o Ministério Público tem buscado alternativas para restabelecer a normalidade. Uma das iniciativas nesse sentido é a criação do Centro de Autocomposição e Construção de Consensos (Compor), um espaço voltado ao diálogo entre diferentes setores da sociedade, incluindo clubes, federações e forças de segurança.
“Essa temática está sendo debatida nesse espaço, no Compor, com a presença do promotor natural que conduz esse procedimento, do promotor da Promotoria do Consumidor, além de autoridades públicas estaduais, municipais, forças de segurança, a Federação Bahiana de Futebol e os clubes”, explicou Maia.
Clubes preferem torcida única
Ele ressaltou que, apesar da preferência dos clubes Bahia e Vitória por jogos com torcida única, essa decisão não deve ser um impeditivo para a realização de clássicos com torcidas mistas. “Vimos recentemente uma verdadeira barbárie na cidade do Recife, no jogo entre Sport e Santa Cruz, e não queremos que isso se repita em nosso estado, na Bahia, em Salvador, durante o clássico Ba-Vi. Portanto, estamos tomando todas as cautelas necessárias para avançar nesse sentido”, observou.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar
Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas
A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares
Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad
2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração
Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva