Governo do Estado abre diálogo com Alemanha para parcerias em sustentabilidade e produção agrícola
Encontro resultou na proposta de ações conjuntas voltadas para a agricultura

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), recebeu, nesta segunda-feira (16), uma comitiva do governo da Alemanha para discutir parcerias estratégicas em áreas como agricultura, sustentabilidade, segurança alimentar, transição energética e meio ambiente.
O encontro, realizado no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, contou com a presença da secretária de Estado Parlamentar do Ministério da Agricultura, Alimentação e Identidade Regional da Alemanha, Martina Englhardt-Kopf, além de outros representantes alemães. Durante a reunião, o governador destacou a importância do momento político para a ampliação de investimentos estrangeiros na Bahia.
“Quero dizer que esse momento é muito propício. Tal qual vocês, nós também temos um novo governo. O retorno do presidente Lula nos dá a segurança de poder sentar com representações internacionais, empresários do mundo inteiro e darmos garantia jurídica, econômica e política do investimento internacional no nosso estado”, afirmou Jerônimo.
Cooperação técnica e fortalecimento da agricultura
A secretária alemã ressaltou o potencial do Brasil, especialmente da Bahia, para o desenvolvimento da agricultura e ampliação da produção de alimentos.
“As condições encontradas no Brasil, em especial na Bahia, são favoráveis para o desenvolvimento da agricultura, com infraestrutura e potencial para o avanço na produção de alimentos”, declarou Martina Englhardt-Kopf, que destacou que o fortalecimento das relações bilaterais pode ampliar a exportação de produtos rurais.
O encontro resultou na proposta de ações conjuntas voltadas para a agricultura, incluindo troca de conhecimento, transferência de tecnologias e cooperação técnica. Também está prevista a criação de um grupo de trabalho bilateral, que reunirá representantes do Governo da Bahia e da Alemanha para aprofundar as discussões e estruturar iniciativas nas áreas prioritárias.
A delegação alemã expressou interesse em apoiar projetos que integrem desenvolvimento social e preservação ambiental. As autoridades destacaram que a Bahia tem se destacado como referência nacional nessas áreas, o que reforça o potencial para a implementação de novas parcerias.
Participaram ainda da reunião a embaixadora da República Federal da Alemanha no Brasil, Bettina Cadenbach, o cônsul da Alemanha em Recife, Johannes Bloos, e o cônsul-geral da Alemanha no Rio de Janeiro, Jan Freigang. Secretários estaduais também acompanharam as discussões no COI, reforçando o interesse do governo baiano em ampliar as relações internacionais.
Presidente da Fieb projeta salto industrial na Bahia com energia limpa e parceria com a Alemanha
O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos, avaliou, nesta segunda-feira (16), como positiva a realização do 41º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que acontece no Senai Cimatec, em Salvador. Ao Portal M!, ele destacou a importância da iniciativa do evento anual para o fortalecimento das relações comerciais e industriais entre os dois países, com foco especial na Bahia.
“Nós buscamos construir uma agenda para que possamos acrescentar ainda mais essa relação empresarial da Alemanha com o Brasil, em especial aqui da Bahia, onde nós temos investimentos importantes, como o da Bars, feito aqui pela Alemanha na Bahia no setor industrial“, afirmou.
Transição energética é diferencial da Bahia
Sobre a posição da Bahia na transição energética, Carlos Henrique Passos ressaltou os avanços na matriz energética estadual. Segundo ele, o Estado tem grande participação de fontes renováveis no consumo de energia, o que pode gerar novas oportunidades de desenvolvimento industrial.
“A Bahia tem uma matriz energética limpa, a Bahia se aproxima de 95% no seu consumo de energia, tendo como fonte fontes renováveis, como a hidráulica, a elétrica, a eólica, a biomassa, mas ainda há espaço para crescer, crescer no consumo de energia”, disse.
No entanto, para alcançar esse aumento, o presidente da Fieb ressaltou ser necessários buscar “caminhos para desenvolver a produção de hidrogênio verde, de atrair, por exemplo, o data center ou ampliar o parque industrial da Bahia“, explicou.
Mais Lidas
Veja o que abre e fecha no feriado de Dois de Julho em Salvador e RMS
Cidades
Instituto baiano entra para a maior rede de sustentabilidade do mundo
Últimas Notícias

Em tratamento nos EUA, Preta Gil recebe visita emocionante de Regina Casé

Trama golpista: PGR entrega nesta segunda ao STF alegações finais contra Bolsonaro e aliados
Após a manifestação da PGR, será aberto prazo para que os oito réus apresentem suas alegações

Bahia vence Atlético-MG com gol nos acréscimos e entra no G-4 do Brasileirão
Equipe baiana chegou aos 24 pontos, assumiu a terceira colocação e igualou a pontuação do vice-líder Cruzeiro

Celsinho Cotrim se defende após Jéssica Senra revelar ter sofrido assédio de ex-candidato: ‘Respeito as mulheres’
Sem citar nomes, jornalista contou que foi abordada de forma inapropriada por um ex-candidato à Prefeitura de Salvador quando se preparava para uma entrevista

Grok, IA de Elon Musk, causa polêmica ao elogiar Hitler e empresa admite falha em atualização
Startup de Elon Musk culpa instruções da equipe por respostas antissemitas e discurso de ódio gerado pelo Grok

Eduardo Bolsonaro dispara contra Moraes e cita possível punição a esposa do ministro
Deputado licenciado nos EUA ataca ministro do STF e sugere aplicação da lei Magnitsky contra autoridades brasileiras

PT aciona STF contra Tarcísio por suposta tentativa de ajudar Bolsonaro a deixar o Brasil
A viagem, segundo a denúncia, seria uma forma de interferir no processo em curso contra Bolsonaro

Chelsea e PSG fazem final inédita do Mundial dos Clubes com R$ 223 milhões em jogo e craques em campo
Clubes se enfrentam, neste domingo (13), às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos EUA

INSS começa a pagar reembolso por descontos ilegais no dia 24 de julho
Adesão ao acordo tem início nesta sexta (11) e pode ser feita pelo app Meu INSS ou nos Correios; quase 2 milhões de beneficiários têm direito

Índice de confiança da indústria brasileira desaba e atinge pior nível desde a pandemia, aponta CNI
Levantamento registrou 47,3 pontos em julho, uma queda de 1,3 ponto em relação aos 48,6 pontos de junho. Valores abaixo de 50 indicam falta de confiança

IPCA dispara para 5,35% e Banco Central alerta: inflação pode seguir fora da meta até 2026
É a primeira vez que novo regime de meta contínua, em vigor desde 2025, é desrespeitado