Presidente do PT critica Bruno Reis: está arrogante como seu chefe ACM Neto’
Éden Valadares também rebateu declarações do deputado estadual Alan Sanches, líder da oposição na AL-BA
O presidente do PT na Bahia, Éden Valadares, respondeu, nesta segunda-feira (30), as declarações do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), que afirmou recentemente que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) não será reeleito em 2026. Para o petista, a postura do gestor municipal reflete arrogância, comparando-o ao ex-prefeito ACM Neto (atual vice-presidente nacional do União Brasil).
“Bruno Reis está arrogante como seu chefe ACM Neto. Não é boa companhia. Já Wagner, Otto, Rui, Jerônimo, Lídice e nosso grupo inauguraram uma era na política baiana do respeito, humildade e do diálogo”, afirmou.
Segundo Éden, o PT e seus aliados mantêm uma relação próxima com o eleitorado baiano, ao contrário do que ele considera uma atitude de superioridade por parte dos opositores. O dirigente petista relembrou a última eleição estadual, quando ACM Neto, então candidato ao governo, se considerava favorito, mas foi derrotado por Jerônimo Rodrigues.
“Todos nós vimos, em 2022, ACM Neto comemorando a vitória antes mesmo de a eleição começar. Sua empáfia é tão grande que ele já se enxergava como governador da Bahia. Como herdeiro político do avô, ACM, acredita que a Bahia também é herança sua. E o resultado todos nós sabemos: amargou a derrota nas urnas”, declarou Éden.
Rejeitando a tese de desgaste
As críticas a Jerônimo Rodrigues também vieram do líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), que afirmou que o grupo político do PT enfrenta desgaste após 20 anos de gestão no Estado. O parlamentar sugeriu que o governador está enfraquecido e seu nome poderia até ser retirado da disputa de 2026.
Éden Valadares rebateu as declarações, classificando-as como infundadas e apontando a falta de clareza no campo opositor sobre quem enfrentará Jerônimo nas urnas. “Respeito o deputado Alan, mas ele está falando de uma realidade que não existe, um cenário fruto de imaginação. Jerônimo Rodrigues é o líder do nosso grupo, é o nosso governador e nosso melhor candidato. Do lado de lá é que não se sabe quem vai enfrentá-lo na reeleição”, afirmou.
O dirigente partidário ironizou as incertezas sobre a candidatura da oposição ao governo estadual. “Hora falam que vai ser Bruno Reis, João Roma já se colocou, até candidatura do primo Duquinho já se falou. Como ACM Neto já fugiu de enfrentar a reeleição de Rui Costa em 2018, é natural que as pessoas planejem alternativas caso ele deixe o partido na mão outra vez”.
Éden defende legado do PT
Éden também rejeitou a ideia de que o projeto do PT está desgastado na Bahia, destacando os avanços da gestão de Jerônimo Rodrigues, que, segundo ele, tem mantido um ritmo intenso e promovido melhorias em diversas áreas. A declaração do petista acontece justamente em meio a possíveis mudanças no secretariado no governo estadual, justamente após críticas internas sobre a condução da gestão desde quando assumiu o Palácio de Ondina em 2022.
“Agora, falar em cansaço é forçar a barra. Sintonizado com a reconstrução que o presidente Lula vem fazendo no Brasil, o governador Jerônimo imprime um ritmo fortíssimo na sua gestão, governando ao lado da população, dialogando, ouvindo e trabalhando muito. Em menos de dois anos já foram mais de 300 municípios visitados, levando serviços de qualidade, obras importantes, gerando emprego e desenvolvimento para toda a Bahia”, afirmou.
O presidente do PT ressaltou que o governo tem promovido transformações significativas na infraestrutura, educação, saúde e mobilidade, com resultados que começam a aparecer. Ele reforçou que Jerônimo Rodrigues está mostrando renovação dentro do projeto petista, quebrando a narrativa de que o grupo estaria “cansado”.
“Quem está cansada é a oposição, que não consegue acompanhar o ritmo de trabalho do governo. A gestão tem uma equipe de secretários renovada e está realizando uma verdadeira revolução na infraestrutura da Educação, da Saúde e da Mobilidade”, concluiu Éden Valadares, destacando que o governador continua a construir uma gestão próxima da população e com foco em resultados concretos.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Kiki Bispo comemora sua recondução à liderança do governo na CMS
Brasil assume presidência do Brics e lidera bloco em meio a expansão
Últimas Notícias
Papa Francisco faz apelo aos fiéis sobre aborto em missa de ano novo
Fernanda Torres lidera apostas para Globo de Ouro por ‘Ainda Estou Aqui’
Programa Pé-de-Meia beneficia mais de 3,9 milhões de estudantes no Brasil
Criado para combater a evasão escolar, o programa oferece incentivo financeiro de até R$ 9,2 mil aos alunos de escolas públicas
Jorge Araújo destaca prioridades e expectativas para seu primeiro mandato como vereador em Salvador
Vereador reafirma compromisso com social e projeta aprendizados na Câmara Municipal
Kiki Bispo comemora sua recondução à liderança do governo na CMS
Vereador também explicou como ficou distribuição das vagas na nova composição da mesa-diretora
Ney Dias é empossado como prefeito interino em Ruy Barbosa: entenda cenário político local
Presidente da Câmara assume provisoriamente após inelegibilidade do candidato mais votado; cidade aguarda nova eleição
Indefinição nos partidos atrasou composição da mesa-diretora na CMS, diz Carlos Muniz
Atual presidente da Câmara deve ser reeleito com ampla maioria, já que possui apoio de 40 dos 43 vereadores
Documentos perdidos no Festival Virada Salvador podem ser recuperados a partir desta quinta
GCM recolheu 141 documentos perdidos, que ficarão disponíveis na base do órgão; saiba como recuperar
Abramge solicita suspensão de consulta pública da ANS sobre temas estratégicos do setor
Entidade sugere que os assuntos sejam tratados separadamente em consultas públicas distintas; entenda
Bruno Reis exalta Carlos Muniz e diz que estará na ‘torcida’ por sua reeleição à presidência da Câmara
Eleição para a nova Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2025-2026 ocorre nesta quinta-feira (2), às 9h, no Plenário Cosme de Farias
Previsões para 2025: acirramento das tensões políticas no Brasil e no mundo
Ao Portal M!, Cristina Tolentino ressaltou a importância de se 'pedir muito' pela saúde do presidente Lula
Bitcoin encerra 2024 com alta de 112% e analistas apontam otimismo para 2025
Criptomoeda teve volatilidade, mas superou expectativas com valorização expressiva, impulsionada pela política dos EUA