Portal da Transparência recebe melhorias para rastreamento de emendas, diz CGU

Reformulação surge após o ministro Flávio Dino, do STF, ter determinado maior rastreabilidade


Vixe d-flex me-2
Estadão Conteúdo e Redação 19/11/2024 08:20 Política
Portal da Transparência recebe melhorias para rastreamento de emendas, diz CGU - Divulgação/CGU

O Portal da Transparência, plataforma que divulga os gastos públicos do governo federal, passou por mudanças. A novidade foi anunciada segunda-feira (18) pela Controladoria-Geral da União (CGU). O objetivo é melhorar o monitoramento dos repasses de emendas parlamentares, especialmente em resposta à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as emendas do “orçamento secreto”.

O trabalho é resultado de uma série de estudos e pesquisas realizada pelo órgão, em 2023 e 2024, em parceria com a Stefanini/Gauge, empresa especializada em tecnologia e consultoria de performance em plataformas digitais.

Desde 2023, a Controladoria- Geral da União (CGU) tem realizado pesquisas e testes para aprimorar o Portal da Transparência do Governo Federal. Para embasar esse trabalho, foram identificados padrões de navegação, mapeados os perfis de usuários mais comuns da ferramenta e registrados pontos de melhorias na usabilidade da plataforma, levando-se em consideração públicos variados (geral, técnico, especializado, sociedade civil, por exemplo).

A reformulação do portal surge após o ministro Flávio Dino, do STF, ter determinado maior rastreabilidade das emendas, como parte dos processos sobre a inconstitucionalidade de certos tipos de emendas parlamentares. A mudança visa aumentar a transparência dos gastos públicos, permitindo um acompanhamento mais detalhado e acessível dos repasses.

Agora, o portal oferece novos recursos que possibilitam consultar convênios relacionados aos repasses, identificar os beneficiários das emendas e acessar documentos fiscais vinculados a essas despesas. Também foram adicionados filtros que permitem buscar informações por região e tipo de recurso, facilitando o controle social sobre os gastos públicos.

Vinícius Marques de Carvalho, ministro da CGU, destacou que todas as medidas de transparência exigidas pelo STF foram implementadas. “O Portal da Transparência é uma importante conquista da sociedade brasileira e está completando 20 anos”, afirmou Carvalho.

Além da atualização no portal, Flávio Dino também determinou que a CGU realizasse auditorias para avaliar a eficiência e os riscos das emendas. A CGU vai inspecionar 20 municípios que receberam repasses de comissões e revisar os repasses feitos a organizações não governamentais (ONGs), para garantir que os recursos sejam bem aplicados.

Essas ações seguem a decisão do STF de dezembro de 2022, que declarou inconstitucionais as emendas RP 8 e RP 9, associadas ao “orçamento secreto”. Em resposta, o Congresso Nacional aprovou uma resolução que ajustou as regras para a distribuição de recursos por meio dessas emendas, buscando atender às exigências da Corte.

O PSOL, que questionou a constitucionalidade das emendas, afirmou que, apesar da resolução, as novas regras ainda não estão sendo plenamente cumpridas. O partido defende que a mudança não tem sido suficientemente implementada, o que continua a ser um ponto de controvérsia.

Após a aposentadoria da ministra Rosa Weber, relatora do caso, o ministro Flávio Dino assumiu a condução das ações. Em agosto deste ano, Dino decidiu suspender os repasses de emendas e exigiu que os recursos fossem rastreados, além de mandar auditar os repasses feitos pelos parlamentares por meio do “orçamento secreto”.

Mudanças

Uma das principais mudanças foi a adequação do layout da plataforma ao Design System do Governo Federal, o que visa padronizar a interface para garantir uma experiência uniforme nos sites e aplicativos governamentais. Essa reformulação permite maior compatibilidade e familiaridade para os cidadãos ao acessarem as ferramentas públicas.

A página inicial do portal também passou por uma reformulação, com a reorganização dos temas e inclusão de novas funcionalidades. Agora, há um carrossel de destaques e novos conteúdos, como as seções “Aprenda Mais” e “Últimas Notícias”, que foram adicionadas para manter o usuário sempre atualizado sobre o funcionamento e as novidades do portal. A reorganização tem o objetivo de tornar a navegação mais prática e direta, com informações mais relevantes em destaque.

A navegação do Portal da Transparência também foi aprimorada, com a introdução de um sistema mais intuitivo. A ideia é reduzir o número de cliques necessários para acessar as informações e facilitar o acesso aos dados sobre um determinado tema. Com a nova estrutura, o portal oferece uma experiência mais fluída e eficiente, com páginas intermediárias que reúnem informações de forma agrupada e mais acessível.

Além disso, a CGU revisou todo o conteúdo textual do portal, com ênfase na clareza e objetividade. A comunicação foi ajustada para o uso de uma linguagem cidadã, buscando tornar os textos mais simples e compreensíveis para o público em geral. A revisão também abrangeu conteúdos técnicos, com o objetivo de torná-los mais diretos e acessíveis a todos os usuários.

Outra novidade importante é a inclusão de links e textos de suporte em diversas páginas, com o intuito de esclarecer as principais dúvidas dos usuários sobre consultas, temas e o próprio uso do Portal da Transparência. Essa medida visa tornar o portal mais informativo e permitir que os cidadãos encontrem respostas de forma mais rápida e eficiente, sem a necessidade de busca extensa.

Por fim, o portal também passou a ser totalmente responsivo, permitindo uma navegação otimizada em diferentes dispositivos, como celulares e tablets. A adaptação da plataforma para telas menores garante que os usuários possam acessar as informações com a mesma qualidade de visualização, independentemente da plataforma que utilizam, proporcionando uma experiência mais inclusiva e prática para todos.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Evento para conscientizar sobre preservação do Parque Marinho da Barra acontece no domingo -
Cidades 21/11/2024 às 09:02

Evento para conscientizar sobre preservação do Parque Marinho da Barra acontece no domingo

'Abraço no Parque' será realizado no Porto da Barra envolve pescadores, surfistas e moradores em ação para proteger biodiversidade


Bazar Plus Size promove inclusão de corpos ‘fora do padrão’ com peças a partir de R$ 20 -
Negócios 21/11/2024 às 08:41

Bazar Plus Size promove inclusão de corpos ‘fora do padrão’ com peças a partir de R$ 20

Diversidade e consumo consciente marcam evento neste sábado, que promove ainda doações para lar de idosos


Prefeitura amplia Dog Parks em Salvador -
Cidades 21/11/2024 às 08:20

Prefeitura amplia Dog Parks em Salvador

Capital baiana possui 45 espaços de lazer exclusivos para pets em praças 


Pré-matrícula da educação infantil ocorre até 29 de novembro em Mata de São João -
Cidades 21/11/2024 às 08:00

Pré-matrícula da educação infantil ocorre até 29 de novembro em Mata de São João

Inscrições são destinadas a alunos de 2 anos de idade


Universidade oferece atendimento gratuito para MEIs -
Negócios 21/11/2024 às 07:00

Universidade oferece atendimento gratuito para MEIs

Ação contará com orientações para estratégias de negócios e regularização de pendências


Redes sociais podem ser aliadas no combate ao desperdício de alimentos, diz influenciadora -
Cidades 20/11/2024 às 23:00

Redes sociais podem ser aliadas no combate ao desperdício de alimentos, diz influenciadora

Surthany Hejeij faz sucesso na internet ao preparar refeições com produtos que seriam jogados no lixo


Dados do governo e da CNT sobre rodovias divergem -
Cidades 20/11/2024 às 22:10

Dados do governo e da CNT sobre rodovias divergem

Levantamento da União mostra melhor marca histórica da estrutura viária federal, enquanto o da entidade indica que 77,3% da malha está em patamar regular, ruim ou péssimo


Combate ao Aedes aegypti é reforçado na Bahia até esta sexta-feira -
Saúde 20/11/2024 às 21:20

Combate ao Aedes aegypti é reforçado na Bahia até esta sexta-feira

Servidores estaduais serão capacitados nesta quinta para formar brigadas anti-mosquito


Festival Música Viva traz artistas independentes em shows gratuitos no Centro Histórico -
Cultura 20/11/2024 às 20:30

Festival Música Viva traz artistas independentes em shows gratuitos no Centro Histórico

Evento, que acontece nos próximos dias 29 e 30, promove diversidade musical, formação profissional e produção de renda para jovens


Semana Brasileira do Aparelho Digestivo começa nesta quinta-feira em Salvador -
Saúde 20/11/2024 às 19:40

Semana Brasileira do Aparelho Digestivo começa nesta quinta-feira em Salvador

Programação se estende até o próximo domingo (24); especialista fala sobre importância de conhecer doenças e atuar na prevenção