Portal da Transparência recebe melhorias para rastreamento de emendas, diz CGU
Reformulação surge após o ministro Flávio Dino, do STF, ter determinado maior rastreabilidade
Divulgação/CGU
O Portal da Transparência, plataforma que divulga os gastos públicos do governo federal, passou por mudanças. A novidade foi anunciada segunda-feira (18) pela Controladoria-Geral da União (CGU). O objetivo é melhorar o monitoramento dos repasses de emendas parlamentares, especialmente em resposta à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as emendas do “orçamento secreto”.
O trabalho é resultado de uma série de estudos e pesquisas realizada pelo órgão, em 2023 e 2024, em parceria com a Stefanini/Gauge, empresa especializada em tecnologia e consultoria de performance em plataformas digitais.
Desde 2023, a Controladoria- Geral da União (CGU) tem realizado pesquisas e testes para aprimorar o Portal da Transparência do Governo Federal. Para embasar esse trabalho, foram identificados padrões de navegação, mapeados os perfis de usuários mais comuns da ferramenta e registrados pontos de melhorias na usabilidade da plataforma, levando-se em consideração públicos variados (geral, técnico, especializado, sociedade civil, por exemplo).
A reformulação do portal surge após o ministro Flávio Dino, do STF, ter determinado maior rastreabilidade das emendas, como parte dos processos sobre a inconstitucionalidade de certos tipos de emendas parlamentares. A mudança visa aumentar a transparência dos gastos públicos, permitindo um acompanhamento mais detalhado e acessível dos repasses.
Agora, o portal oferece novos recursos que possibilitam consultar convênios relacionados aos repasses, identificar os beneficiários das emendas e acessar documentos fiscais vinculados a essas despesas. Também foram adicionados filtros que permitem buscar informações por região e tipo de recurso, facilitando o controle social sobre os gastos públicos.
Vinícius Marques de Carvalho, ministro da CGU, destacou que todas as medidas de transparência exigidas pelo STF foram implementadas. “O Portal da Transparência é uma importante conquista da sociedade brasileira e está completando 20 anos”, afirmou Carvalho.
Além da atualização no portal, Flávio Dino também determinou que a CGU realizasse auditorias para avaliar a eficiência e os riscos das emendas. A CGU vai inspecionar 20 municípios que receberam repasses de comissões e revisar os repasses feitos a organizações não governamentais (ONGs), para garantir que os recursos sejam bem aplicados.
Essas ações seguem a decisão do STF de dezembro de 2022, que declarou inconstitucionais as emendas RP 8 e RP 9, associadas ao “orçamento secreto”. Em resposta, o Congresso Nacional aprovou uma resolução que ajustou as regras para a distribuição de recursos por meio dessas emendas, buscando atender às exigências da Corte.
O PSOL, que questionou a constitucionalidade das emendas, afirmou que, apesar da resolução, as novas regras ainda não estão sendo plenamente cumpridas. O partido defende que a mudança não tem sido suficientemente implementada, o que continua a ser um ponto de controvérsia.
Após a aposentadoria da ministra Rosa Weber, relatora do caso, o ministro Flávio Dino assumiu a condução das ações. Em agosto deste ano, Dino decidiu suspender os repasses de emendas e exigiu que os recursos fossem rastreados, além de mandar auditar os repasses feitos pelos parlamentares por meio do “orçamento secreto”.
Mudanças
Uma das principais mudanças foi a adequação do layout da plataforma ao Design System do Governo Federal, o que visa padronizar a interface para garantir uma experiência uniforme nos sites e aplicativos governamentais. Essa reformulação permite maior compatibilidade e familiaridade para os cidadãos ao acessarem as ferramentas públicas.
A página inicial do portal também passou por uma reformulação, com a reorganização dos temas e inclusão de novas funcionalidades. Agora, há um carrossel de destaques e novos conteúdos, como as seções “Aprenda Mais” e “Últimas Notícias”, que foram adicionadas para manter o usuário sempre atualizado sobre o funcionamento e as novidades do portal. A reorganização tem o objetivo de tornar a navegação mais prática e direta, com informações mais relevantes em destaque.
A navegação do Portal da Transparência também foi aprimorada, com a introdução de um sistema mais intuitivo. A ideia é reduzir o número de cliques necessários para acessar as informações e facilitar o acesso aos dados sobre um determinado tema. Com a nova estrutura, o portal oferece uma experiência mais fluída e eficiente, com páginas intermediárias que reúnem informações de forma agrupada e mais acessível.
Além disso, a CGU revisou todo o conteúdo textual do portal, com ênfase na clareza e objetividade. A comunicação foi ajustada para o uso de uma linguagem cidadã, buscando tornar os textos mais simples e compreensíveis para o público em geral. A revisão também abrangeu conteúdos técnicos, com o objetivo de torná-los mais diretos e acessíveis a todos os usuários.
Outra novidade importante é a inclusão de links e textos de suporte em diversas páginas, com o intuito de esclarecer as principais dúvidas dos usuários sobre consultas, temas e o próprio uso do Portal da Transparência. Essa medida visa tornar o portal mais informativo e permitir que os cidadãos encontrem respostas de forma mais rápida e eficiente, sem a necessidade de busca extensa.
Por fim, o portal também passou a ser totalmente responsivo, permitindo uma navegação otimizada em diferentes dispositivos, como celulares e tablets. A adaptação da plataforma para telas menores garante que os usuários possam acessar as informações com a mesma qualidade de visualização, independentemente da plataforma que utilizam, proporcionando uma experiência mais inclusiva e prática para todos.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Previsão climática mostra contraste entre regiões e reforça atenção para alertas meteorológicos
Rio Vermelho além da Festa de Iemanjá: histórias, curiosidades e perfil de quem vive no bairro
Bairro que abriga a maior celebração à Rainha do Mar combina tradição, moradores antigos e um jeito de viver que cria laços e identidade
Bruno Reis apresenta balanço do segundo mandato com 239 entregas e metas para 2026
Prefeito detalha ações em bairros, obras estruturantes e investimentos em áreas estratégicas durante abertura do ano legislativo em Salvador
Marta Rodrigues nega traição a Coronel e critica gestão de Bruno Reis: ‘Falta de planejamento’
Vereadora petista nega exclusão de senador da chapa majoritária e critica retrocessos na limpeza urbana, asfalto e transporte público da capital