Globo confirma transmissão do Oscar 2025 e brinca: ‘Desculpa, Fernanda. É Brasil no Oscar’
Em chamada inusitada, emissora pede desculpas à atriz, que não queria clima de Copa do Mundo para a premiação

A Globo surpreendeu, nesta quinta-feira (13), ao confirmar que transmitirá o Oscar 2025 no dia 2 de março, domingo de Carnaval. Nas redes sociais, a emissora carioca publicou um vídeo pedindo “desculpas” a Fernanda Torres, indicada ao prêmio de Melhor Atriz por sua atuação em “Ainda Estou Aqui”. O pedido de desculpas faz referência a uma fala da atriz, sobre não transformar a premiação em uma “Copa do Mundo” para os brasileiros.
Globo entra no clima da torcida
Na chamada divulgada, a emissora exibiu a imagem da icônica estatueta dourada enquanto, ao fundo, se ouvia o som animado de uma torcida de futebol. A mensagem que aparecia na tela era clara e bem-humorada: “Desculpa, Fernanda. É Brasil no Oscar”. Confira:
Brasil faz história no Oscar
Pela primeira vez, um filme brasileiro foi indicado à principal categoria do Oscar. Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, não apenas disputa a estatueta de Melhor Filme, como também concorre a Melhor Filme Internacional e rendeu a Fernanda Torres sua histórica nomeação como Melhor Atriz, 25 anos após sua mãe, Fernanda Montenegro, ser indicada na mesma categoria por Central do Brasil.
O reconhecimento do longa marca um momento inédito para o cinema do país, que já teve indicações expressivas no passado, mas nunca com tanto destaque em múltiplas categorias de peso. Fernanda, inclusive, é uma das favoritas para levar o prêmio de Melhor Atriz, sendo sua principal concorrente Demi Moore, pelo papel em A Substância. Algumas revistas especializadas em cinema já consideram certa a vitória da atriz brasileira.
Nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, o longa de Walter Salles tem como principal rival o filme francês Emilia Perez.
Trajetória na temporada de premiações
Foi graças ao papel em Ainda Estou Aqui que Fernanda Torres se tornou a primeira atriz brasileira a vencer o Globo de Ouro, no dia 5 de janeiro, na categoria de Melhor Atriz Dramática. Na disputa, Fernanda concorria com atrizes renomadas e já premiadas no Oscar, como Angelina Jolie, Nicole Kidman, Kate Winslet, Tilda Swinton e Pamela Anderson.
Posteriormente, Fernanda voltou a vencer prêmios por sua atuação no longa, conquistando o Satellite Awards e o Gold Derby Film Awards. Nesta última premiação, o longa de Walter Salles também conquistou mais quatro prêmios: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Filme Internacional.
O filme ainda fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a disputar e vencer o prêmio Goya, considerado o Oscar do cinema espanhol, na categoria de Melhor Filme Ibero-americano. Ele concorreu com Agárrame Fuerte (Uruguai), El Jockey (Argentina), No Lugar da Outra (Chile) e Memorias de un Cuerpo que Arde (Costa Rica).
História de Ainda Estou Aqui
Ainda Estou Aqui é inspirado na história real de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres. O filme narra a trajetória de uma mulher que teve que cuidar de seus filhos sozinha enquanto procurava a verdade sobre o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva (Selton Mello), durante a ditadura militar. A trama é baseada na obra do escritor Marcelo Rubens Paiva, filho de Eunice e Rubens.
Mais Lidas
Marcos Veras celebra primeira vez no Carnaval de Salvador: ‘Estou em êxtase’
Coluna Ohh!
Cauã Reymond compartilha mudança de hábitos após perda da mãe
Netinho é diagnosticado com câncer linfático após internação em Salvador
Cantor de arrocha morre aos 23 anos após se afogar no Rio São Francisco
Datena recusa pedido de sequestrador ao vivo: ‘Não é meu papel negociar’
Últimas Notícias

Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira

STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana
Pacote inclui a entrega de obras, novas ordens de serviço e processos licitatórios

TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados
Relatório do TCU exige ações para aprimorar concessão de benefícios

João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política
Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) classificou julgamento como 'político', sem fundamentos sólidos e baseado em 'opiniões, sem fatos, sem provas'

Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística
Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano

BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’
Ex-BBB comentou sobre os participantes, enquanto aliados discutem o impacto da eliminação

Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana
Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo

Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis
Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação

Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte
Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador

Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães
Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda

Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show
Evento, que ocorrerá em junho, promete superar recordes de negócios e público, com destaque para tecnologia e fortalecimento do agronegócio