Globo confirma transmissão do Oscar 2025 e brinca: ‘Desculpa, Fernanda. É Brasil no Oscar’
Em chamada inusitada, emissora pede desculpas à atriz, que não queria clima de Copa do Mundo para a premiação
Instagram/@oficialfernandatorres
A Globo surpreendeu, nesta quinta-feira (13), ao confirmar que transmitirá o Oscar 2025 no dia 2 de março, domingo de Carnaval. Nas redes sociais, a emissora carioca publicou um vídeo pedindo “desculpas” a Fernanda Torres, indicada ao prêmio de Melhor Atriz por sua atuação em “Ainda Estou Aqui”. O pedido de desculpas faz referência a uma fala da atriz, sobre não transformar a premiação em uma “Copa do Mundo” para os brasileiros.
Globo entra no clima da torcida
Na chamada divulgada, a emissora exibiu a imagem da icônica estatueta dourada enquanto, ao fundo, se ouvia o som animado de uma torcida de futebol. A mensagem que aparecia na tela era clara e bem-humorada: “Desculpa, Fernanda. É Brasil no Oscar”. Confira:
Brasil faz história no Oscar
Pela primeira vez, um filme brasileiro foi indicado à principal categoria do Oscar. Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, não apenas disputa a estatueta de Melhor Filme, como também concorre a Melhor Filme Internacional e rendeu a Fernanda Torres sua histórica nomeação como Melhor Atriz, 25 anos após sua mãe, Fernanda Montenegro, ser indicada na mesma categoria por Central do Brasil.
O reconhecimento do longa marca um momento inédito para o cinema do país, que já teve indicações expressivas no passado, mas nunca com tanto destaque em múltiplas categorias de peso. Fernanda, inclusive, é uma das favoritas para levar o prêmio de Melhor Atriz, sendo sua principal concorrente Demi Moore, pelo papel em A Substância. Algumas revistas especializadas em cinema já consideram certa a vitória da atriz brasileira.
Nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, o longa de Walter Salles tem como principal rival o filme francês Emilia Perez.
Trajetória na temporada de premiações
Foi graças ao papel em Ainda Estou Aqui que Fernanda Torres se tornou a primeira atriz brasileira a vencer o Globo de Ouro, no dia 5 de janeiro, na categoria de Melhor Atriz Dramática. Na disputa, Fernanda concorria com atrizes renomadas e já premiadas no Oscar, como Angelina Jolie, Nicole Kidman, Kate Winslet, Tilda Swinton e Pamela Anderson.
Posteriormente, Fernanda voltou a vencer prêmios por sua atuação no longa, conquistando o Satellite Awards e o Gold Derby Film Awards. Nesta última premiação, o longa de Walter Salles também conquistou mais quatro prêmios: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Filme Internacional.
O filme ainda fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a disputar e vencer o prêmio Goya, considerado o Oscar do cinema espanhol, na categoria de Melhor Filme Ibero-americano. Ele concorreu com Agárrame Fuerte (Uruguai), El Jockey (Argentina), No Lugar da Outra (Chile) e Memorias de un Cuerpo que Arde (Costa Rica).
História de Ainda Estou Aqui
Ainda Estou Aqui é inspirado na história real de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres. O filme narra a trajetória de uma mulher que teve que cuidar de seus filhos sozinha enquanto procurava a verdade sobre o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva (Selton Mello), durante a ditadura militar. A trama é baseada na obra do escritor Marcelo Rubens Paiva, filho de Eunice e Rubens.
Mais Lidas
Silvero Pereira chega como favorito na final do Dança dos Famosos 2025
Anitta justifica ausência de ensaio de verão em Salvador em 2026
Coluna Ohh!
Silvero Pereira chega como favorito na final do Dança dos Famosos 2025
Anitta justifica ausência de ensaio de verão em Salvador em 2026
Débora Maia, mãe da atriz Mel Maia, é encontrada morta no Rio de Janeiro
Últimas Notícias
As Ganhadeiras de Itapuã levam show gratuito à Feira Baiana da Agricultura Familiar no Parque Costa Azul
Grupo marca presença na 16ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar com apresentação aberta ao público em Salvador
Homenagens a Nossa Senhora da Conceição mobiliza fiéis com missas, procissões e referências a padroeira da Bahia
Programação reúne tradição católica, referências africanas e momentos históricos ligados à devoção baiana
O que explica título ‘da Praia’ dado a Nossa Senhora da Conceição na Bahia
Entender essa particularidade exige revisitar história da colonização e da formação da primeira capital do Brasil
Segunda fase de cessar-fogo no conflito com o Hamas pode começar em breve, declara Netanyahu
Primeiro ministro de Israel fez declarações durante coletiva
Flávio Bolsonaro afirma Tarcísio é o principal nome da direita
Bolsonarista fez afirmações após ter participado de um culto na igreja evangélica
Agricultores familiares se destacam e ganham homenagens na capital baiana
Banco do Nordeste premia agricultores familiares em evento
Fulô de Mandacaru grava audiovisual na Bahia e reúne grandes nomes do forró
Projeto comemora duas décadas e meia da banda e marca o Dia Nacional do Forró com convidados em Cruz das Almas
Toffoli viaja em jatinho com advogado ligado ao Banco Master durante final da Libertadores
Viagem ocorreu antes de o processo sobre suspeitas de fraudes financeiras envolvendo a instituição ser distribuído ao gabinete do ministro no STF
Fenagro 2025 encerra edição com shows, experiências rurais e público intenso em Salvador
Evento termina neste domingo com ingressos acessíveis, atrações musicais e experiências rurais para todas as idades
Rayssa Leal vence em São Paulo e se torna tetracampeã mundial de skate street
Brasileira lidera a final do início ao fim no Ibirapuera e amplia hegemonia no skate street mundial