Mesmo após fim do prazo de Moraes, rede social X continua em operação no Brasil
STF impõe restrições a empresas de Elon Musk após descumprimento de ordens judiciais
O X, anteriormente conhecido como Twitter, continua operando no Brasil mesmo após o fim do prazo determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para que a empresa indicasse um representante legal no país. O ministro havia estipulado que a plataforma deveria cumprir essa ordem até às 20h07 desta última quinta-feira (29).
Contudo, para que a rede social seja efetivamente bloqueada, uma ordem formal de Moraes é necessária, que deve notificar a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), responsável por repassar a decisão às operadoras de Internet. Mesmo assim, a rede social deverá sair do ar gradativamente, conforme são cumpridas as determinações judiciais e não de uma vez, como alguns acreditam.
Paralelamente, a Starlink, empresa de Internet via satélite de Elon Musk, teve suas contas bancárias no Brasil bloqueadas por decisão de Moraes. Na semana passada, o ministro determinou o congelamento de todos os valores financeiros da Starlink para garantir o pagamento de multas aplicadas contra o X, a rede social também pertencente a Musk. Em resposta, a Starlink emitiu, nesta quinta-feira (29), um comunicado a seus clientes afirmando que considera a medida infundada e pretende recorrer na Justiça.
“Esta ordem é baseada em uma determinação infundada de que a Starlink deve ser responsável pelas multas cobradas – inconstitucionalmente – contra X. Ela foi emitida em segredo e sem dar à Starlink qualquer um dos devidos processos legais garantidos pela Constituição do Brasil. Pretendemos abordar o assunto legalmente”, declarou a empresa.
Presidente Lula e a repercussão nas redes
Com a possível suspensão do X no Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utilizou a própria plataforma para divulgar seus perfis em outras redes sociais, como Bluesky, Instagram, Facebook, TikTok, Threads e WhatsApp. A medida ocorreu em meio à expectativa de que o X poderia ser bloqueado caso Elon Musk não indicasse um representante legal no Brasil até o prazo estabelecido por Moraes.
Boninho e Narcisa Tamborindeguy se manifestam
Enquanto isso, personalidades brasileiras também comentaram a situação. Boninho, diretor de reality shows da TV Globo, enviou uma mensagem direta a Elon Musk em seu perfil no X, oferecendo ajuda. “Elon Musk, vamos falar sobre o X no Brasil, talvez eu possa te ajudar”.
A advogada e socialite Narcisa Tamborindeguy, ex-esposa de Boninho, também se pronunciou de forma provocativa. “Quanto custa o Twitter?”, questionou ela.
Essas manifestações refletem a crescente especulação sobre o futuro da plataforma no Brasil, especialmente após o fechamento do escritório do X no país por decisão de Musk, que atribuiu o ato às ações de Moraes, afirmando que o ministro viola os princípios da liberdade de expressão.
Possíveis consequências para as empresas de Musk
A decisão de bloquear as contas da Starlink ocorre após Moraes notificar Musk para que ele indicasse um representante para o X no Brasil, sob pena de suspensão das atividades da rede social. A intimação, enviada diretamente por meio da conta oficial do STF no próprio X, pode enfrentar questionamentos legais, mas, na prática, coloca as operações de Musk no Brasil sob risco crescente. Caso o bloqueio do X se concretize, a Anatel será responsável por implementar a medida, impactando diretamente os usuários da plataforma em todo o país.
Leia também:
Câmara aprova crédito do governo para microempresas e MEIs, incluindo taxistas
STF estende prazo em 10 dias para governo e Congresso ajustarem regras das emendas
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
PSOL lança nova corrente política em seminário no Pelourinho
Últimas Notícias
Aumento nos juros básicos ameaça a recuperação econômica do país, afirmam CDL Salvador e FCDL Bahia
Entidades apontam que elevação deve aumentar os custos tanto para as famílias quanto para os consumidores que dependem de crédito
Carol Pereyr e Franco Setúval lançam single ‘Mais tanto amor’ em celebração ao Dia do Músico
Lançamento no gênero MPB romântico ocorre nesta sexta-feira (22), data que também marca o aniversário de Setúval
Éden Valadares diz que o mundo ‘olha para o Brasil assustado’ após indiciamento de Bolsonaro por golpe
Presidente do PT na Bahia considerou o indiciamento um primeiro passo importante, mas alertou para a necessidade de rigor nas etapas seguintes
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Pacote de cortes será definido em reunião com Lula. Haddad prevê economia de R$ 2 bilhões por ano
Governo federal pede desculpas pela escravidão e reforça compromisso com igualdade racial
Evento marcou um momento simbólico no reconhecimento histórico da dívida social do Estado brasileiro com a população negra
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Decisão ocorreu após audiência de três horas, na qual o ministro avaliou que Cid esclareceu omissões e contradições em depoimento anterior
ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários
Tribunal analisa as condições para a aprovação da repactuação de contratos
MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos