Manifestação a favor do fim da jornada de trabalho 6×1 acontece em Salvador nesta sexta
PEC já conta com apoio de 17 dos 39 deputados federais baianos; apenas Capitão Alden se posicionou contra até o momento
Salvador será palco de uma manifestação que reivindica o fim da jornada de trabalho no formato 6×1, que exige seis dias consecutivos de trabalho para apenas um de descanso. Organizado pelo movimento Vida Além do Trabalho (Vat), o evento ocorrerá nesta sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República, às 10 horas, no Farol da Barra, um dos principais pontos turísticos da capital baiana.
Além do ato em Salvador, o movimento Vida Além do Trabalho lançou uma petição pública, que já reuniu mais de 2,5 milhões de assinaturas, demonstrando um amplo apoio popular para a causa. O documento será enviado ao Congresso Nacional como forma de pressionar os parlamentares a apoiar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca abolir a jornada 6×1.
A proposta foi apresentada pela deputada Erika Hilton (Psol-SP) em 1º de maio, Dia do Trabalhador, e até o momento conta com o apoio formal de 134 deputados federais (sendo 17 baianos), ainda abaixo do mínimo necessário de 171 assinaturas para que sua tramitação tenha início.
A PEC foi elaborada com o objetivo de reduzir a carga horária semanal e garantir aos trabalhadores mais tempo para questões pessoais, familiares e de desenvolvimento profissional. Segundo a deputada Erika Hilton, a jornada de trabalho de seis dias seguidos com apenas um de descanso limita o direito ao descanso digno, essencial para a qualidade de vida.
A parlamentar defende que, ao permitir aos trabalhadores uma carga horária mais equilibrada, haverá impactos positivos, como redução no estresse, melhora da saúde mental e mais tempo para qualificação, o que também beneficia o desenvolvimento do país em longo prazo. A mudança tem como base experiências internacionais em países como França e Alemanha, onde jornadas menores se mostraram positivas tanto para o bem-estar dos trabalhadores quanto para a produtividade.
A PEC da jornada 6×1 precisa de um total de 171 assinaturas para ser oficialmente discutida nas comissões e avançar no Congresso Nacional.
Bancada baiana
A PEC conta com apoio apenas de uma parte da bancada baiana na Câmara dos Deputados. Entre os 39 deputados da Bahia, somente 17 assinaram a proposta até o momento, mas vem aumentando – já que no início da semana, apenas 12 havia aderido. A maioria dos apoiadores fazem parte da base governista, como Alice Portugal (PCdoB), Bacelar (PV), Daniel Almeida (PCdoB), Elisângela Araújo (PT), Ivoneide Caetano (PT), Jorge Solla (PT), Joseildo Ramos (PT), Josias Gomes (PT), Lídice da Mata (PSB), Raimundo Costa (Podemos), Pastor Sargento Isidório (Avante), Valmir Assunção (PT), Waldenor Pereira (PT), Charles Fernandes (PSD-BA) e Ricardo Maia (MDB-BA). Pela oposição, estão Leo Prates (PDT) e Paulo Azi (União Brasil).
Até o momento, o único deputado que já se posicionou contrário é Capitão Alden (PL), que criticou a proposta e afirmou que foi mal elaborada. “Só tem um artigo. Não traz elemento, não traz gráfico, não traz proposta, não traz consequências”, ponderou.
Contudo, outros 22 parlamentares baianos ainda não manifestaram publicamente sua posição sobre a proposta. Entre eles estão nomes como Adolfo Viana (PSDB), Alex Santana (Republicanos), Antonio Brito (PSD), Arthur Maia (União), Félix Mendonça Júnior (PDT), João Carlos Bacelar (PL), entre outros.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Lula prorroga programa de enfrentamento à fila do INSS
Últimas Notícias
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia
PIB da Bahia cresce 4,2% em 2022 e aumenta participação nacional
No contexto do Nordeste, a participação do Estado também cresceu, passando de 28,4% para 29,0% entre 2021 e 2022
Movimento intenso marca saídas do ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão
Serviços de transporte reforçam operação para atender à demanda de passageiros durante o feriado da Proclamação da República
Lula recebe credenciais de oito embaixadores um dia após atentado na Praça dos Três Poderes
Presidente brasileiro mantém agenda diplomática e se prepara para compromissos do G20 no Rio de Janeiro
Ataque ao STF evidencia tentativa de desestabilização democrática, diz Barroso
Ministro Gilmar Mendes associa ataques à desinformação e discurso de ódio
Grupo de empresários da saúde participa de summit em Lisboa
Evento reúne líderes e promove networking para fortalecer inovação na saúde
Minha Casa Minha Vida pode alcançar 2,3 milhões de moradias até 2026, diz Jader Filho
Ministro das Cidades destaca avanço na meta do programa habitacional e fala sobre responsabilidade fiscal em possível corte de gastos
PRF intensifica fiscalização e uso de câmeras inteligentes nas rodovias baianas durante feriadão
Mais de 500 mil veículos devem circular pelas estradas da Bahia no feriado prolongado
Lula discute atentado com ministros, defende apuração rigorosa, mas não deve se pronunciar
Presidente não se encontrava no Palácio do Planalto no momento da explosão
Operação Força Total prende 39 e apreende 16 armas na Bahia
Ação da PM reforça segurança pública e reafirma o combate à criminalidade no estado
Festival de Verão Salvador 2025 confirma novas atrações e promete diversidade musical
Evento acontece nos dias 25 e 26 de janeiro no Parque de Exposições da capital baiana