Pular para o conteúdo
Início » Jornal Nacional reconhece erro em matéria sobre o VLT e Jerônimo diz que telejornal “cumpre seu papel”

Jornal Nacional reconhece erro em matéria sobre o VLT e Jerônimo diz que telejornal “cumpre seu papel”

No último sábado (30), o telejornal indicou que havia um atraso de 11 anos nas obras do VLT

O Jornal Nacional reconheceu nesta segunda-feira (1º) que errou na matéria veiculada no último sábado (30) sobre o projeto de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Salvador. A edição de hoje trouxe um pedido de desculpas ao Governo da Bahia pela reportagem veiculada na noite do último sábado (30). Na ocasião, foi indicado um atraso de 11 anos nas obras do VLT. Após o episódio, o Governo da Bahia classificou a informação como “falsa”.

“Anteontem, o Jornal Nacional apresentou uma reportagem sobre os percalços de uma obra pública em Salvador. A construção de uma linha e veículo leve sobre trilhos, contratada em 2019, acabou atropelada pela pandemia, até que no ano passado o Governo da Bahia e o consórcio encerraram o contrato em comum acordo”, iniciou Bonner. Na sequência, o editor-chefe e apresentador do Jornal Nacional, seguiu falando sobre o caso e explicou que durante os três anos “a suspensão de uma linha de trem deteriorada impôs dificuldades aos cidadãos que usavam [o serviço] porque o VLT ainda passa por uma licitação nova”, complementou.

Ainda em correção às informações do último sábado, Bonner reconheceu que “a reportagem errou ao não informar que a justiça já havia revogado, há dois dias, a liminar que tinha suspendido essa licitação”. Outro erro, segundo o próprio jornalista, foi a chamada utilizada no telejornal “que menciona um suposto caso de desperdício de dinheiro público, e não era esse o problema porque o canteiro de obras e os anteprojetos podem ser aproveitados no projeto novo”, frisou.

Jerônimo diz que telejornal “cumpre seu papel”

Após a retratação do Jornal Nacional, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) foi às redes sociais e comentou a atitude do telejornal. Conforme o petitsta, ao reconhecer seu erro, o telejornal “cumpre seu papel”.

“O jornalismo é uma atividade fundamental para a democracia e que exige muita responsabilidade de apuração. Ao fazer esta retratação, o telejornal cumpre o seu papel”, afirmou.

Na sequência, Jerônimo reiterou o compromisso com o dinheiro público, e enfatizou que todo dinheiro investido até o momento no VLT foi empregado em “anteprojetos e canteiros”, e serão “reaproveitados” no novo projeto. “O compromisso com o dinheiro público e com o bem-estar da população baiana pautam todas as nossas ações. Neste caso específico do VLT, todo o valor investido até então foi empregado em anteprojetos e canteiro, que serão reaproveitados no novo projeto, que é ainda mais amplo para a modernização da mobilidade urbana de Salvador e Região Metropolitana”, finalizou. 

Confira a retratação feita pelo Jornal Nacional:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Muita Informação (@portalmuitainformacao)



Leia também:

“Que os projetos possam sair do papel”, diz Bruno Reis sobre situação envolvendo o VLT

Especialista em mobilidade lista desvantagens do VLT: “Não está adequadamente integrado à cidade”

TJ-BA derruba liminar que suspendia licitação do VLT de Salvador

Marcações: