Pular para o conteúdo
Início » Vinho, ecoturismo e alta gastronomia: Vinícola Uvva atrai novo público para a Chapada Diamantina

Vinho, ecoturismo e alta gastronomia: Vinícola Uvva atrai novo público para a Chapada Diamantina

Fabiano Borré - Uvva
Riquezas de Mucugê são contempladas a partir da experiência turística com o vinho

Os amantes de vinho têm um endereço de peso no coração da Chapada Diamantina. Em meio à Serra do Sincorá, em Mucugê, está sendo produzido uns dos melhores vinhos do país. A Vinícola Uvva une turismo, cultura, gastronomia e requinte em um só lugar e é chamariz para um novo público para a região. Em entrevista exclusiva ao Portal M!, o diretor-executivo da Vinícola Uvva, Fabiano Borré, revelou que o grupo investe em uma experiência completa para atrair turistas de várias partes do país.

“Esse é o grande intuito. Atrair o público pra Chapada Diamantina e pra Mucugê, que aliás é até difícil identificar no mapa pra muitas pessoas. É preciso ofertar alguma coisa que de fato faça sentido. Nesse contexto, o enoturismo com a experiência do vinho, mas também da Chapada, da paisagem e dessa inserção local, é o que a Uvva se propõe. Criar e conseguir produzir grandes vinhos, através de um lugar novo, de um terroir novo, mas que possa dar uma experiência completamente distinta. Algo original da Chapada”, destacou Borré.

Para além dos vinhos a UVVA conta com um restaurante de cozinha contemporânea, mas com raízes nos ingredientes locais. Chama-se Arenito, em homenagem ao solo local. Além de se propor a ampliar a experiência enoturística, o diretor da Uvva ressalta as riquezas da Chapada Diamantina. Dessa maneira, o vinho se torna mais um atrativo para contribuir com o turismo do município situado no centro do Parque Nacional da Chapada.

“A questão do vinho traz ainda mais evidência para todas as riquezas que a Chapada já mostrou há muito tempo. Desde o ciclo diamantino, depois com o ecoturismo e a fundação do Parque Nacional da Chapada Diamantina. O vinho que é mais um adendo à toda essa história, que é muito nova, mas que já mostra as grandes contribuições ao turismo”, pontuou.

Experiência

Vinícola Uvva – divulgação

O projeto arquitetônico da Uvva é assinado por Vanja Hertcert, arquiteta brasileira especializada em vinícolas e mercado de luxo, e projeto de interiores do GAM Arquitetos. O prédio de alto padrão com mais de cinco mil metros quadrados dialoga com tendências contemporâneas como linhas retas, fachada ventilada e muita visibilidade, tendo a sustentabilidade como outro ponto forte. O “telhado verde” privilegia a incidência de iluminação natural e permite o aproveitamento de parte da água das chuvas.

Os quatro pavimentos, com vista sobre os vinhedos e a Serra do Sincorá como pano de fundo, se dividem em loja de vinhos, lounge de autosserviço, varanda de contemplação, restaurante, laboratório, área de enologia e salas de curso e de degustação. O setor de produção inclui etapas como a vinificação e o engarrafamento dos vinhos. No subsolo, a cave guarda os vinhos que estagiam em barricas, onde o visitante tem o privilégio de contemplar de perto uma parte aparente do solo característico da região.

Geração de emprego

Reforçando o turismo da região, Borré também comentou sobre o alto número de visitantes que são atraídos para conhecer a Vinícola Uvva. Outro tópico relevante para o município baiano, é a geração de emprego e renda, que entra em destaque com a experiência no enoturismo.

“A Uvva abriu em março de 2022. De lá para cá, foram aproximadamente 15 mil visitantes. É preciso considerar que estamos em Mucugê, a questão logística ainda é um entrave para ser resolvido. São 120 empregos diretos na Uvva hoje, envolvendo gastronomia, verificação e trabalho de campo comercial. Para Mucugê, acho que é um novo cenário turístico que acaba agregando com a busca e atração de um novo público. O público que viaja, que é curioso e gosta de conhecer sobre vinhos e lugares bonitos”, completou Fabiano Borré.

Confira a entrevista na íntegra:

Leia também:

Bahia Farm Show atinge R$ 10,9 bi em negócios fechados e supera recorde de vendas

Foto: Equipe M!