Jerônimo se reúne com autoridades de segurança para avaliar resultados das ações na Bahia
De acordo com SSP, entre janeiro e outubro deste ano, mortes violentas caíram de 3.941 para 3.519 e queda de 15% no roubo a veículos
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se reuniu, nesta quinta-feira (24), com chefes e comandantes das forças de segurança do Estado para avaliar o andamento de ações realizadas e fazer um balanço de resultados. Em encontro que ocorreu no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, marcaram presença os representantes das polícias civil, militar, penal e técnica, além do Corpo de Bombeiros.
Em entrevistas ao longo de toda semana, Jerônimo reforçou o discurso de que está “fazendo a sua parte”, diante das recorrentes críticas da oposição sobre o aumento da insegurança na capital baiana e no interior. Na reunião, o seu discurso não foi diferente e ele ainda recebeu o apoio das autoridades de segurança.
“Todos nós, juntos, estamos buscando o que a Bahia espera, sem medir qualquer tipo de sacrifício para que os investimentos aconteçam. Investimentos em armamento, viaturas, equipamento de proteção, construção de delegacia, de pelotões, presídios. Todo mundo imbuído para que a gente possa seguir com as ações e operações em todo o Estado”, afirmou o governador.
Para o secretário estadual de Segurança Pública, Marcelo Werner, o encontro é fundamental para integrar as forças de segurança do Estado. Ele também lembrou que esse trabalho acontece de forma conjunta com o apoio de órgãos federais e municipais, e assim como Jerônimo, também ressaltou a redução da violência na Bahia.
“A Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnica, Bombeiros Militar, além da Polícia Penal, vêm trabalhando diuturnamente no combate às facções no nosso Estado. Fruto disso são os índices criminais reduzidos, não só crimes contra o patrimônio, mas também os crimes contra a vida”, disse.
Avaliação dos resultados
De acordo com dados divulgados no encontro pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), entre janeiro e outubro deste ano, as mortes violentas tiveram uma redução de 3.941 para 3.519. O roubo de veículos teve queda de 15%, saindo de de 9.777 para 8.325.
Segundo o relatório, roubo a bancos passou de nove para dois no mesmo período, queda de 77,8%. Já os roubos de carga saiu de 239 para 138 (redução de 42%) e a ônibus teve uma diminuição de 36%, saindo de 882 para 563.
O balanço também notificou o aumento do número de prisões, já que, em 2023, foram 13.787 e, neste ano, este volume foi de 14.087. As armas retiradas de circulação também tiveram uma variação positiva de 0,1%, saindo de 4574 para 4578.
Entre o período avaliado, 4 mil novos policiais foram contratados. Além disso, 2 mil viaturas foram adquiridas, contando também com um helicóptero, equipamentos de inteligência e 4,5 mil novos armamentos. O investimento é estimado em R$ 400 milhões.
Operação Hórus
Sobre as ações das forças de segurança que estão sendo realizadas na capital baiana, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, destacou a Operação Hórus. Com o apoio de 208 policiais e 52 viaturas de unidades do interior, ela foi deflagrada, nesta semana, em Salvador.
“Uma operação que nós iniciamos há três dias, com o objetivo de levar maior segurança para as ruas da nossa capital e, sobretudo, combater os crimes violentos letais intencionais. Com certeza, isso reduzirá de maneira drástica o número de homicídios e levará mais paz social, que nós queremos tanto para a nossa sociedade”, declarou o coronel.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
STF pode julgar Bolsonaro e demais indiciados por golpe de Estado em 2025
PSB-BA faz encontro estadual com prefeitos eleitos nesta sexta-feira
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Últimas Notícias
‘Quadrilha que se formou com ímpeto de derrubar democracia’, avalia Wagner após Bolsonaro ser indiciado
Senador repudiou plano golpista e disse ser uma 'alerta para a população brasileira'
Wagner nega disputa interna com Rui e Jerônimo por indicações de novo secretariado
Senador defende governador e, sem mencionar nomes, critica oposição por bater em segurança e saúde no Estado
Após Matt Gaetz desistir, Trump nomeia Pam Bondi como procuradora-geral dos EUA
Ela é ex-procuradora-geral da Flórida e uma antiga aliada do presidente eleito
‘Ainda Estou Aqui’: Filme brasileiro é confirmado como elegível ao Oscar
Obra ultrapassou marca de um milhão de telespectadores no cinema; veja bilheteria arrecadada
STF pode julgar Bolsonaro e demais indiciados por golpe de Estado em 2025
Após análise das provas, PGR deve apresentar denúncia formal no próximo ano
Votação para 2ª edição do Concurso da Moqueca encerra neste domingo
Avaliação técnica dos pratos finalistas será divulgada no próximo dia 7 de dezembro
Após decisão do Carrefour, ministro sugere não fornecimento de carnes ao grupo no Brasil
Carlos Fávaro endossou posicionamento de entidades e da indústria brasileira do setor
Prefeitura de Salvador divulga lista final de ambulantes cadastrados para festas populares
Mais de 33 mil inscrições foram feitas para principais eventos da capital baiana
PSB-BA faz encontro estadual com prefeitos eleitos nesta sexta-feira
Reunião partidária será, às 9 horas, no auditório do Quality Hotel, no bairro do Stiep, em Salvador
Prazo para comissão discutir novo acordo sobre Marco Temporal é prorrogado para 2025
Inicialmente, a comissão teria seu trabalho encerrado em dezembro