Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA
Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia
Equipe M!
A presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA), Ivana Bastos (PSD), conduziu, na manhã desta terça-feira (3), a sessão solene que marcou o início dos trabalhos da Casa após recesso de fim de ano. O tom inicial da cerimônia da instalação da quarta Sessão Legislativa da 20ª Legislatura foi de luto, com uma homenagem direta ao deputado Alan Sanches (União), que faleceu precocemente em janeiro. A parlamentar, primeira mulher a presidir a Casa em 190 anos de história, destacou o impacto da perda para a Casa e a necessidade de resiliência no ambiente político.
“Iniciamos essa legislatura com o coração marcado pela ausência do nosso colega Alan Sanches, que nos deixou de forma precoce. Sua ausência nos deixa muito triste e nos leva a reflexão”, discursou a presidente.
Ivana também aproveitou o momento para exaltar a maturidade institucional da Casa, que enfrentou momentos de grande repercussão no ano anterior e agora entra em um ano eleitoral. Ela ainda destacou os investimentos em modernidade administrativa e na reforma de espaços históricos do Palácio Luís Eduardo Magalhães.
Fidelidade ao governo e resposta à oposição
Para além do protocolo, a presidente da Assembleia aproveitou para encerrar as especulações sobre uma possível debandada do PSD para a oposição. A fala foi uma resposta direta às declarações do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), que sugeriu que a saída do senador Angelo Coronel (PSD) da base governista aproximaria a legenda do grupo opositor.
A chefe do Legislativo baiano foi enfática ao garantir que o partido segue alinhado com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o presidente da República Lula (PT) e vai trabalhar para a reeleição de ambos. Segundo ela, as movimentações do presidente nacional do seu partido, Gilberto Kassab — que recentemente atraiu o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD) — não interferem na autonomia da seção baiana.
“Kassab sempre deixou claro que, na Bahia, a decisão é do senador Otto Alencar (PSD). Nossa decisão é de marchar com Jerônimo e Lula”, pontuou.
Unidade da bancada e isolamento de Coronel
Ivana Bastos afirmou que a permanência do PSD na base governista resulta de uma decisão coletiva, construída com deputados estaduais, deputados federais e prefeitos do partido, e não de uma posição individual. A fala ocorre um dia após a bancada da sigla promover um ato público de reafirmação de apoio ao governo estadual, movimento que acabou por isolar politicamente o senador Angelo Coronel, que anunciou sua saída do partido após ser preterido na composição da chapa majoritária chamada de “puro-sangue” ou “puro ex-governadores”. A formação em discussão reúne o governador Jerônimo Rodrigues e o senador Jaques Wagner, ambos em busca da reeleição, além do ministro da Casa Civil, Rui Costa, que deve disputar a vaga antes ocupada por Coronel.
“Toda a bancada do PSD marcha unida como já tínhamos combinado quando Otto tomou a posição de continuar seguindo com o governo. O PSD é um grupo”, assegurou a parlamentar.
A cerimônia contou com a presença de Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior (MDB) e de representantes do Judiciário, consolidando a união dos poderes para o enfrentamento dos desafios legislativos em um ano de forte pressão eleitoral.
Metas para o ano legislativo de 2026
Ao encerrar seu pronunciamento, a presidente estabeleceu como meta prioritária manter a produtividade da Casa mesmo com o início das campanhas eleitorais. A intenção é evitar que o esvaziamento do plenário prejudique a votação de projetos voltados para a geração de emprego e o desenvolvimento dos municípios baianos.
Ivana Bastos reafirmou que o Parlamento manterá sua independência, mas buscará a harmonia necessária com o Executivo para a execução das metas apresentadas na Mensagem Anual do governador durante a sessão.
Mais Lidas
Política
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA
Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia
MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia
Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado
Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr
Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas
AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político
Mensagem ao Legislativo reforça expansão do ensino integral, políticas sociais e peso do calendário eleitoral em 2026
Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia
Programa oferece mais de 67 mil vagas no primeiro semestre; Bahia concentra mais de 7,4 mil oportunidades
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa
Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão
Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina
Equipe vai enfrentar Costa Rica, Venezuela e México em amistosos internacionais entre fim de fevereiro e início de março
Licia Fábio celebra Iemanjá com edição especial do Dois de Fevereiro no Amado, confira giro de fotos
Festa reuniu música, gastronomia e encontros à beira da Baía de Todos-os-Santos em tarde marcada por afeto e tradição
Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público
Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores
Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos
Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar