Governador culpa Salvador por queda em sua avaliação na pesquisa Quaest
Mudança no secretariado pretende dar dinamismo em pastas essenciais e reconquistar popularidade perdida diante da inércia de seu governo
Portal M!
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) reconheceu, na manhã desta segunda-feira (16), uma redução na aprovação de seu governo em recente pesquisa da Quaest. Em entrevista ao Portal M!, o petista culpou Salvador pela queda de popularidade de 63% para 54%. O levantamento, divulgado na última quinta-feira (12), aponta ainda que sua rejeição saltou para 42%, um aumento de 7 pontos percentuais desde a pesquisa anterior, realizada em julho.
No entanto, o governador minimizou o resultado, dizendo que ainda é superior a 50%. Segundo ele, é um sinal positivo diante das oscilações naturais após as eleições em outubro, quando seu vice-governador Geraldo Jr (MDB) ficou apenas em segundo, com pífios 10,33%, na disputa pela Prefeitura de Salvador. O atual prefeito Bruno Reis (União Brasil) foi reeleito, ainda no 1º turno, com 78,67% dos votos. Em segundo, ficou Kleber Rosa (PSOL) com 10,42%.
“Eu apreciei com muita alegria, porque eu me mantive, nós nos mantivemos acima dos 50%. “Outros estados, inclusive, o comportamento foi mais difícil”, disse ao Portal M! durante a visita guiada às obras do Veículo Leve de Transporte (VLT), na capital baiana.
Críticas em Salvador impulsionam queda na aprovação do governo
Jerônimo Rodrigues destacou Salvador como um fator determinante para a queda no percentual de aprovação de seu governo, afirmando que a capital ‘puxou os índices para baixo’. Ele atribui essa redução à intensa atuação da oposição na cidade, especialmente após as eleições estaduais, que gerou um ambiente de críticas mais contundentes.
“Então ali é no geral, Salvador puxou a gente pra baixo, nós estamos saindo de uma avaliação de uma eleição estadual, isso gera um impacto da oposição, fazendo em um tom de crítica mais forte, isso acaba impactando nos indicadores avaliativos nossos”, relatou o governador ao Portal M!.
Segundo o governador, esse cenário impactou negativamente a percepção popular, ao contrário de outras regiões do Estado, particularmente no interior, onde as avaliações se mantiveram estáveis ou, em alguns casos, até melhoraram. Ele também ressaltou que o ambiente político da capital mais polarizado contribuiu para amplificar a queda nos indicadores, enquanto os municípios do interior demonstram maior alinhamento com as políticas e projetos do governo estadual.
Interior mantém bons índices de aprovação
O governador destacou que a avaliação em municípios do interior segue positiva, com muitos deles apresentando avanços nas percepções públicas. “E se você for ver a avaliação em alguns municípios do interior, principalmente, a gente manteve ou até melhorou”, disse ao Portal M!.
Essa estabilidade, segundo o petista, demonstra que as políticas e obras executadas no interior têm sido bem recebidas. Projetos em infraestrutura, saúde e educação foram listados como fatores que sustentam a aprovação nessas localidades.
Rejeição crescente destaca desafios para Jerônimo Rodrigues
A pesquisa Quaest, divulgada na última quinta-feira (12), revelou que o governador Jerônimo Rodrigues enfrenta um aumento significativo na rejeição popular, saltando para 42%, o colocando na segunda posição entre os governadores mais rejeitados no levantamento, atrás apenas de Raquel Lyra (PSDB), de Pernambuco. Com a aprovação caindo de 63% para 54%, o resultado reflete as dificuldades enfrentadas por sua gestão em áreas como segurança pública, saúde e educação.
Esses setores, frequentemente criticados pela população e políticos da oposição, permanecem como os principais gargalos de sua administração. Além disso, a estagnação percebida em políticas públicas e a pressão econômica com a inflação e o alto custo de vida aumentaram o descontentamento, principalmente em Salvador, onde a oposição tem tido maior influência sobre a opinião pública.
Governador anuncia mudanças no secretariado para reverter queda na aprovação
Em um cenário de crescente da pressão para entregar resultados concretos à população, Jerônimo Rodrigues terá que enfrentar um conjunto de desafios políticos e administrativos para reconquistar a confiança dos baianos e consolidar sua base de apoio. A primeira medida foi o anúncio, nesta última quarta-feira (11), na mudança do secretariado envolvendo quatro pastas estratégicas para tentar destravar a gestão que tem enfrentado várias críticas, inclusive, internas pela inércia.
Alterações do secretariado de Jerônimo anunciadas
As principais mudanças incluem:
- Secretaria de Comunicação (Secom): Luciano Suedde, chefe de gabinete da pasta, assume interinamente o lugar de André Curvello;
- Secretaria de Relações Institucionais (Serin): Adolpho Loyola, que estava como chefe de gabinete do governador, assume o lugar de Jonival Lucas;
- Chefia de gabinete do governador: Maurício Weidgenant, subchefe da pasta, assume como novo chefe de gabinete;
- Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre): o vereador eleito de Salvador, Augusto Vasconcelos (PCdoB), substituirá Davidson Magalhães a partir do início de 2025.
Mais Lidas
Política
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas