Gilberto Kassab alerta: ‘Vírgulas na política’ impedem tornozeleira em Bolsonaro
Presidente do PSD critica medidas contra Bolsonaro e alerta para risco de guerra entre Legislativo, Executivo e Judiciário no Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou que, embora existam justificativas técnicas para a aplicação de uma tornozeleira eletrônica e até para a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, o cenário político atual pode não ser o mais adequado para tais medidas. As determinações foram tomadas no mês passado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, no âmbito do inquérito que investiga uma suposta tentativa de coagir o Supremo por meio de sanções impostas pelos Estados Unidos. Segundo as investigações, o objetivo seria reverter o julgamento da ação penal do golpe, na qual Bolsonaro figura como réu.
“Conversando com constitucionalistas sobre o tema, eles dizem que existem vírgulas na Constituição que justificam essa tornozeleira, mas existem vírgulas na política – e falo eu – que não justificam”, declarou Kassab em entrevista ao programa Canal Livre, da Band, que vai ao ar neste domingo (10).
A medida de colocar a tornozeleira foi adotada após a Polícia Federal apontar que Bolsonaro estaria atuando para dificultar o julgamento do processo que apura a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Segundo a PF, essas ações poderiam configurar crimes como coação no curso do processo, obstrução de justiça e ataque à soberania nacional.
Além disso, Alexandre de Moraes determinou a prisão domiciliar de Bolsonaro após entender que ele descumpriu uma das medidas cautelares que o proibiam de se manifestar nas redes sociais, inclusive por intermédio de terceiros. O ministro citou como exemplo o episódio em que Bolsonaro, por telefone, saudou manifestantes em Copacabana, no Rio de Janeiro, durante ligação feita por seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O vídeo foi publicado nas redes sociais e posteriormente apagado.
Para Kassab, o momento exige cautela para evitar um agravamento da instabilidade institucional no país. “Na atual escalada, logo teremos uma guerra entre os Poderes. Os Três Poderes, as três instituições, estão realmente com muita dificuldade na sua estabilidade e na sua convivência”, alertou.
O presidente do PSD também criticou a ocupação da mesa diretora da Câmara por deputados da oposição, ocorrida nesta semana. Segundo ele, atitudes como essa prejudicam a imagem do Legislativo. “A ocupação da mesa de uma maneira inadequada não contribui em nada para melhorar a péssima imagem do nosso Legislativo. Isso está criando um afastamento da sociedade, da política, que é muito ruim”, disse.
Kassab ainda comentou sobre o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com aumento de alíquotas para produtos brasileiros. “Até o momento, é uma posição unilateral americana. E isso, vindo desse parceiro, afeta as questões internas em todos os campos. Então, eu espero realmente que, com o tempo, caia a ficha dos Estados Unidos de que ele não está usando os instrumentos adequados diante das divergências que ele tem no campo da política”, afirmou.
Sobre possíveis falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que poderiam ter influenciado a decisão americana, Kassab declarou: “Se essa for a razão, não justifica.”
Glaucia Farias
Mais Lidas
Política
Ricardo Maracajá encerra ciclo no TRE-BA após um ano e oito meses
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Últimas Notícias
Efeito Caiado muda o jogo: PSD articula chapa puro-sangue e ‘xerifão da República’, diz João Santana
Para marqueteiro baiano, principal desafio para sigla é sustentar uma candidatura presidencial de oposição sem implodir seus acordos regionais
Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem no STF sobre R$ 12 bilhões em créditos
Acareação no Supremo Tribunal Federal expõe versões conflitantes sobre origem de carteiras de crédito vendidas pelo Banco Master ao BRB
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Última audiência de instrução em Feira de Santana reúne deputados, policiais e familiares envolvidos no caso
Resumo BBB 26 de sexta-feira (30): liderança de Maxiane agita a casa, semana do Big Fone e madrugada é marcada por tretas e choro
Vitória na Prova do Líder redefine VIP e Xepa, enquanto conflitos com Milena dominam madrugada e semana promete reviravoltas
Lavagem da Ceasinha estreia no Rio Vermelho com cortejo de baianas, música e gastronomia neste domingo
Evento gratuito acontece na Ceasinha do Rio Vermelho e antecede a programação oficial da Festa de Iemanjá
Flávio Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH por falta de legitimidade
Ministro do Supremo Tribunal Federal considerou que entidade autora não tem legitimidade para questionar medida federal
85 Frases Engraçadas: mensagens divertidas para status, legendas e risadas garantidas
Confira 85 frases engraçadas para status e legendas: humor leve, ironia e deboches do bem para arrancar risadas no WhatsApp e Instagram.
Inep começa a emitir declaração do ensino médio para candidatos do Enem a partir desta sexta-feira
Documento poderá ser solicitado online por estudantes maiores de 18 anos que atingiram pontuação mínima exigida no exame
Prefeitura monta força-tarefa com ações de saúde, segurança e limpeza para Festa de Iemanjá no Rio Vermelho
Operação envolve diversas secretarias municipais e tem como foco assegurar segurança, organização, atendimento à população e respeito às tradições religiosas
Prefeitura lança planejador de viagens para ajudar usuários do transporte público em Salvador
Ferramenta lançada pela Prefeitura é integrada ao aplicativo KIM e reúne dados de ônibus, metrô e BRT em um só ambiente digital