Felipe Freitas diz que ‘Jerônimo é candidatíssimo à reeleição’ e nega volta de Rui Costa à disputa
Secretário Estadual de Justiça rebate rumores sobre possível candidatura do ministro da Casa Civil ao governo em 2026
Divulgação/PT-BA
O secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Felipe Freitas, afirmou, nesta terça-feira (20), que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) será o candidato do grupo político ao governo estadual em 2026, quando deverá tentar a reeleição. A fala ocorre em meio a especulações sobre uma possível candidatura do ministro da Casa Civil, Rui Costa, que já governou a Bahia entre 2015 e 2022. De acordo com Freitas, não há dúvidas dentro da base aliada sobre a liderança e a legitimidade de Jerônimo para disputar a reeleição.
Freitas também descartou qualquer movimentação do ex-governador com vistas à sucessão estadual e afirmou que o atual ministro da Casa Civil está inteiramente dedicado às atribuições que exerce no governo federal. Segundo o secretário, Rui cumpre uma agenda intensa ao lado do presidente Lula (PT), especialmente no assessoramento direto ao chefe do Executivo e na coordenação das ações do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o que o manteria distante de discussões sobre a formação da chapa governista na Bahia para 2026. No entanto, o próprio Rui admitiu que já conversou com o presidente Lula sobre seu desejo de disputar uma das duas vagas do Senado em 2026.
“O clima dos partidos da base, o sentimento do povo nas agendas no interior e dos prefeitos do nosso estado é que o governador Jerônimo é candidatíssimo à reeleição em 2026. Isso desespera a oposição”.
Especulações ganham força após colunas políticas
Apesar das negativas públicas, rumores sobre uma eventual candidatura de Rui Costa voltaram a circular após colunas assinadas por jornalistas como Lauro Jardim (O Globo) e Andreza Matais (UOL). Segundo apuração de Jardim, Rui considera disputar novamente o governo da Bahia caso a gestão de Jerônimo não consiga reverter indicadores de desaprovação até 2026.
A hipótese ganhou repercussão entre adversários políticos. O deputado estadual Sandro Régis (União Brasil), líder da oposição na Assembleia Legislativa, afirmou na última segunda-feira (19), nas redes sociais que a movimentação representaria a “confissão” de que o governo Jerônimo é um fracasso.
“A matéria de Lauro Jardim mostrando que Rui Costa pode disputar o governo da Bahia é a confissão do PT de que o governo Jerônimo é um grande fracasso. O povo cansou das promessas e da falta de capacidade de resolver os problemas. O sentimento de mudança nunca foi tão forte na BA”, publicou o parlamentar.
Governador rebate
O governador Jerônimo Rodrigues voltou a negar, na manhã desta quarta-feira, que Rui entraria na chapa em seu lugar no próximo ano e confirmou que sairá candidato à reeleição. O petista acusa a oposição pelo rumores, o que segundo ele, seria para provocar “um racha” da base governista para 2026. No entanto, ele reiterou que a aliança com os partidos “permanece coesa” e “não há instabilidade”.
Rui Costa mira fortalecimento político, dizem bastidores
Nos bastidores de Brasília, informações apontam que Rui Costa estaria se movimentando para ampliar sua influência política. O ministro teria articulado mudanças no comando da Petrobras como parte de uma estratégia para reforçar sua posição no governo federal e ampliar seu capital político, o que poderia ter reflexos nas disputas eleitorais de 2026.
Ainda assim, interlocutores próximos ao ex-governador afirmam que o ministro segue focado em sua atuação no Palácio do Planalto. Para o secretário estadual, Rui já cumpriu sua missão à frente do governo da Bahia e hoje persegue novos desafios em sua trajetória pública.
“O ministro foi um governador muito bem avaliado e, até onde eu sei, está muito feliz com a gestão do governador Jerônimo Rodrigues. Não acho que ele cogite retornar ao cargo que já ocupou”, disse Felipe.
PT reitera apoio a Jerônimo para 2026
Além de Felipe Freitas, o presidente estadual do PT, Éden Valadares, também já declarou, na última terça-feira (13), publicamente que Jerônimo Rodrigues será o nome do partido na próxima eleição para o governo estadual. Em entrevista recente à Rádio Mix FM Salvador, o dirigente partidário garantiu que não há espaço para outra candidatura dentro da legenda.
“Com fé em Deus, no nosso Senhor do Bonfim e com a nossa militância, faremos uma bela campanha. O candidato do PT é Jerônimo Rodrigues”, afirmou.
O posicionamento oficial do partido reforça a tese de que, até o momento, não há divisões internas em torno da reeleição de Jerônimo. No entanto, a possibilidade de mudanças no cenário político não está descartada, especialmente se os índices de aprovação do atual governador não evoluírem nos próximos meses.
Disputa deve se intensificar nos bastidores
A um ano da eleição, a sucessão estadual na Bahia começa a ganhar os primeiros contornos. Enquanto a base governista tenta consolidar a imagem de Jerônimo como nome natural à reeleição, setores da oposição apostam em um ambiente político favorável à alternância de poder.
O vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto que perdeu para Jerônimo em 2022, segue como principal nome oposicionista e deve disputar novamente o Palácio de Ondina. Com a possibilidade de um novo embate entre Neto e Jerônimo ou entre o ex-prefeito de Salvador e Rui Costa, caso o cenário mude, a corrida eleitoral de 2026 promete ser decisiva para o futuro político da Bahia.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Previsão climática mostra contraste entre regiões e reforça atenção para alertas meteorológicos