ACM Neto intensifica ofensiva na Bahia e diz que oposição foi ‘convocada pelo povo’
Ex-prefeito esteve em Santo Antônio de Jesus e continua sua agenda no interior do Estado, no sábado, ao lado de Caiado

O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, afirmou, na manhã desta sexta-feira (16), que a oposição ao governo estadual tem sido “convocada pelo povo” para intensificar a atuação política em todo o território baiano. A declaração foi feita durante um encontro com lideranças locais, apoiadores e moradores de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano.
Diálogo com população e fortalecimento da oposição
Segundo o ex-prefeito, a presença constante nas cidades baianas, mesmo fora do período eleitoral, é uma forma de manter o diálogo com a população e fortalecer o movimento de oposição. Ele afirmou que o sentimento de mudança tem crescido de forma espontânea em diversas regiões do Estado.
“Santo Antônio, eu tenho uma história desde que iniciei minha vida pública. Minha relação com essa cidade não está vinculada apenas à política. Nas eleições estamos presentes, pedimos votos, mas fora das eleições também fazemos questão de vir, ouvir as pessoas, compreender os desafios da região e fortalecer nossa caminhada pela Bahia”.
O líder do União Brasil acrescentou que tem intensificado visitas ao interior do Estado com o objetivo de ouvir as demandas locais e preparar o terreno para um novo ciclo político na Bahia. De acordo comNeto, “é hora de conversar com as pessoas e estimular esse sentimento de mudança, que está crescendo em todas as regiões”. Segundo ele, “a Bahia precisa de uma nova perspectiva para o futuro político”.
“Vivemos um momento muito sério em nosso Estado. Nós, da oposição, nos sentimos convocados pelo povo baiano para intensificar nossa caminhada”, pontuou.
Caiado e ACM Neto se reúnem em Ourolândia para debater desenvolvimento do Semiárido
ACM Neto continua sua agenda no interior do Estado, no sábado (17), ao lado do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), que é pré-candidato à Presidência da República. Os dois participam do 14º Encontro do Sertão, evento que será realizado no Parque de Exposições Abilino Correia de Melo, no município de Ourolândia, localizado a cerca de 50 km de Jacobina. O evento, que reúne produtores rurais, especialistas e lideranças políticas, tem como foco a valorização das potencialidades do semiárido baiano, com debates sobre temas como desenvolvimento regional, sustentabilidade, geração de emprego e fortalecimento da economia local.
A presença de Caiado atende a um convite do prefeito de Ourolândia, Zé do Povo, também filiado ao União Brasil. O governador de Goiás foi escalado como um dos palestrantes do encontro e deve reforçar o discurso de integração entre as regiões do país e o fortalecimento da legenda visando as eleições de 2026.
A parceria entre ACM Neto e Ronaldo Caiado tem sido vista como estratégica para o União Brasil ampliar sua presença nacional. A sigla busca fortalecer palanques estaduais e articular alianças que possam oferecer uma alternativa ao cenário polarizado da política nacional.
União Brasil mira crescimento no interior e consolidação para 2026
As recentes agendas de ACM Neto no interior da Bahia fazem parte de um esforço do União Brasil para reorganizar a base de apoio no Estado e reforçar o protagonismo da oposição frente à gestão petista do governador Jerônimo Rodrigues. Mesmo após ser derrotado na disputa pelo governo estadual em 2022, o ex-prefeito de Salvador continua sendo um dos principais nomes da oposição na Bahia.
Recentemente, ACM Neto lançou uma ofensiva o interior da Bahia após avanço de Jerônimo com prefeitos. No início de abril, ele afirmou que lançaria uma nova fase de articulação política por municípios do Estado, com o objetivo de fortalecer o partido e liderar o que chama de “sentimento de mudança” no Estado que é governado há 19 anos pelo PT.
A decisão do dirigente partidário ocorre em um momento estratégico, após o governador Jerônimo Rodrigues (PT) ampliar o diálogo com prefeitos de diferentes regiões da Bahia, inclusive os eleitos e reeleitos por partidos da oposição no ano passado.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Tássio Brito garante campanha propositiva à presidência do PT Bahia: ‘vamos apresentar propostas, e não atacar ninguém’
Pré-candidato disse que pretende percorrer o estado para debater desafios e estratégias com a base petista

Terceira fase da Operação Bastilha combate comunicação ilegal de PMs presos na Bahia
Ação integra um esforço concentrado para reforçar o controle sobre os presos militares

Baiana Pâmela Lucciola assume o ‘Melhor da Tarde’ após saída de Catia Fonseca
Nova apresentadora do vespertino da Band já havia substituído Catia nas férias e tem passagem pela TVE Bahia

Advogado criminalista Daniel Keller é encontrado morto em hotel de Salvador
Caso será investigado pela 1ª Delegacia de Homicídios

José Eduardo deixa a Record após 17 anos; saiba quem deverá assumir em seu lugar
Desde 2014 à frente do Balanço Geral Bahia, Zé Eduardo decidiu rescindir seu contrato por iniciativa própria

36% dos brasileiros acham que Janja atrapalha o governo Lula, aponta Datafolha
Outros 40% acreditam que Janja nem atrapalha nem ajuda o mandato do petista

PF prende Gilson Machado por suspeita de ajudar Mauro Cid a obter passaporte português
Ele se tornou o quarto integrante do primeiro escalão do governo Bolsonaro a ser preso

Pesquisa Datafolha aponta que Lula é pior avaliado que Bolsonaro em segurança e inflação
Por outro lado, o governo Lula tem desempenho mais positivo na visão da população quando o assunto é geração de empregos

Governo amplia prazo de inscrição para mil vagas na Polícia Federal com salários de até R$ 26,8 mil
Candidatos têm até 17 de junho para se inscrever; concurso oferece cargos de nível superior e reserva vagas para cotas e PCDs

Governo muda regras de FIIs, Fiagros e IOF e prevê arrecadação extra de R$ 10,5 bilhões em 2025
Medidas visam ampliar arrecadação, corrigir distorções e incentivar investimentos com mudanças no IR e IOF