Eures Ribeiro renuncia à Assembleia para assumir prefeitura de Bom Jesus da Lapa
Jusmari Oliveira deve assumir vaga de deputada estadual, mas espera decisão do governador

O deputado estadual Eures Ribeiro (PSD) formalizou sua renúncia ao cargo de deputado estadual com a entrega do pedido à Secretaria Geral da Mesa da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na sexta-feira (27). A renúncia foi motivada para que o deputado possa assumir o cargo de prefeito da cidade de Bom Jesus da Lapa, para o qual foi eleito neste ano, assumindo a posição no dia 1º de janeiro de 2025.
Assim, com a saída de Ribeiro do cargo, quem deverá assumir o posto é a deputada suplente Jusmari Oliveira (PSD), que atualmente atua como secretária de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
Esta é a segunda vez que Eures Ribeiro se afasta da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para assumir a prefeitura de Bom Jesus da Lapa. Eures foi eleito deputado estadual em 2010, tendo renunciado ao cargo para ocupar a prefeitura do município entre os anos de 2013 e 2016, sendo reeleito para um segundo mandato. Durante sua segunda gestão como prefeito, foi escolhido para presidir a União dos Municípios da Bahia (UPB).
Em Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro iniciou sua trajetória política como vereador na cidade, sendo eleito e reeleito para a Câmara Municipal entre 2001 e 2008. Nesse período, também assumiu a presidência do Legislativo municipal. Recentemente, Eures exercia a vice-liderança da Maioria Parlamentar na Assembleia Legislativa da Bahia.
Expectativa de Jusmari
A decisão de Eures Ribeiro de renunciar ao mandato abriu a possibilidade para Jusmari Oliveira reassumir a vaga de deputada estadual. Segundo a atual secretária da Sedur, ela está aguardando a posse do prefeito eleito para tomar uma decisão sobre seu futuro político.
Durante uma entrevista ao Portal M!, Jusmari afirmou que sua continuidade na Secretaria ou seu retorno à ALBA dependerá de uma conversa com o governador Jerônimo Rodrigues (PT).
“O deputado Eures Ribeiro se elegeu prefeito de Bom Jesus da Lapa mais uma vez. Espero que ele assuma. Se isso acontecer, abre uma vaga na Assembleia para eu ocupar meu mandato de deputada. Se estarei na Assembleia ou na secretaria, é uma decisão do governador. Tenho brincado que, se eu estiver na Assembleia, será muito bom; se estiver na secretaria, também será muito bom. E, quando estou na minha roça, também é ótimo. O importante é ter um planeta para ir”, declarou ela.
Ela ainda afirmou que, primeiro, aguarda a posse de Eures Ribeiro como prefeito de Bom Jesus da Lapa. Somente então, ela buscará um posicionamento do governador para definir se continuará na gestão estadual ou se voltará à ALBA. “Até agora, não conversei com o governador e ele também não me disse nada. Primeiro, tenho que esperar que Eures realmente assuma a prefeitura. Em seguida, preciso saber a vontade do governador”, comentou Jusmari.
Além disso, a secretária ressaltou que o Partido Social Democrático (PSD) deseja sua permanência à frente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, mas reconhece que a decisão final cabe ao governador Jerônimo Rodrigues. “Estou na expectativa. Meu partido quer que eu continue, mas a decisão é dele [Jerônimo Rodrigues], a estrutura é dele. Sou muito feliz ao lado dele e expresso isso todos os dias”, concluiu Jusmari.
Mais Lidas
Política
AGU aciona PF e PGR por fala de deputado que desejou morte de Lula
Juscelino Filho retorna à Câmara após escândalo e suplente perde mandato
Últimas Notícias

Governo da Bahia abre 100 vagas para estágio em programas de pós-graduação
Iniciativa busca proporcionar vivência prática e formação complementar para quem está matriculado em cursos 'lato' ou 'stricto sensu'

Alta inesperada: comércio atinge maior nível desde 2000 e mostra força da recuperação
Segundo IBGE, avanço de 0,5% no mês consolida retomada do setor e coloca varejo 9,1% acima do nível pré-pandemia

Após multa de Moraes, defesa de Filipe Martins fala em perseguição e ameaça buscar ação internacional
Penalidade foi aplicada após ex-assessor de Bolsonaro descumprir medida cautelar

Marco temporal em xeque: Gilmar Mendes reacende debate com indígenas em meio a impasse histórico
Ministro do STF garante continuidade das demarcações e busca consenso institucional após divergências sobre direitos indígenas

Ator de ‘Malhação’ traz para Salvador novo curta que mistura afeto e sobrenatural
João Pedro Oliveira participa da sessão do curta 'E seu corpo é belo' no Cinema Glauber Rocha, às 15h45, nesta quarta-feira (9)

AGU aciona PF e PGR por fala de deputado que desejou morte de Lula
Declarações foram feitas pelo parlamentar durante sessão da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados

Descubra como acessar 133 mil livros de graça nas bibliotecas estaduais da Bahia
Nos primeiros quatro meses de 2025, 2.159 usuários retiraram livros nas unidades espalhadas em Salvador e Itaparica

Juscelino Filho retorna à Câmara após escândalo e suplente perde mandato
Deputado Ivan Júnior deixa cargo após curta passagem; União Brasil articula novo nome para Ministério das Comunicações

Motofaixa na Bonocô reduz quase 60% dos acidentes com motos em apenas 30 dias
Faixa exclusiva para motoqueiros em Salvador melhora segurança viária e pode ser expandida para outras avenidas da capital

Bahia reforça segurança com 328 novos peritos
Agentes atuarão na capital e no interior do Estado, fortalecendo investigação criminal e sistema de justiça