Eleição para 1ª vice-presidência da AL-BA é adiada novamente por impasse no PT
Impasse gira em torno da escolha entre a deputada Fátima Nunes (PT), indicada pela bancada petista, e o deputado Júnior Muniz (PT)

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) adiou pela terceira vez a eleição para a 1ª vice-presidência da Casa devido à falta de consenso entre os deputados do Partido dos Trabalhadores (PT). A votação, inicialmente marcada para esta terça-feira (1º), foi postergada para a próxima terça-feira (8).
O impasse gira em torno da escolha entre a deputada Fátima Nunes (PT), indicada pela bancada petista, e o deputado Júnior Muniz (PT), que pretende lançar sua candidatura de maneira independente. Apesar da expectativa de realização da eleição na nova data, não há garantias, pois o Regimento Interno da AL-BA não estabelece um prazo máximo para a convocação da votação.
Divergência interna no PT dificulta consenso
A presidente da AL-BA, deputada Ivana Bastos (PSD), confirmou o adiamento e afirmou que a decisão visa evitar um processo eleitoral entre membros do mesmo partido. Segundo Ivana, a suspensão foi necessária para que o PT consiga resolver a disputa internamente e definir um único candidato.
“A vaga, pela federação, pela proporcionalidade, ficou com o PT, então é uma decisão agora interna do PT de indicar qual é o candidato”, destacou a presidente, reafirmando a importância de um consenso para evitar conflitos internos.
O líder do governo na Assembleia, deputado Rosemberg Pinto (PT), segue articulando para convencer Júnior Muniz a retirar sua candidatura, já que o parlamentar tem um bom relacionamento com deputados da base aliada e da oposição, o que aumenta suas chances na votação. No entanto, Muniz permanece irredutível quanto à disputa.
Júnior Muniz mantém candidatura e critica adiamento
Em entrevista ao Política Livre, nesta segunda-feira (31), o deputado Júnior Muniz reforçou que não pretende abrir mão de sua candidatura, criticando o novo adiamento da eleição. “Não entendo porque este novo adiamento. Se for para tentar me convencer a desistir, não vai acontecer. Tenho o apoio dos colegas”, afirmou.
Segundo fontes ligadas ao PT, o nome de Fátima Nunes tem apoio da executiva estadual do partido, mas enfrenta resistência de parte da bancada. O deputado Radiosvaldo Costa (PT), por exemplo, ressaltou que a indicação de Fátima foi fruto de diálogo interno e que a escolha foi feita de forma unânime pela bancada.
Contudo, a postura firme de Júnior Muniz coloca em dúvida a estratégia adotada pelo partido, que busca evitar o desgaste de uma disputa pública entre seus membros.
Contexto político e reflexos na Assembleia
A 1ª vice-presidência da AL-BA ficou vaga após a deputada Ivana Bastos assumir a presidência da Casa em definitivo, em 18 de março. A mudança ocorreu após o afastamento do deputado Adolfo Menezes (PSD), determinado por decisão transitada em julgado do Supremo Tribunal Federal (STF).
O cargo é tradicionalmente destinado ao PT por critério de proporcionalidade partidária. A legenda chegou a abrir mão da função em fevereiro, durante as negociações para composição da nova mesa-diretora, quando o então indicado Rosemberg Pinto optou por continuar na liderança do governo estadual na Casa.
Porém, a situação ganhou um novo capítulo quando Júnior Muniz colocou seu nome à disposição, contrariando a indicação de Fátima Nunes, que já ocupa uma vaga na mesa-diretora como suplente. Com a disputa interna consolidada, o partido enfrenta dificuldades para manter sua unidade diante dos colegas parlamentares.
Mais Lidas
Política
João Roma reforça pauta de anistia em ato com Bolsonaro na Avenida Paulista
Últimas Notícias

Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira; Confira as prioridades
Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa dia 7/04. Prioridade para crianças, idosos, gestantes e outros grupos de risco

Mais de 50 países buscam negociar tarifas com os EUA, afirmam conselheiros de Trump
Mais de 50 países buscam negociar tarifas com os EUA, enquanto Trump mantém sua postura sobre mudanças no comércio global.

Eridan de Bonifácio é eleita prefeita de Ruy Barbosa após eleição suplementar
Vereadora é eleita prefeita de Ruy Barbosa após vencer a eleição suplementar com 51,57% dos votos válidos

Preta Gil desmente viagem ao exterior e segue tratamento contra câncer em São Paulo
Artista compartilhou momento da viagem nas redes sociais e apareceu ao lado da irmã e de uma amiga

Papa Francisco saúda fiéis no Vaticano após 38 dias hospitalizado
Após internação, Papa Francisco surge em público no Jubileu dos Enfermos

Carro invade supermercado na Pituba e deixa funcionária ferida em Salvador
Motorista perdeu controle no estacionamento e atingiu caixa do estabelecimento; caso ocorreu na tarde de sábado (5)

João Roma reforça pauta de anistia em ato com Bolsonaro na Avenida Paulista
Presidente do PL na Bahia e bolsonaristas baianos participam da manifestação em São Paulo neste domingo

Gilberto Gil e Anitta emocionam público no Rio em show da turnê de despedida
Cantor recebeu Anitta no palco e cantou “Aquele Abraço” diante de uma plateia repleta de celebridades na Farmasi Arena

Bahia tenta aproveitar pressão sobre o Santos para surpreender na Vila Belmiro
Equipe paulista quer se recuperar após derrota na estreia contra o Vasco, enquanto tricolor busca primeiro triunfo no Brasileirão

Gleisi Hoffmann sai em defesa de Janja após AGU definir regras para viagens e funções da primeira-dama
Texto afirma que papel do cônjuge não deve ser remunerado e deve haver prestação de contas dos recursos públicos