Eduardo Bolsonaro rebate Ciro Nogueira e diz que prejuízo foi ‘para o seu plano pessoal’
Presidente do Progressistas (PP) havia dito que as movimentações de Eduardo nos EUA provocaram um ‘prejuízo gigantesco’ para as próximas eleições presidenciais
Pedro França/Agência Senado
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) usou as redes sociais, nesta segunda-feira (13), para responder às críticas do presidente do Progressistas (PP) e ex-ministro do governo Bolsonaro, Ciro Nogueira, sobre suas ações nos Estados Unidos. Nogueira afirmou que as movimentações de Eduardo provocaram um “prejuízo gigantesco” para as próximas eleições presidenciais.
Em resposta, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) respondeu com ironia. “O prejuízo foi gigantesco para o seu plano pessoal. Não se pode confundir o seu interesse com o do Brasil”, declarou Eduardo.
Ciro aponta ‘narrativa falsa’ de Eduardo
Em entrevista à Band divulgada no sábado (11), o ex-ministro disse que Eduardo “criou uma narrativa falsa” sobre as sanções aplicadas, que, segundo Nogueira, sequer ocorreram devido ao julgamento de Bolsonaro, conforme declarou Trump. Ele também comentou que não saberia como agir caso seu pai estivesse sendo “injustiçado”.
“Foi um erro. Já manifestei até para interlocutores do governo americano. O Trump deveria ter dito quem era o responsável real por essa situação, que era o presidente Lula, por ter atacado o dólar, pela questão do Brics”, declarou Nogueira. “Nos prejudicou eleitoralmente”, completou.
Presidente do PP acredita que Lula se ‘aproveitou’ do tarifaço
O líder do PP acrescentou que a situação envolvendo o tarifaço, atribuída a Bolsonaro, permitiu que Lula “se aproveitasse de uma forma muito ostensiva” de temas como a defesa da soberania.
“O Lula ficou numa alegria muito grande com esse conflito para retomar sua popularidade. Espero que agora ele tenha responsabilidade e faça essa negociação como todos os países do mundo fizeram”, afirmou.
Apesar das críticas, Nogueira disse não condenar Eduardo. “Eu não sei o que eu faria se meu pai estivesse sendo injustiçado, mas foi um prejuízo gigantesco para o nosso projeto político”.
Eduardo Bolsonaro se diz disposto a ‘sacrificar’ interesses pessoais
Em resposta, Eduardo também afirmou que se compadecia do sentimento, e afirmou que se tratava de um “grande prejuízo para ele”. “Também foi um grande prejuízo para mim. A diferença é que estou disposto a sacrificar meus interesses pessoais pelo Brasil”.
Prezado @ciro_nogueira, o prejuízo foi gigantesco para o seu plano pessoal, não se pode confundir o seu interesse com o do Brasil
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) October 13, 2025
Compadeço com o seu sentimento, pois também foi um grande prejuízo para mim, a diferença é que estou disposto a sacrificar os meus interesses… pic.twitter.com/xPSCbv6TH9
Eduardo está fora do Brasil desde o início deste ano, após solicitar licença parlamentar por motivos de saúde. Com o término da licença, ele permanece afastado das atividades da Câmara, acumulando faltas que podem levar à perda do mandato.
Nos Estados Unidos, o deputado tem apoiado políticas punitivas do ex-presidente Donald Trump contra o Brasil, como a aplicação da Lei Magnitsky a membros e familiares do Judiciário, incluindo o ministro do STF Alexandre de Moraes. Além disso, defende anistia total aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, beneficiando seu pai, Jair Bolsonaro, condenado por liderar organização criminosa e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito.
Nogueira, por sua vez, afirmou não ter sofrido prejuízo pessoal. “Prezado Eduardo, não tenho dúvida de que houve um enorme desprendimento pessoal de sua parte. Quanto a mim, tenha certeza de que não tive nem terei nenhum prejuízo pessoal. Vc sabe a distância entre o que falam de nós e a realidade. Nunca quis ser nada além do que sou. Com uma outra forma de ver, o que me interessa também é o Brasil”.
Relator defende arquivamento de processo contra Eduardo
O deputado Delegado Marcelo Freitas (União Brasil-MG), relator da representação contra Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, votou pelo arquivamento do pedido de cassação do parlamentar na última quarta-feira (8). A decisão está sujeita à análise do colegiado, que adiou a votação devido a um pedido de vista de parlamentares do PT e PSOL.
Segundo Freitas, a acusação apresentada pelos partidos parte de uma premissa equivocada e não há comprovação de que Eduardo tenha responsabilidade sobre sanções impostas pelos Estados Unidos ao Brasil. Ainda de acordo com o deputado, decisões de países estrangeiros constituem atos de soberania e não podem ser atribuídas a parlamentares individuais.
“A representação parte de uma premissa equivocada: a que o representado seria de alguma forma responsável por uma eventual adoção de medidas coercitivas ou sanções por parte dos Estados Unidos contra o Brasil. Tal raciocínio é factualmente insustentável e juridicamente improcedente, pois confunde atos de Estado soberano com manifestações individuais de natureza política”, disse Freitas.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]